Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Vieira

Programação Orientada a Objetos

Recommended Posts

Recebi a missão na faculdade de fazer um sistema para controle de uma loja de móveis em Delphi.Deve ter cad clientes, cad fornecedores, cad mercadorias, cad funcionários e a venda das mercadorias.Só que tem um problema: Deve ser em Programação Orientada a Objetos e em 3 camadas!Como sei que um programa está orientado a objetos?E o que é isso de 3 camadas?Se poderam me esplicar, mandar exemplos ou dizer onde posso encontar material para estudar, agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O proprio Delphi é todo orientado a objetos.Mas basicamente (Se eu estiver errado ou esquecer algum ponto podem me corrigir) é o seguinte:1 - A lógica de funcionamento de um objetoVocê escreve um "pedaço" de código que faz alguma coisa. Criptografar um texto por exemplo. Com a programação orientada a objetos você ira seguir um padrão para criar esse código de forma que você poderá reutilizar esse código sempre que for necessário sem ter que reescrever todo novamente apenas chamando seu nome. Simples não?2 - A programação orientada a objetosDigamos agora que você queira criar todo uma estrutura que: Cria uma janela com dados a serem recebidos (Nome do cliente, valor da compra, numero de parcelas, etc...), variaveis com informações de como aqueles dados serão tratados(desconto máximo, juros, etc...), funções (calcular as datas de vencimentos das parcelas, calcular os juros, etc...), e mais uma porção de coisas. Você cria esse bloco de código e coloca um nome no bloco e poderá reutilizá-lo novamente em todo o programa ou até em outros programa apenas copiando esse pedaço de código e chamando o bloco pelo seu nome e tere acesso as funções, variaveis e procedimentos do mesmo.3 - O Delphi Orientado a ObjetosÉ muito mais facil entender a lógica da Orientação a Objetos analizando um código fonte em Delphi.Cada Unit é um objeto que pode possuir várias funções, procedimentos, variaveis e pode fazer chamadas a outros objetos (Units). Você pode escrever uma unit para fazer por exemplo esse cálculo de parcelas e depois reutilizar as funções de cálculo em outras partes do programa apenas chamando as funções com a sintaxe NomeDaUnit.NomeDaFunção(Parâmetros).Existe ainda todo uma regra de herança. Mas na pratica seria como criar um Unit com todas as funções de cálculo de juros e cálculos de datas de vencimento. Quando eu criar um nova Unit para colocar a janela onde o usuario irá digitar as informações eu declaro a unit de cálculos nela e voilá! Posso chamar as funções de cáculos de juros e cálculo de data de vencimento como se as próprias estivessem na propria Unit.A Programação 3 camadasBasicamente é você criar seu programa em 3 partes. Uma é os dados (O banco de dados) a outra é a interface com o usuário que não faz nada além de mostrar uma janela para o cliente e a 3ª ou nª são programas que podem ser invisiveis (geralmente um serviço) que faz a parte de calculos, gravação e pesquisa de dados.No caso da nossa tela de cadastro de parcelas a 1ª camada poderia ser o FireBird em si, a 2ª camada teria apenas o form com os edits para serem prenchidos e botões que enviarão esses dados preenchidos para a 3ª camada que (invisivel) faria a validação dos dados, calculos necessários, criação dos comandos SQL e envio desses comando para o banco de dados.Quanto a como fazer isso, dê uma pesquisada no google.Caso não encontre me avise que irei tentar criar um resumo de um ótimo livro que tenho sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.