Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

[VAZA]

Não aguento mais esse ERRO!!!!!!

Recommended Posts

Eu tenho dois DbLookUpcombobox...

um dbestado e outro chamado dbcidades

quando eu acesso o dbestado, normal, seleciono o estado normal..dai eu fiz um filter no dbestado..para selecionar as cidades do estado escolhido..

dai quando clico no dbcidade, na seta para baixo, aparece realmente todas as cidades daquele estado...mas quando clico na cidade que eu quero, da esse erro:

Cannot access field 'id_cidade' as type Variant.

Eu ja fiz de tudo...até instalei outra versão do Zeos pensando que o problema era ele...

ja apaguei a table...conec..e nao da certo...

esse id_cidade é da tabela clientes.... ele pega o id da tabela cidades....

na verdade o erro é na tabela clientes....

ja aconteceu esse erro com vocês? as type Variant? eu fui no codigo..e procurei por variant e por id_cidade...só ue nao aparece nada!!! e o id_cidade ta normal: clientesid_cidade: TLargeintField;

é TlargeInt pq são muitas cidades..só INT nao aguento

falowww

t+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara.. não entendi MT bem pq tu uso o LargeInt... tipo... esse erro... é certamente pq ele ñ ta "reconhecendo" ou ta conflitando com os tipos de dados... so pra garantir... coloca a estrutura das tuas 3 tabelas aqui... estados, cidades, clientes... vai ficar mais facil de saber o erro...PS: qual banco mesmo você ta usando?!valeu... FELIZ ANO NOVO!

Compartilhar este post

Link para o post

vlw pela resposta cara...feliz ano novo pra ti tambémacredito que seja com relação a reconhecimento..mas nao estou achando onde esta o problemaolha a estrutura aito uando Mysql com Zeos pra fazer a conexao e tabelasé bem simplesCLIENTES:id - int,nome - varchar, id_estado - int, id_cidade - intCIDADES:id - int, id_estado - int, nome_cidade varchar 250, ddd varchar 3ESTADO:id - int, nome_estado - varchar 100

clientes: TZTable; cidadesid: TLargeintField; cidadesnome_cidade: TStringField; cidadesid_estado: TSmallintField; cidadesddd: TStringField; clientesid: TIntegerField; clientesnome: TStringField; clientesid_estado: TSmallintField; clientesid_cidade: TLargeintField; estadoid: TLargeintField; estadonome_estado: TStringField;

Compartilhar este post

Link para o post

E aew!

Esses erros são tipicos dos componentes 'DB'.

Minha dica é que voce esqueça esses componentes e use um combox normal.

É so no OnChange passar os parametros e listar as cidades enchendo o outro combox http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

A mesma coisa é o tal do EditMask :wacko:

É melhor fazer sua propria mascara via código :D

Compartilhar este post

Link para o post

E da móu veneno que nao tem como resolver...imagina...tenho um programa gigante e ter que mudar tudo...diriam que isso seria um Bug do Delphi??falowww

Compartilhar este post

Link para o post

cara... olhando por aqui... parace ta tudo certo... seguinte... vamos mapear esse erro.. ja usou Breack point (axo que é assim q se escreve:D) ??se não.. pega uma linha que tu tenha CERTEZA que o teu programa passa (de preferencia uma bem proximo a esse erro...) ai complica ele com F9 qnd chegar naquela parte ele vai voltar pro Delphi... ai tu vai apertando F7 e vai verificando o valor de cada variavel (so colocar o mouse em cima delas) ai na linha de der erro tu coloca pra nos aqui... se por acaso der erro num table.open; tu coloca as linhas de cima junto.. vamos ver se não vamos pegar esse erro agora.. hehehe.. vai la.. e posta aqui d novo!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei nisso...só não fiz isso pq nao soube onde colocar o Break apoint....pq é bem quando eu clico em cima do dblookupcombobox....e quando vou ver nos eventos...não há evento nenhum pra ele...muito louco.

Compartilhar este post

Link para o post

a onde tu passa o filter para a outra tabela?? em algum lugar tu ta passando esse valor ne?!?! coloca nessa parte... ou coloca numa parte que tu saiba que vai passar (e que seja antes do erro ne!)testa ai e depois nos passa qq deu!

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja tinha feito isso...e o problema não é ai..pq ele filtra normal...tranquilo...muito estranho..ja até apaguei o formulário e creiei de novo

Compartilhar este post

Link para o post

então o problema ta na estrutura... faz o seguinte... tira TODOS os dados das tabelas (cidade, estado, cliente) e coloca de novo... verifica se eles vão vir como TLargeintField ou como TIntegerField(TIntField).... tenta deixar todos da segunda maneira! testa ai.. e volta ai !

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.