Salomao1 0 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2006 queria saber uma query que pegasse só o primeiro e o ultimo nome de uma tabela tipo(alunos)e o campo nome. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jairo Bankhardt 0 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2006 mysql_query("SELECT primeiro_nome, ultimo nome FROM alunos")seria isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Salomao1 0 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2006 mysql_query("SELECT primeiro_nome, ultimo nome FROM alunos")seria isso?então, só que o nome esta no mesmo campo....eu teria q quebra-lo....ex. anderson luis salomao (eu soh quero pegar o anderson salomao, sem o luis) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jairo Bankhardt 0 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2006 $nome = explode(" ", $nome_completo);$primeiro_nome = $nome[0];$ultimo_nome = end($nome);veja se funciona. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Salomao1 0 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2006 $nome = explode(" ", $nome_completo);$primeiro_nome = $nome[0];$ultimo_nome = end($nome);veja se funciona.cara essa funcao naum dah pq eu naum sei qual é o tamanho do nome ou quantas palavras tem no mesmo nome...ex: Alberto Luis Augusto de Souza. mas eu soh quero o Alberto Souza Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jairo Bankhardt 0 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2006 mas você testou??? veja bem: $nome = explode(" ", $nome_completo); -> retorna uma matriz, dividindo a string por espaço em branco (" "): ver http://br.php.net/manual/pt_BR/function.explode.php $primeiro_nome = $nome[0]; -> retorna o primeiro elemento da matriz, ou seja, o primeiro nome. $ultimo_nome = end($nome); -> retorna o último elemento da matriz, ou seja, o último nome, não importando quantos nomes você tenha. ver http://br.php.net/manual/pt_BR/function.end.php teste e nos diga se funcionou. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Salomao1 0 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2006 mas você testou??? veja bem:$nome = explode(" ", $nome_completo); -> retorna uma matriz, dividindo a string por espaço em branco (" "): ver http://br.php.net/manual/pt_BR/function.explode.php$primeiro_nome = $nome[0]; -> retorna o primeiro elemento da matriz, ou seja, o primeiro nome.$ultimo_nome = end($nome); -> retorna o último elemento da matriz, ou seja, o último nome, não importando quantos nomes você tenha. ver http://br.php.net/manual/pt_BR/function.end.phpteste e nos diga se funcionou.então mas eu to usando no banco direito sem usar php.....posso testar isso no dbmaneger??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
regifelix 0 Denunciar post Postado Fevereiro 21, 2006 Para pegar o primeiro nome e último nome você poderia fazer o seguinte:No SqlServer :select Left( NOME,charindex(' ', NOME,1))as PrimeiroNome, right(NOME,charindex(' ', reverse(NOME)))as sobrenome from AlunoNo MySql ficaria assim :select Left( NOME,instr( NOME,' '))as PrimeiroNome, right(NOME,instr( reverse(NOME),' '))as sobrenome from AlunoReginaldo Donizete FelixSistemas de Informação - FIP/Passos-MGFundação de Ensino Superior de Passosmsn : regifelix@hotmail.comsite : www.regifelix.com.br Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eclesiastes 2 Denunciar post Postado Fevereiro 23, 2006 Recomendo a função: SUBSTRING_INDEX(str,delim,cont) Retorna a substring da string str antes de cont ocorrencias do delimitador delim. Se cont é positivo, tudo a esquerda do delimitador final (contando a partir da esquerda) é retornado. Se cont é negativo, tudo a direita do delimitador final (contando a partir da direita) é retornado. mysql> SELECT SUBSTRING_INDEX('www.mysql.com', '.', 2); -> 'www.mysql'mysql> SELECT SUBSTRING_INDEX('www.mysql.com', '.', -2); -> 'mysql.com' Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aprenda Com Prazer 0 Denunciar post Postado Setembro 27, 2013 muito simples. function nome($string){ $nome = explode(" ", $string); $first = $nome[0]; $last = end($nome); if(count($nome) == 1){ $result = $nome[0]; }else{ $result = $first.' '.$last; } return print $result; } nome('Armstrong Isído de Albuquerque Júnior'); no caso ele pega o ultimo e o primeiro nome, mas caso tenha apenas 1 nome, mostra somento o primeiro nome. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites