Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

O Arquiteto

Como deduzir um dia de uma data? {Resolvido}

Recommended Posts

Como deduzir um dia de uma data?Olá pessoal!Como eu deduzo um dia de uma data?Por exemplo:A data é 01/03/2006 e quero deduzir um dia, entãoo correto seria 28/02/2006 e não 00/03/2006 ou31/02/2006, como faço?Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

date - 1 não funciona?? esse dado seria para armazenamento ou apenas para exibir??

declara a unit DateUtils e da uma olhada... tem bastante coisa boa la!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!Esta data á para armazenamento e portando deve ser uma data válida.Digamos que eu coloque date - 1 no caso que eu citei:Data 01/03/2006 - 1seria igual a 28/02/2006e não 00/03/2006Com o date é isto mesmo que acontece?, pos é isto que eu quero!Seria muito amigo se eu lhe pedisse um exemplo deste código?Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

O tipo DateTime do delphi na realidade é um número do tipo float, onde a parte inteira é o data e a fracionaria a hora. Ela é baseada numa data padrão

dia 30/12/1899.

se voce adiciona ou remove uma quantidade inteira de uma variavel do tipo datetime, voce na realidade esta adicionando ou subtraindo n dias da data.

no caso acima citado se a data for dia 01/03/2006, ao subtrair um ela irá para a data anteriormente válida ou seja 28/02/2006.

exemplo:

var  data : tdatetime;begindata := StrToDateTime('01/03/2006');ShowMessage(FormatDateTime('dd/mm/yyyy', data));Data := data - 1;ShowMessage(FormatDateTime('dd/mm/yyyy', data));end;

espero ter ajudado

falow

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.