Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jgarcia

Novo Google Desktop ameaça privacidade, diz ONG.

Recommended Posts

Novo Google Desktop ameaça privacidade, diz ONG.

A Eletronic Frontier Foundation, organização sem fins lucrativos que defendo a liberdade na era digital, alerta: o novo recurso anunciado incorporado à ferramenta Google Desktop representa alto risco à privacidade do usuário.

A critica da organização se concentra no recurso que permite fazer buscas entre diversos computadores.

Se o usuário opta por utilizar a função, seus arquivos são copiados para os servidores do Google temporariamente. Assim, o usuário pode procurar um documento armazenado no PC da sua casa a partir da computador do escritório.

O problema, alerta a EFE, é que os documentos pessoais do usuário ficam vulneráveis, por exemplo, a intervenções governamentais e até possíveis processos.

O anuncio ocorre justamente em um momento em que o Google reluta em fornecer dados sobre pesquisas realizadas por meio da suas ferramenta obedecendo a ordens do governo, e que concorrentes, como a Microsoft, admitem já ter revelado dados sobre o comportamento dos usuários.

Além disso, adverte a EFE, um hacker que obtém a senha do Google do usuário tem em suas mãos acesso ilimitado a todo o seu conteúdo - online e offline.

Os advogados da entidade ressaltam: com uma simples determinação judicial, o governo terá acesso a comprovantes de imposto de renda, documentos de negócios, mensagens pessoais, arquivos médicos, possivelmente sem que o usuário tenha sequer tempo para contestar a medida.

A legislação norte-americana, dizem os representantes da fundação, oferece limitada garantia a privacidade para documentos eletrônicos armazenados na web - muito menor do que aqueles guardados no computador.

Além disse, defende a entidade, o Google diz que não usará de imediato o recurso para escanear o conteúdo dos arquivos e direcionar campanhas publicitárias, mas aparentemente a legislação parece não proibir que isto seja feito.

Fonte: IDG NOW.

Link para a notícia original: aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é realmente uma faca de dois gumes...mas tb coom pesquisar sem acesso ao conteudo?acho impossivel... mas... acho o seguinte usa quem quer... eu nao uso ele mas quem gostar que use...e se nao for seguro nao usa... quem garante q nese momento aki na net nao so sendo bisbilhotado ? e nem tenho o google desktop...bem ... minha opnião.. pode ser ate q eu mude... sei lá.. aprincipio e isso !!abrasss

Compartilhar este post

Link para o post

usa quem quer mesmo... mas acho que é legal o negocio quem nao deve nao teme...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.