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hugoamaral

A maneira correta de se fazer?

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Olá,

 

sou iniciante em banco de dados e estou fazendo um controle de finanças pessoais.

 

minha duvida é a seguinte,

 

o que é mais certo/eficiente?

 

guardar todos os registros(receita e despesas) em uma unica tabela ou separa-los em duas(uma pra receitas e outra pra despesas?), ex: como estou fazendo agora!

|	DATA	   |	   TIPO	  |	VALOR	  |   DESCRICAO	   |------------------------------------------------------------------------|   01/02/2006  |	despesas	 |	  150,00   |	   telefone	|------------------------------------------------------------------------|   06/03/2006  |	espesas	  |	  400,00   |	   aluguel	 |------------------------------------------------------------------------|   01/02/2006  |	  receita	|	  1500,00  |	   salario	 |------------------------------------------------------------------------|   01/02/2006  |	  receita	|	  300,00	|	   seviços	|------------------------------------------------------------------------|   01/02/2006  |	  receita	|	  100,00	|  venda bicleta   |------------------------------------------------------------------------|   01/02/2006  |   despesas	  |	  200,00	|	   mercado	|------------------------------------------------------------------------|   01/02/2006  |	  despeas	|	  30,00	 |	   academia   |------------------------------------------------------------------------
a outra maneira seria fazer uma tabela para receitas e outra para despesas,

 

1 - em qual das duas teria melhor desenpenho?

 

2 - qual seria mais correta?

 

3 - o que é mais correto mais tabelas com dados separados ou menas tabelas com muitos campos e separalos na hora da consulta?

 

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clover.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clover.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clover.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clover.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif

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Faça uma tabela para cada.Cada tabela destinada a armazenar um tipo de informação fica mais correto.Despesas | ReceitaAcredito que seja um padrão de projetos. ;)

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Tá,

 

mas nao são completamentes diferentes, sao dados de finanças pessoal, apenas tem dois tipos, receitas e despesas, se eu tivesse uma tabela de clientes guardaria clientes fisicos em uma tabela e juridicos em outra?

 

guardo na mesma tabela e separo eles no SELECT?

 

a minha principal duvida é se isto influencia na hora do SELECT, se por exemplo minha tabela tivesse muitos registros?

 

 

Grato.

 

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clover.gif

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Pois é, você pode fazer desta maneira também. Um campo que pode armazenar um valor ou outro para identificação.Sem problemas. Eu digo separar em outros casos. Mas mesmo assim eu separaria.O SELECT não atrapalha em nada.

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acho q eu faria de um outro jeito ...Uma tabela com todos os campos + tipo (1 ou 2). E uma outra tabela relacionada a essa com tipo e nome tipo (1 Receita, 2 Despesa). Acredito que desta forma seja melhor ...Entende ? O q vcs acham ?---------------Imagine q você tenha algo similar com equipamentos ... você criaria uma tabela para CPU, uma para monitor, uma para impressora ... etc ? Eu costumo criar um campo "cod_equipamento" relacionado a uma tabela de eqpt ... Acho q fica melhor ...

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Imagine q você tenha algo similar com equipamentos ... você criaria uma tabela para CPU, uma para monitor, uma para impressora ... etc ? Eu costumo criar um campo "cod_equipamento" relacionado a uma tabela de eqpt ... Acho q fica melhor ...

Concordo. Também faço assim. =)

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Galera ainda cabe uma explicação a mais! Hugo como você é novato em banco talvez não tenha visto ainda normalização etc..etc... Bom é o seguinte, o certo é o que os colegas te indicaram, se fores pensar tem sempre um campo com varias repetições de nomes como Dispesas, Receitas. Já imaginou esta quantidade de caracteres em uma tabela com 750.000 registros ou mais? Isto inflaria e muito a tua tabela desnecessariamente. você poderias criar uma outra tabela com o tipofinancas que seria o tipo de finanças e nesta tabela teria só duas linhas a linha 1 com Despesas e a linha 2 com Receitas, aí então na tabela financas que é esta sua agora o campo seria tipo codfinancas e seria uma chave estrangeira para a tabela tipofinancas, certo então quando você chamasse o select voce pediria cod 1 ou 2, o que eu quero dizer é que em uma tabela com muitos registros seu select ficaria mais rápido.Falow, espero ter ajudado.

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