Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

zandona_ti

Oracle

Recommended Posts

Sera que alguem pode me ajudar...Tenho um b.d. ja criado dentro do Oracle,mas nao consigo conecta com o Delhpi...Tenho varias duvidas..O que ListinerPresico realmente criar a conexao pelo DBE,Tentei um jeito e da um erro de NAO HA OUVINTE...O que tenho que fazer para conecta-lo.....Se por gentileza me digam um site com um bom tutorial dessa ferramente ORACLE.Agradecido.Alex Leandrozandona_ti@yahoo.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O listener (ouvinte) é um programa do oracle que fica monitorando as requisições que chegam ao banco. Ele precisa ficar ativo para o banco poder ser acessado.No Windows NT , 2000 e 2003 ele se torna um serviço, configurado automaticamente na instalação do oracle e iniciado automaticamente ao iniciar o Windows.No Unix também funciona desta forma, mas precisa ser configurado.Nos Windows 9x, ele precisa ser "startado" manualmente ou colocado no "Inciar" para ser incializado automaticamente. Neste caso, você presisa procurar o programa que corresponde ao Listener. Não lembro agora. Se este for o seu caso e você precisar, contacte-me diretamente por e-mail ant_nor@hotmail.com. E você precisa configurar o Listener pelo Net configuration.Convém lembrar que você precisa também configurar o Serviço no TNSNAMES.ORA.A utilização pelo Delphi pode ser feita com o BDE, utilizando o Tdatabase. Precisa configurar o driver do Oracle no BDEAdmin. Eu uso SQLORA8.DLL para Dll e OCI.DLL para Vendor.Outra forma é usar a conesão via ADO. neste caso voce não precisa do BDE.

Compartilhar este post

Link para o post

Colega zandona_ti,

Como já foi repassado pelo colega ant_nor, para que acesses o Banco de Dados do Oracle precisas configurar o Driver de ODBC que estabelece a conexão com o SGBDs (Gerenciadores de Banco de Dados).

Os procedimentos para esta conexão é como foi explicado: configurar o BDE e setar o Driver para Oracle, que agora não estou me lembrando qual é... Depois você clica em Apply e em OK... As ferramentas que poderás usar no Delphi, além do TDatabase (conexão com o Banco), é o TTable (tabelas) e o TQuery (consultas).

Quanto aos sites com apostilas, podes tentar o aprendaemcasa.com.br, o T.O.L. (Tutorial On Line), Clube Delphi, além do próprio site da Oracle, que possui bastante referências --> http://www.oracle.com.br

Abraços,

Jackson Arruda

Analista de Sistemas

jarruda@aim.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.