coluna 0 Denunciar post Postado Outubro 27, 2005 galera seguinte no meu sistema eu uso banco de dados mysql ... pra fazer a conexao eu uso componente Zeus ... tenho um form de consulta que tem um Edit um button e um dbgrid , quero saber como eu faço pra quando eu digitar o NOME no edit e clicar no button eu ter um resultado no meu dbgrid.ou seja quero consultar pelos nomes.vlw galera!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lenn0n 0 Denunciar post Postado Outubro 27, 2005 Bom... tem varias formas... c você quiser fazer a sua query trazer só um registro você opde fazer assim; SQL da query: SELECT * FROM tabela WHERE nome LIKE :texto No OnClick do botao: begin Query1.Close; Query1.ParamByName('texto').AsString := '%'+Edit1.Text+'%'; Query1.Open;end; OU se você quiser trazer todos os registro e depois somente apontar para ele no grid você faz o select normal SELECT * FROM tabela e no OnClick do botão você coloca: begin //a tabela deve estar aberta (active = true) Query1.Locate('nome',edit1.text,[loPartialKey]);end; espero q ajude... qualquer coisa chama de novo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
coluna 0 Denunciar post Postado Outubro 27, 2005 Bom...tem varias formas...c você quiser fazer a sua query trazer só um registro você opde fazer assim;SQL da query:SELECT * FROM tabelaWHERE nome LIKE :textoNo OnClick do botao: begin Query1.Close; Query1.ParamByName('texto').AsString := '%'+Edit1.Text+'%'; Query1.Open;end;OUse você quiser trazer todos os registro e depois somente apontar para ele no grid você faz o select normalSELECT * FROM tabelae no OnClick do botão você coloca:begin //a tabela deve estar aberta (active = true) Query1.Locate('nome',edit1.text,[loPartialKey]);end;espero q ajude... qualquer coisa chama de novoiae cara beleza?? ow eu fiz td certinho n da nenhum erro...coloquei no SQL TString oq você falo ... fico True o connect do Query .... coloquei no onclick oq você falo tbm ... mais quando eu vou buscar "fazer a pesquisa" ele n aponta no meu dbgrid !!! oq eu faço??? n da nenhum erro aki so q tbm n acontece nada =( Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lenn0n 0 Denunciar post Postado Outubro 27, 2005 iae cara beleza?? ow eu fiz td certinho n da nenhum erro...coloquei no SQL TString oq você falo ... fico True o connect do Query .... coloquei no onclick oq você falo tbm ... mais quando eu vou buscar "fazer a pesquisa" ele n aponta no meu dbgrid !!! oq eu faço??? n da nenhum erro aki so q tbm n acontece nada =(você ta usando com parâmetro ou com locate?se for param, poe o seguinte no SQLSELECT *FROM tabelaWHERE UPPER(nome) LIKE :textoe no button Query1.Close; Query1.ParamByName('texto').AsString := '%'+UpperCase(Edit1.Text)+'%'; Query1.Open;agora, se você tiver usando o locate, você tenta colocar um uppercase na string tbmno button //a tabela deve estar aberta (active = true) Query1.Locate('nome',UpperCase(edit1.text),[loPartialKey]);mas aívai depender se na tabela a string ta em maiusculo ou minusculo, pq ele diferenciase mesmo assim ainda nao tiver trazendo nada você grita ae[]'s :o Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
coluna 0 Denunciar post Postado Outubro 27, 2005 iae cara...primeiro queria agradescer pela paciencia q você eta tendo heheheolha cara....ta assim vo explica td certinho!!!minha form ta muito simples ... contem um dbgrid funcionando ... um button e um edit só .... na minha QUery ta configurado a connection a datasorce e a SQL TString ....no button ta assimQuery1.Close;Query1.ParamByName('texto').AsString := '%'+UpperCase(Edit2.Text)+'%';Query1.Open;e tambem ja tentei assimQUERY1.CLOSE; QUERY1.SQL.CLEAR; QUERY1.SQL.ADD('SELECT * FROM (NOME DA TABELA) WHERE (O CAMPO NOME ) ='+QUOTEDSTR(EDIT1.TEXT)+''); QUERY1.OPEN; td isso n da erro na hora de executa o programa ... mais tambem n da resultado .. oq eu faço cara???vlww até + Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lenn0n 0 Denunciar post Postado Outubro 27, 2005 UAHuHAuHAuh sem problemas... viu, por curiosidade... q banco você tah usando??? tenta assim entao QUERY1.CLOSE;QUERY1.SQL.CLEAR;QUERY1.SQL.ADD('SELECT * FROM tabela') QUERY1.SQL.ADD('WHERE UPPER(campo_nome) LIKE '+QuotedStr( UpperCase(EDIT1.TEXT) ));QUERY1.OPEN;(separei em duas linhas (dois sql.add) só pra melhorar a visualização) bom...... agora, se mesmo assim nao for... aí chama um exorcista HauHAuhuahuah :D brincadeira, se nao funcionar nem assim, da uma olhada se ta ligado certo o grid co' dataset ca' query, ou se a tabela nao ta vazia... as vezes o problema ta no q a gente menos imagina beleza? desculpe se não tiveh ajudando ... essas coisas a distância são complicadas []'s Boa sorte B) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites