Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hugo Slepicka

com caixa de texto

Recommended Posts

AI galera do iMasters...sou novo em delphi, e não sei muita coisa...gostaria de ocultar uma caixa de texto, e fazer que qnd um botão fosse pressionado a caixa de texto aparecesse novamente...ñ sei se é possível, mas conto com a ajuda de vcs!!Grato desde Já!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora to com outro problema...

 

 

tenho q somar os campos de nota de atividade, só que é opcional ter 3 atividades

 

e qnd eu somo apenas com 2 ele da erro...

 

 

somaprv := notap1 + notap2;parcialprv := somaprv / 2;somaativ := notaa1 + notaa2 + notaa3;If nota5.text = '' thenparcialativ := somaativ / 2;If nota5.text <> '' thenparcialativ :=  somaativ / 3;pesoprv := parcialprv * 0.8;pesoativ := parcialativ * 0.2;resulta := pesoprv + pesoativ;result.text := FloatToStr(resulta);

alguem pode me ajudar??

 

 

a, o erro é o seguinte qnd eu mando ele calcular:

 

First chance exception at $7C81EB33. Exception class EConvertError with message ''' is not a valid floating point value'. Process Project2.exe (3252)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq você não tenta inicializar as variáveis das

notas antes de fazer os cálculos?

 

Caso o usuário não digite uma dessas notas nos edits(tipo: nota5.text), o que acontece é

que o programa tenta somar algo q não existe(notaa3), embora você tenha convertido antes a string nota5.text para float... Ou, o que pode estar sendo somado ali em somaprv e somaatv, seja resquício de memória q vem "deus sabe de onde".

Por isso, para previnir, é melhor inicializar essas variáveis de notas com 0(zero).

 

então faça assim:

notaa1:=0;notaa2:=0;notap1:=0; notap2:=0; ... e assim por diante!

 

Espero ter ajudado pois essa é a minha primeira resposta no fórum....Se não, já valeu a intenção!

OBS.: se eu estiver errada, alguém por favor me corrija!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Bleinha, vlw pela intenção, mas descobri o problema....o problema estava no if, faltava um biegin ates dele, e um end depois de tudo do if!!!!mas vlw mesmo pessoal!!!!agradeço a ajuda de todos!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.