Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Travis

Estou montando uma calculadora ...

Recommended Posts

Estou montando uma calculadora para um trabalho pra faculdade... e estou com 2 duvidas.

Gostaria de saber como fazer os botoes da calculadora funcionar quando precionamos os numeros no teclado, igual a calculadora do proprio windows...

E como fazer para exibir em um campo editmask os numeros q a pessoa digitar. exemplo:

se o usuario digira primeiro o numero '2' , e em seguida digitar '3', como faço pra exibir o numero '23' no campo editmask.... jah tentei algumas coisas... soh q num conseguii!!! :(

tah meio complicadoo..

alguem ai pode me ajudar com esses dois problemas ??

qualquer duvida

MSN:brunoaccastro@hotmail.com

valeuz!!!!!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/bye1.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom o problema da acao quando os botões forem pressionados eu sugiro você usar ações com o shotcut apontado para o numero e o simbolo q você quiser.. e coloque a acao nos botoes tbagora a questao de aparecer no display .. eu aconselho você a não deixar o usuario editar o texto do edit.... faça com que ele seja somente leitura... e você faz assim para adicionar o numeroedit.text := edit.text + valor;espero ter ajudadofalow

Compartilhar este post

Link para o post

vamos la... cara você poderia fazer da seguinte maneira... na propriedado do form tem o OnKeyDown você poderia pegar o codigo de cada techa numerérica (procura por - ASC II - é o codigo das teclas) e fazer da seguinte maneira:

if key = #0 then //digamos que seja o zero ali    begin   btnZeroClick(sender);   end;
no exemplo acima eu testo se o botão precionado for o 0 se for, ele executa o comando do que tem no click do botão 0... pra você armazenar esse esquema ai você pode fazer da seguinte maneira... joga o valor que ta no edit pra uma variavel ai toda vez que clicar num botão tu pega essa variavel e faz ela receber ela mais o valor do botão, no caso se o cara clicac no 0 e no edt já tivec 55 ficaria:

//variavel valor do tipo stringvalor:= valor + 0;edt.text := valor;

qualquer coisa posta ai!

PS: desculpa ter explicado assim corrido, mas é que to meio ocupado agora... se der mais tarde passo aqui de novo!

Compartilhar este post

Link para o post

cara entendio q tem q ser feito para poder adicionar os numeros usando o teclado.. mas aonde q eu coloko o "if"

eh dentro do botão do numero ou posso colocar em qualquer lugar do form, ou ainda criar uma função ??

o q você axa melhoR???

entao toda vez q acionar o teclado e tecla precionada estiver dentro dos IFs de teste eleezecutara o codigo q estiver no botao ?? dentro do () q ta escrito sender naopreciso colokar mais nada ou tenho q fazer alguma referencia ??

valeuz heimm.. me ajudaram pra caramba mesmo!!!

obrigadoo!!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

fala meu guri beleza? bom vamos la.. desculpa não poder entrar MT em detalhes mas isso ai fiz meio que na corrida aqui... to meio ocupado! :D esse codigo ai tu cola ele no OnKeyDown do teu form principal.. na nas propriedades dele a propriedade KeyPreview tu passa pra True... o edit a onde vai aparecer os numeros tu passa pra ReadOnly pra não ter problemas mais tarde! heheh... axo que era isso! segue os codigos!

if (key = 48) or (key = 96) then	btn0Click(sender);//botão correspondente ao 0 if (key = 49) or (key = 97) then	btn1Click(sender);if (key = 50) or (key = 98) then	btn2Click(sender);if (key = 51) or (key = 99) then	btn3Click(sender);if (key = 52) or (key = 100) then	btn4Click(sender);if (key = 53) or (key = 101) then	btn5Click(sender);if (key = 54) or (key = 102) then	btn6Click(sender);if (key = 55) or (key = 103) then	btn7Click(sender);if (key = 56) or (key = 104) then	btn8Click(sender);if (key = 57) or (key = 105) then	btn9Click(sender);

no click do botão 0 por exemplo eu coloquei esse codigo aqui:

Edit1.Text := Edit1.Text + '0';

esses ai são os codigos das teclas pela tabela ASC II se tu quiser descobrir um codigo coloca esse codigo aqui!:

//na propriedade do form keypreview tu passa pra true//onkeyDown do form tu coloca esse texto ai! sendo edit1 um editEdit1.Text := Format('%d',[key]);

axo que era isso... qualquer coisa posta ai... abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.