Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kierk

resultado da query não é mostrado no dbgrid

Recommended Posts

Pessoal,

Num form, tenho um ListBox, além de um DBGrid - apontado para o DataSource DS_consulta, este para o ClientDataset CDSq (colocado no DataModulte DM_conexao), este para o DataSetProvider DSPq, este para o SQLQuery SQLq e, finalmente, este para o SQLConnection SQLC, conectado a um banco de dados que contém apenas a tabela NEW_TABLE. O objetivo é:

1) inserir no ListBox todos os possíveis resultados de um campo da tabela, o que consigo fazer numa boa (embora meio desajeitado visto que sou quase iniciante), com o seguinte código no OnTitleClick do DBGrid (por exemplo, ao clicar na coluna CADFEIRA_LOCAL, o ListBox é preenchido com os itens Rua X, Rua Y, Avenida Fulano, Condomínio Sicrano etc.):

procedure TF_consulta.DBGrd_consultaTitleClick(Column: TColumn);

var

i:integer;

begin

i:=column.Field.FieldNo-1;

campo:=DBGrd_consulta.Columns.FieldName;

{mudando a cor de fundo do título}

if DBGrd_consulta.Columns.Title.Color<>clYellow then

begin

DBGrd_consulta.Columns.Title.Color:=clYellow;

{preenchendo a lista de possibilidades de cada campo}

DM_conexao.SQLq.Close;

DM_conexao.SQLq.SQL.Clear;

DM_conexao.SQLq.SQL.Add('SELECT DISTINCT ');

DM_conexao.SQLq.SQL.Add(campo); //campo fora declarada como variável global

DM_conexao.SQLq.SQL.Add(' FROM NEW_TABLE');

DM_conexao.SQLq.Open;

LBx_consulta.Items.Clear;

while not DM_conexao.SQLq.Eof do

begin

LBx_consulta.Items.Add(DM_conexao.SQLq.Fields[0].AsString);

DM_conexao.SQLq.Next;

end;

{visulizando a caixa}

LBx_consulta.Visible:=true;

end else

begin

DBGrd_consulta.Columns.Title.Color:=clMoneyGreen;

LBx_consulta.Items.Clear;

LBx_consulta.Visible:=false;

end;

end;