Cido 0 Denunciar post Postado Fevereiro 2, 2006 Pessoal tô com o seguinte problema. Meu aplicativo esta quase pronto, mas não tenho controle de usuário por senha, telas, componentes em fim... Alguem poderia me passar uma idéia de como criar ou me indicar algum componente já pronto?Valeu.Cido. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bastard2003 4 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 um exemplo: cria uma tabela de usuarios, nela você armazena: codigo, nome de usuario, senha, logincria uma tela simples pra armazenar esses dados... depois é so criar uma tela de login para o sistema... tem uma exemplo aqui no forum mesmo (se eu não me engano!)seria isso? abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cido 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 Correto, nisto q estava imaginando tb, mas para o form e seus componentes, deveria ter uma outra tabela com o nome do form? seria possivel tb restringir o acesso a ele seus componentes de acordo com o usuario?Cido. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LODVini 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 Correto, nisto q estava imaginando tb, mas para o form e seus componentes, deveria ter uma outra tabela com o nome do form? seria possivel tb restringir o acesso a ele seus componentes de acordo com o usuario?Cido.bom dia.eh possivel desde que, no meu ponto de vista, tu faça +/- assim:tabela de usuario: controla os usuariotabela de forms: controla os forms que tu tem no teu sistematabela de perfil: aqui cria um perfil, cada perfil pode ter varios usuarios, cada usuario somente um perfil, e em cada perfil tu adiciona os formulários que podem ser acessados pelos usuarios desse perfil. ai tu faz um splash screen no teu programa que valida o usuario, carrega o perfil dele e monta o menu com os formularios de acordo com o perfil do usuario.acho que seria +/- assim...espero que ajude...se funcionar ou se tu achar a solucao posta ai como tu fez :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cido 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 Legal.a tabela de form, devo usar o "name" interno do formulario?poderia me passar a rotina de como criar o menu com base no retorno desta query?no caso para os componentes dentro do form, 'e possivel ter uma tabela para controlar?Valeu.Cido. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LODVini 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 Legal.a tabela de form, devo usar o "name" interno do formulario?poderia me passar a rotina de como criar o menu com base no retorno desta query?no caso para os componentes dentro do form, 'e possivel ter uma tabela para controlar?Valeu.Cido.kra... passar o codigo nao posso pq nao tenho o form principal que monta isso tudo...mas aqui eh utilizado da seguinte forma:o menu fica em uma treeview...ai tem um cadastro de menus (que eh onde tem os menus e ordem e outras informações)..apos o login... verifica o perfil do usuario, monta a query de acordo com o perfil e busca esses menus... com isso o menu fica restringido para cada perfil de usuario, de adm(que ve tudo) ate o usuario mas basico que apenas tira o relatorio do estoque...dah uma olhada nesse site aqui: delphi.about.com aqui tem varios exemplos e tutoriais.... se nao me engano tem de como montar a tree view...qlqr coisa fala ai :D e se funciona avisa como fez... vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cido 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 Td bem! Estarei visitando o site e tentarei montar sim um controle bem legal!!! Qdo estiver algo posso compartilhar. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Obrigado. Cido. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
O Arquiteto 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif Não recomendo criar tabelas com nomes de usuários e senhas, pois podem facilmente ser acessadas por pessoas que conhecem programação, é claro que este tipo de acesso não será pelo seu programa, mas por outros como Database Desktop, Database Expert, etc..., acredite já encontrei espertinhos que fizeram isto. O que recomendo mesmo é que você crie os usuários e senhas no próprio banco de dados, e defina através dele as permissões de acesso, depois é só adaptar o seu programa. Pode acreditar, é muito mais seguro. Abraço véio! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LODVini 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 Cido... aqui tem um exemplo de como montar uma treeview simples... procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);var qry : TZQuery; Node : TTreeNode;begin qry := TZQuery.Create(Nil); try with qry do begin Connection := zConn;// zConn: TZConnection SQL.Add('select usuario '); // numero SQL.Add(' , descricao '); // caracter SQL.Add(' from tbl_usuario '); SQL.Add(' order by usuairo '); Open; TreeView1.Items.Clear; while not Eof do begin Node := TreeView1.Items.AddChild(nil, FieldByName('descricao').AsString); Node.Data := Pointer(FieldByName('usuario').AsInteger); Next; end; end; finally qryPrincipal.Free; end;end; nao sei se tu ja conseguiu mas ta ai uma forma simples.. se tu quiser abrir um usuario, no caso do ex, adiciona no evento da treeview(OnClick), ai faz um if ou case pra tatar o Node.Data ali... nao sei se fui bem claro... qlqr coisa me avisa... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cido 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2006 ai Galera muito obrigado pela força....ainda não consegui ver..., mas tenho certeza que com toda estas idéias vai contribuir em muito.neste final de semana tem muita coisa para fazer....Valeu.Cido. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites