Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Douglas Mathias

Abrir Excel em modo "Somente Leitura"

Recommended Posts

Olá pessoal,

Estou com o seguinte problema:

Tenho uma funcao em JavaScript para abrir um arquivo Excel através do Window.Open(), esse arquivo excel possui varais planilhas, e estou tendo problemas quando o usuário navega por essas planilhas, toda vez que ele faz uma alteração em uma planilha e muda para outra, aparece uma mensagem perguntando se ele dejesa salvar. Esse é o problema, preciso de uma forma que não apareça mais isso para o usuário.

Esse é o cógigo em si que estou usando:

function MM_openBrWindow(theURL,winName,features) { //v2.0

window.open(theURL,winName,features);

}

Chamada da função

onClick='MM_openBrWindow(\"<%if not isnull(Snap("DS_CAMINHO")) then response.write replace("indicadores\","\","/") & Snap("DS_CAMINHO") else response.write Snap("DS_URL") end if%>\",\"CIG\",\"toolbar=no,menubar=yes,resizable=yes\");

As possiveis soluções que imaginei para esse problema, seriam:

1º Tentar fazer com que essa planilha fosse aberta e modo "Somente Leitura"

2º Impedir que o usuário possa salvar.

De toda forma não consigo descobrir uma maneira de implentar nenhuma dessas soluções.

Por favor se alguém souber como implementar uma dessas soluções, ou souber de outra que possa vir a me ajudar , agradeço muito!

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vou ser sincero com você, acho que você não vai conseguir fazer isso por javascriptquase certeza que é impossível, vamos ver aqui se alguém sabe se dá pra fazerMas se por javascript você não consegue ter controle sobre o browser, imagina então sobre o exceltalvez com alguma linguagem server-side dê... não sei, tem q pesquisar...

Compartilhar este post

Link para o post

já tentou colocar ele como Somente Leitura indo nas propriedades do arquivo?

Compartilhar este post

Link para o post

mas mesmo q o usuario salve, o arquivo do servidor nao sera modificado, oq ele vai fazer eh salvar uma copia do arquivo modificado no computador delenesse kso eh realmente nescessario que ele fique somente leitura?

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente eu acho meio impossivel fazer isso... pois quando o usuario baixa, oq ele ve é uma copia gravada na maquina dele, entao fica mto dificil você alterar a propriedade de um arquivo na maquina do cliente, sendo que isso seria uma grave violacao de seguranca... entao oq eu recomendo é voce procurar alguma maneira alternativa para o uso desse servico

Compartilhar este post

Link para o post

Nao seria o caso de tentar mudar algum tipo de configuracao do proprio excel? ou do brouser?Pois qd abro essa mms planilha direto na maquina, essa mensagem de salvar ou nao, se da apenas na hora em que fecho a mesma, mas quano abro via JavaScript, aparece toda vez que alterno entre planilhas!Alguém sabe algum tipo de propriedade ou configuração que eu possa alterar, mesmo que seja na maquina do usuário, que possa me auxiliar?Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

n sei exatamente do q c trata essa planilia... mas você n poderia tentar adquirir o resultado equivalente com um script de Javascript nao? assim você n precisaria do excel

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe, preciso explicar um pouco melhor.Essa planilha é montado pelo própio usuário, ele faz isso e através do meu sostema disponibiliza para todos os outrs usuário, clientes dele no caso, ou seja o que o meu sistema faz é publicar o que ele está disponibilizando, ou seja, eu gravo o endereço em que ele gravaou essa planilha, bem como o seu nome, sendo que essa sempre será salva no servidor, entao através de outra tela qq usuário remoto pode ter acesso a ela, de forma controlada e com prefil de acesso, sendo que tb posso assim criar estatistica te quem acessou, quando acessou e etc... por isso nao conseguiria criar o resultado dela via JavaScript, uma vez que ela semrpe será diferente... são mais de 200 Usuários disponibilizando planilhas diferentes, por dia!Conseguiu entender? Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Hummmm....é melhor e mais fácil você descobrir como ler arquivos do excel com asp ou php e mostrar os valores em html.Ou seja, quem vai abrir o arquivo é sua página dinamina e irá mostrar ao usuarios os valores do arquivo.Com isso o usuário vão vai ter acesso nem ao nome do arquivo excel para conseguir baixar.Abraços, T+

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.