Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jonikaites

Conexao com InterBase

Recommended Posts

Bom Dia mestres da Programação!

Depois de uns 2 anos sem mexer em delphi, percebi o quando fiquei desatualizado e realmente precisando de um conserto nas juntas eheheheheh http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Seguinte: preciso conectar um programa q estou desenvolvendo em um BD Interbase,

já criei o mesmo, criei as tabelas, views, stored procedures e todo o resto, porém estou tendo uma dificuldade enorme na conexão do mesmo com o delphi.

Primeiramente tentei aprender a usar o dbExpress, mas como sou aprendiz inicial em BDE e acostumado com a sua facilidade CLIKE e ARRASTE, fikei bastante frustrado com a tentativa sem sucesso de entender o seu funcionamento.

Por fim, axei alguns exemplos na net q lidavam com os componentes da paleta InterBase, porém o máximo que consegui foi fazer umas 15 mensagens de erro diferentes http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Então, em um ato desesperado, tentei utilizar o BDE, com um teste único em apenas uma das tabelas, simples, e para minha supresa consegui fazer tudo conforme a velha época em que eu usava o PARADOXX eheheheh,

Porém, como alegria de pobre dura pouco, quando fui abrir uma tabela com um campo DATE, ele acusou o erro :

CLIENT SQL DIALECT 1 DOES NOT SUPPORT REFERENTE TO DATE DATETYPE

porém eu criei o BD em SQL Dialect 3 e mesmo assim o bixin teima em dizer q eh dialect1.

Sinceramente não gostaria de utilizar o BDE para a conexão, por motivos de experiências passadas e ainda mais que o programa será utilizado em rede por mais de 1 máquina.

Assim, se alguem souber me dar uma luz de como resolver este problema, eu agradeço.

Um abraço a todos e desde já obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você poderia usar ADO... pra mim é bem melhor... trabalho com esse tipo de conexão a tempos e nunca tive problemas... com uma rapida pesquisa aqui no forum você encontra algumas coisas... eu mesmo ja respondi algumas coisas sobre esse assunto... mas qualquer coisa... posta ai..

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, obrigado a todos pela ajudarecorri a um amigo meu e ele me deu uma mao de como usar os componentes da paleta InterBase.por enquanto to conseguindo fazer funcionar o programa sem problemas.Um Abraço a todos e obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

você poderia usar ADO... pra mim é bem melhor... trabalho com esse tipo de conexão a tempos e nunca tive problemas... com uma rapida pesquisa aqui no forum você encontra algumas coisas... eu mesmo ja respondi algumas coisas sobre esse assunto... mas qualquer coisa... posta ai..

Voce ja teve algum problema em usar ADO com FireBird?? Dizem que há BUGs e etc.. da minha parte nao vi nenhum até agora.. e também axo o melhorzinho..Apesar de tudo.. eu comecei a minha vida de programador trabalhando com ASP.. depois fui pra VB.. e em tudo eu usei ADO com ACCESS.. quando me vi na necessidade de Aprender Delphi, apesar de VB atender meus pedidos.. tive um enorme trabalho.. pois a maioria usa componentes para conexão com banco de dados.. ja eu sou mais na base de códigos.. sempre gostei de trabalhar com ADO.. dizem que é lento e etc, eu tenho minhas duvidas, até hoje não tive problemas com esse tipo de coisa.. tenho um cliente (contabilidade) que fiz um sistema a 2 anos, ele tem mais de 4 mil itens cadastrados em verbas e etc e nada de nenhum problema.Creio que ADO e FireBird podem trabalhar muito bem. Tenhu um amigo que é mto experiente só que não tempo para me ajudar.. ele usa esses componentes. Eu nunca na minha vida usei DBGrid no Delphi.. se eu usar ADO nao tenho a minima ideia de como vou usar também.. ai fica minha duvida tb.. como trabalhar ADO com DBGrid sendo que nao tenho uma DataSource?Obrigado pela atenção ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.