Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Makone

E pra instanciar? E esses metodos?

Recommended Posts

Salve galera javanesa.

Bom, minha duvida é a seguinte: Fizemos uma prova na quinta de java la na faculdade, e pintou uma duvida numa questão.

Antes de mais nada, antes que alguem apareça dizendo que n vai resolver exercicio, que eu possa estar usando a galera aqui do java pra fazer meus exercicios, digo, que não é verdade, porque n faz parte da minha indole.

Enfim, to postando as 3 questões só pro pessoal saber do que se trata mais profundamente, mas peço que algum poste somente o codigo, caso n queira explicar, da letra B, pois foi onde empatei, mais especificamente no 5°, 6°, 7° itens desta letra.

Brigado a todos, abraços.

Nesta questão deverão ser criadas 3 (três) classes distintas cujas definições, estruturas e regras estão listadas a seguir.a) A classe ContaBancaria possui as seguintes características:·		Um atributo privado do tipo double chamado saldo;·		Um atributo privado do tipo long chamado numero;·		Os respectivos métodos get e set para cada atributo.b) A classe Cliente possui as seguintes características:·		Um atributo privado do tipo String chamado nome;·		Um atributo privado do tipo long chamado cpf;·		Um atributo privado do tipo ContaBancaria chamado conta;·		Os métodos get e set para os atributos nome e cpf;·		Um método chamado criaConta utilizado para instanciar o objeto conta da classe ContaBancaria. Este método não retorna nada;·		Um método chamado preencheDadosConta que irá receber dois parâmetros (um long e um double) que deverão ser atribuídos ao objeto conta através dos respectivos métodos set. Este método não retorna nada;·		Um método chamado recuperaDados que deverá mostrar todos os dados do cliente (nome, cpf, numero da conta e saldo). Este método não retorna nada.a)	  A Classe Banco possui as seguintes características:·		O método main;·		Um objeto da classe Cliente chamado c1;·		Através deste objeto preencher todos os dados de um cliente(nome, cpf, numero da conta e saldo) tomando cuidado para criar uma conta para este cliente;Imprimir todos os dados do cliente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Homero...Fiz tudo, com exceção desses tres itens:

· Um método chamado criaConta utilizado para instanciar o objeto conta da classe ContaBancaria. Este método não retorna nada;· Um método chamado preencheDadosConta que irá receber dois parâmetros (um long e um double) que deverão ser atribuídos ao objeto conta através dos respectivos métodos set. Este método não retorna nada;· Um método chamado recuperaDados que deverá mostrar todos os dados do cliente (nome, cpf, numero da conta e saldo). Este método não retorna nada.

Obviamente n rodei, porque se não a classe principal, iria reclamar... Alguem poderia me explicar como eu faço esses três itens?Se vocês quiserem que eu poste o codigo inteiro, eu posto sem problema algum, mas só quero uma explicação (não to pedindo pra resolver) de como eu faço isso.Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que não esteja completo, rode o que você tentou fazer e veja os erros, pergunte por que eles acontecem. Dessa forma você aprende mais, e podemos ajudar melhor, é preferível explicar o porque dos erros do que fazer um código pronto, onde você aprende praticamente nada. Peça ajuda somente quando você realmente ficar travado.

Todos esses métodos são simples, se você conseguiu fazer a primeira parte do exercício, não seria difícil fazer esta.

Anyway, aqui vai o código.

public void criaConta() {	conta = new ContaBancaria();}public void preencheDadosConta(long numero, double saldo) {	conta.setSaldo(saldo);	conta.setNumero(numero);}public void recuperaDados() {	System.out.println("Nome do cliente: " + nome);	System.out.println("CPF do cliente: " + cpf);	System.out.println("Numero da conta: " + conta.getNumero());	System.out.println("Saldo da conta: " + conta.getSaldo());}

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw Homero, pela ajuda.Era quase isso mesmo que eu tava pensando.Fiquei confuuso, porque esses nomes ainda me confundem um pouco. Fiz o curso de java e talz, mas ainda sim, muita coisa tem de ser "repensada", porque mesmo tendo um contato a algum tempo com java, ainda sim eu me embanano um tikim, enfim.Abraços, vlw pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, travei em um erro...

na classe Cliente...

public class Cliente {	private String nome;	private long cpf;	private ContaBancaria conta;		public void setNome(String nome){		this.nome = nome;	}		public String getNome(){		return nome;	}		public void setCpf(long cpf){		this.cpf = cpf;	}		public long getCpf(){		return cpf;	}	public void criaConta(){		conta = new ContaBancaria();	}		public void preencheDadosConta(long numero, double saldo){		conta.setNumero(numero);		conta.setSaldo(saldo);	}		public void recuperaDados(){		System.out.println("O nome do cliente é: " + nome);		System.out.println("O cpf do cliente é: " + cpf);		System.out.println("O numero de sua conta: " + conta.getNumero());		System.out.println("O saldo: " + conta.getSaldo());	}	}

e a classe que executa o metodo main:

public class Banco {	public static void main(String[] args) {		Cliente c1 = new Cliente();		c1.setNome("José");		c1.setCpf(001);		c1.preencheDadosConta(1,003.15);		c1.criaConta();		c1.recuperaDados();	}}

e o erro:

Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException	at Cliente.preencheDadosConta(Cliente.java:29)	at Banco.main(Banco.java:8)

e ja rodei e n achei como resolver o erro. Help-me!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.