ztiago 0 Denunciar post Postado Outubro 9, 2003 Gostaria que alguém me ajudasse, gostaria de saber como fazer um programa em delphi, onde as configurações de banco,caption do label, ficassem em arquivos .ini, para que o cliente manipulasse-os...Ou então como ler um arquivo .ini no delphi e como gravar um arquivo .ini e binário através do delphi Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alisson00 0 Denunciar post Postado Outubro 9, 2003 por que voce nao cria uma tabela dentro do proprio banco de dados pra fazer isso.....entao voce usa os eventos pra poder aplicar o valor dos campos dessa tabela....você pode colocar um form tipo 'opções' onde o usuario escolhe as preferencias....grava no banco de dados,e ao abrir os forms, você coloca os valores corretos nas propriedades dos objetos...tipono evento onshow do form, pra fazer com que uma label fique com a fonte vermelha.....label1.caption := Tab_preferencia.fieldbyname('cor_label').asTColor;e assim vai.. ve se resolve e posta aiateh Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ztiago 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2003 Um amigo meu me disse a mesma coisa, eu gostaria de saber mais precisamente como ler um arquivo no delphi... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Crema 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2011 Olá amigo, O Delphi possui objetos nativos para a manipulação de arquivos ini. Primeiramente declare em Uses a classe IniFiles. Exemplo: uses Windows, Messages, Sysutils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, StdCtrls, IniFiles; Crie as funções de leitura e escrita: Function LerIni( InifileName, IniSessao, IniVar: String; VlDefault: String = '' ): String; Var IniObj: TIniFile Begin IniObj := TIniFile.Create(InifileName); Try Result := IniObj.ReadString(IniSessao, IniVar, VlDefault); Finally FreeAndNil(IniObj); End; End; Procedure GravaIni( InifileName, IniSessao, IniVar, Valor: String ); Var IniObj: TIniFile Begin IniObj := TIniFile.Create(InifileName); Try IniObj.WriteString(IniSessao, IniVar, Valor); IniObj.UpdateFile; Finally FreeAndNil(IniObj); End; End; Exemplo: Para o ler o conteudo do ini: [Configuracoes_Edit1] Texto=Teste Visibilidade=False No Delphi: ... Edit1.Text := LerIni('C:\teste.ini', 'Configuracoes_Edit1', 'Texto', '' ); Edit1.Visible := StrToBool(LerIni('C:\teste.ini', 'Configuracoes_Edit1', 'Visibilidade', 'True' )); ... Para gravar: ... GravaIni('C:\Teste.ini', 'Configuracoes_Edit1', 'Texto', Edit1.Text); GravaIni('C:\Teste.ini', 'Configuracoes_Edit1', 'Visibilidade', BoolToStr(Edit1.Visible)); ... Espero ter ajudado, Abraços, Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites