Edimar Wolf 0 Denunciar post Postado Novembro 23, 2005 Pessoal, estou tentando "ressuscitar" um 486 que tenho aqui, mas estou com sérios problemas pra acessar o disco rígido... quando ligo ele na placa controladora (é uma HMC) o computador fica travado na tela inicial, logo após a contagem da memória... só que o setup detecta a existência do disco. No entanto, quando deixo sem HD e somente com Floppy Disk, aí então ele passa pra tela seguinte... (obs: o problema não é no HD, pois já testei com outro) Será que há algum problema na configuração dos jumpers da placa? As opções para jumpeamento são as seguintes: 378/278, P-MD0, P-MD1, G D/E, HDD E/D, Ide 1/2, FDD E/D, COMA E/D, COMA 3F8/3E8, COMB E/D, COMB 2F8/2E8, LPT E/D. Não sei o que deve ser jumpeado nesse caso... A placa-mãe é um modelo 486-PVT DOC: 14060 Fico muito grato se alguém puder me dar uma orientação, ou que tenha informações sobre a placa controladora ou a placa-mãe. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bins 0 Denunciar post Postado Novembro 24, 2005 De que tamanho é o disco rígido? Tem algum sistema operacional nele? Já tentou utilizar outra controladora IDE? Uma controladora IDE do tipo ISA você só vai encontrar usada, mas o preço é baixo. Se a sua controladora tiver duas portas IDE, tente conectar o disco em outra porta para ver se não é problema na porta.Como você disse que ele reconhece o HD no setup, você verificou qual a sequência de boot marcada no setup? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Edimar Wolf 0 Denunciar post Postado Novembro 24, 2005 Minha controladora só tem uma porta IDE. O setup reconhece o HD como unidade C e depois fica uma eternidade tentando detectar as unidades D, E e F (o que também estou achando muito estranho). O HD tem o Windows 95 instalado, já testei com uma controladora de outra máquina e funcionou sem problemas...Já dei o boot na máquina a partir do disquete do win98 e tentei executar o fdisk, mas ele dá a seguinte mensagem: "erro na leitura do disco fixo". Quando fiz a mesma coisa com o HD desconectado da controladora, a mensagem foi: "não há discos fixos presentes". Isso significa que a máquina reconhece a existência do disco, mas por quê então não lê?Pensei em fazer um upgrade da BIOS... não sei se isso é bobagem (e nem sei se é possível), mas se alguém souber se há um site onde eu possa encontrar o arquivo p/ upgrade, peço que me avise. A BIOS é Award Modular BIOS v4.50G. No setup aparece a seguinte especificação: ROM ISA BIOS (2A4L4000).Obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bins 0 Denunciar post Postado Novembro 25, 2005 Tente fazer o seguintea - Zerar a BIOSB - trocar o flat cablec - Verificar os jumpers do disco rigidod - Verificar se o tamanho que o setup mostra é o mesmo tamanho do disco Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites