DimasP 0 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2005 Estou começando a trabalhar com o Oracle agora. Tenho a versão 10g (10.1.0) instalada em HP-UX.Meu banco de dados está trabalhando no modo ARCHIVELOG.Programando um backup, usando o Enterprise Manager, e, usando a Estratégia de Backup ==> Sugerido pelo Oracle e configurado para usar uma Flash Recovery Área, o RMAN faz o backup, marca os arquivos de backup como obsoletos mas não os deleta.Como eu defini em 3 GB o Tamanho da Área de Recuperação Flash, ele vai fazendo o backup e marcando como obsoletos os arquivos até o job falhar por falta de espaço.Já tentei informar pra ele várias janelas de recuperação, mas ele não está deletando automaticamente, como o manual fala que ele faz.Só deleta eu schedulando um job para deletar os obsoletos.Alguém tem uma dica?Um abraço e obrigadoDimas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alphamek 2 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2005 Olá DimasP, Você está com problemas na área de ARCHIVE ou na área de renteção de UNDO para fazer o FLASH BACK? Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DimasP 0 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2005 Olá Rodrigo,Não. Está tudo em ordem, aparentemente. Em função da sua pergunta, simulei uma recuperação e ela aconteceu normalmente.Os arquivos de redo logs arquivados estão sendo gravados normalmente.Os destinos dos arquivos estão assim:Logs arquivados para: /u02/oradata/archlog1/arquivo.dbf, /u02/oradata/archlog2/arquivo.dbf e /u02/archlog3/arquivo.dbfE a Flash Recovery Área apontando para: /u02/oradata/flas_recovery_area/Será que pode ser pelo fato dos archived logs não estarem na Flash Recovery Área?Ele marca os arquivos, tanto de archived logs como na flash recovery area, como obsoletos, mas não está deletando.Obrigado pela resposta.Um abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DimasP 0 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2005 Depois que fiz as colocações acima percebi que os archived's log's são gravados no /u02/oradata/archlog1, 2 e 3, pelo ARCH (processo de segundo plano que atua quando o banco está em modo ARCHIVELOG) mas também estão na Flash Recovery Area, em um subdiretorio chamado archivelog. Então acho que não é pelo fato dos logs arquivados não estaren sendo gravados diretamente na Flash Recovery Area. Um abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alphamek 2 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2005 DimasP Qual o valor que está no parametros : DB_RECOVERY_FILE_DEST DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE DB_FLASHBACK_RETENTION_TARGET Pois o Banco de dados que gerencia esse espaço, então, ele teria que fazer o EXPURGO dos arquivos que passarem do valor espeficicado no RETENTION_TARGET, sendo que o valor desses arquivos terá que ser menor que o valor do FILE_DEST_SIZE. Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DimasP 0 Denunciar post Postado Dezembro 9, 2005 Olá Rodrigo,Os valores são os seguintes:DB_RECOVERY_FILE_DEST /u02/oradata/flash_recovery_area (Minha Flash Recovery Área) DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE 2147483648 (2 GB como configurado para tamanho da área Flash)DB_FLASHBACK_RETENTION_TARGET 60 (1 hora=tempo de retenção de flashback)Estes valores estavam maiores, mas eu fui diminuindo pra ver se forçava ele a deletar os arquivos.Os valores acima foram informados na tela "Configurar Parâmetros de Recuperação".Na tela de "Configurar Definições de Backup" - "Políticas" e "Políticas de Retenção" estou informando para ele se basear na política de "Mantém pelo menos o número especificado de backups completos para cada arquivo de dados", onde estou informando 1(uma cópia). Este parâmetro também influencia na decisão dele (RMAN) marcar ou não os arquivos obsoletos, certo?Já mudei ele também pra ver mas só vai aumentando a quantidade de arquivos retidos. Lógico.Um abraço. :o Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DimasP 0 Denunciar post Postado Dezembro 12, 2005 Olá Rodrigo,Acho que descobri o problema. Na verdade, eu vi sábado, que o RMAN está deletando os arquivos da Flash Recovery Área. Porque ele estava com uma janela para reter somente uma cópia dos arquivos de backup e usar 2 GB de espaço. Ele já estava usando 1.8 GB e eu mandei ele fazer outro backup. Quando fui ver ele tinha deletado a cópia mais antiga. Beleza.Aí, raciocinando eu percebi que o que não tinha funcionado era porque o disco realmente estava cheio. No mesmo disco o ARCn está gravando os archived logs e agora eu entendi que estes arquivos, como não estão na Flash Recovery Área, não é mesmo da competencia dele deletar, apesar dele marcá-los como obsoletos.Penso então que, o certo mesmo é eu schedular um job para limpar os obsoletos. Aí limpa os archived logs que ele (o RMAN) marcar como obsoleto. Provavelmente ele (o RMAN) limpará os obsoletos da Flash Recovery Área, antes do job entrar em execução.Está certo o meu raciocínio?Eu estou com os discos assim definidos porque isto aqui é um laboratório. Entendo que numa situação de produção real, o certo é ter a Flash Recovery Área em disco diferente, pra se poder contar com a disponibilidade da mesma, em uma falha de mídia.Um abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alphamek 2 Denunciar post Postado Dezembro 21, 2005 Dimasp O raciocinio está certo mesmo... lembre-se que o ARCHIVES não tem haver com o FLASH RECOVERY AREA, o FLASH RECOVERY é para recuperação rápida, e os ARCHIVES para para voltar seu último POINT_TIME do banco de dados. Realmente eles teriam que estar em FileSystens diferentes, e você terá que ter um JOB via MediaServer para fazer backup dos ARCHIVES e outros para limpar o flash recovery area (TEM O RMAN PODE FAZER ISSO). E se tu deixar os ARCHIVES encherem seu FileSystem, seu banco de dados irá travar. Então cuidado. Abraços, :natallaugh: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites