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Schinke

Posição dos Vetores em Relação as Viewports

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Colegas eu estou aprendendo a mexer no Max e estou fazendo isso acompanhando alguns tutoriais e não estou conseguindo tirar uma dúvida.

 

Eu mexo mais com o AutoCad e sistema de coordenadas eu conheço como UCS e no Max isso parece se chamar Gismos. Pois bem, no Max notei que a relação dos eixos dos Gizmos muda conforme a viewport selecionada, por exemplo se eu selecionar um objeto na view perspective e olhando na left ele quem é o X, Y e Z, mas dai quando seleciono a view left o que era X na verdade acaba mostrando que é Y. Como no desenho abaixo.

Imagem Postada

 

Isso é normal ?

 

Vocês não sente dificuldade em trabalhar assim ? Pois quando opto por criar um objeto por dados do teclado, a posição do objeto varia conforme a view.

 

Não tem como deixar fixa essa relação ?

 

Um abraço a todos.

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Ola Schinke, seja bem vindo!o nome não é gizmo é pivot, gizmo são operadores não renderizaveis que auxiliam em determinados trabalhos, podem ser utilizado para animação, para aplicação de modificadores e para vizualização de particulas na viewport.mas é o seguinte, o sistema de coordenadas do max é baseado no "mundo" simulado pela viewport, o que acontece é apenas uma adaptação para a viewport que você está pretende utilizar. Mas existe sim uma maneira de alterar as coodenadas. Na parte superior do max tem um menu drop down onde você pode selecionar a coordenada que deseja trabalhar. As mais conhecidas são LOCAL, WORLD e VIEW, que por sinal é a que você está utilizando e das 3 a mais utilizada. Essas coordenadas devem ser muito bem estudadas, porque se tiver interesse em fazer animações elas irão drasticamente afetar nas configurações que você aplicar, mas a respeito de modelagem é apenas para trazer um conforto e melhor habilidade.pra quem não conhece, não sei se é seu caso, mas vou avisar logo. :D o pivot da uns trabalhinhos de vez em quando, algumas vezes ele some e outras vezes ele trava em um unico eixo, para travar e destravar os eixos basta apertar a barra de espaço ou clicar no cadeado localizado na parte inferior da tela do max, para modificar a aparencia e funcionabilidade do pivot basta apertar a tecla X, e se acontecer de quando rotacionar ou mover a viewport e o objeto ficar com o formato de um quadrado é só apertar a tecla "O" e isso se resolverá.Pois bem, como disse seja bem vindo e dia 25 haverá um contest aqui no forum se quiser participar fique a vontade.espero ter ajudado.absjD

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Ola Juca, obrigado por sua resposta, com certeza é uma informação que só tem a agregar, mas nesta sitação que tenho eu mudei os tipos de coordenadas e minha dúvida ainda persiste.

 

Sei que o Max é um programa mais artistico dispensando um pouco o lado da precisão e talvez seja eu que esteja com a visão de trabalho do AutoCad, quem sabe um dia lancem um AutoCadMax ? :D

 

Só fugindo um pouco do assunto, por incrivel que pareça estou com Max 8 e já vi muita gente reclamar de travar e até agora tudo normal, mesmo rodando outros programas juntos, e nem tenho a placa de video, mas isso é algo que com certeza vou ter que tirar o escorpião do bolso e comprar uma. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

 

Mas voltando, na imagem a baixo eu tentei ilustrar a minha dúvida, eu achava que os dados de altura, largura e espessura, fossem relacionadas ao Pivot, ou então a aquelas setas de coordenadas que aparecem no canto inferior de cada view, e percebo que não, a relação de como é criado o meu objeto, é de acordo com a visualização da viewport.

 

Isso para quem já ta "calejado" em Max é algo muito natural, ou assim como eu acaba tornando um pouco confuso definir quem é a altura, largura e espessura? Não tem como definir Lenght para X e assim por diante para criar em qualquer view ? O juca explicou sobre o sistema de coordenadas mas tive alterando alguns dos parâmetros citados mas não tive o resultado que eu gostaria.

 

 

Imagem Postada

 

 

 

Um abraço.

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Entendi, pois eh isso realmente acontece, mas é exatamente pela posição das coordenadas, você tem que ajustar de acordo com a coordenada, as setas que aparecem no canto inferior esquerdo da viewport são apenas para localização de direcionamento, como uma bussola. Mas com relação a criação você seguirá as coordenadas do pivot.acho que ajudei um pokin..rs mah se não pergunte ai.absjD

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Caramba isto aqui tá quase melhor que chat, respostas em tempo relampago. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Quando tinha enviado uma nova mensagem ví que você tinha reeditado o post, e dai também achei melhor reeditar o meu.

 

Eu acredito que seja uma questão de um pouco mais de costume com o max, mas ainda sim gostaria de uma versão AutoCadMax http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

 

A dúvida surgiu por que no autocad eu consigo dividir a tela em outras views como no Max, dai quando crio um objeto 3d no autocad, a minha referencia dos vetores é a mesma em todas as views. Confesso que também estou aprendendo mexer no AutoCad, mas já é um programa que tenho mais intimidade.

 

Agora no Max eu tenho que ter um prévio conhecimento de que em perspective os dados resultam em uma forma, e se eu criar em left com a entrada dos dados pelo teclado tem que ser inserido numa outra ordem. Me parece estranho isso, principalmente por serem duas ferramentas autodesk, mas talvez tenha algum significado sob o ponto de vista didatico de CG. Outra coisa que percebo que talvez seja mais indicado eu usar o mouse para criar e só depois alterar as medidas conforme quero.

 

Obrigadão.

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o que você deduziu é o que realmente acontece, quando achar alguns tutoriais de animação verá que quando eles citam em criar helpers eles pedem para criar na viewport TOP, porque assim ela terá uma coordenada mais exata. você está indo pelo caminho certo. Interessante você comentar a origem dos programas, de serem as mesmas porém de características diferentes, como comentou em um topico acima, o max tem um fundamento assim como o autocad tbm. Essa ligação de criação e suspençao de maquetes eletronicas e outras peças arquitetonicas é apenas um adicional que pode ser utilizado por meio do max. Como se fosse um "hobby" pro max.eh isso.absjD

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