Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hugo Slepicka

com Pesquisa em banco de dados

Recommended Posts

Olá galera do iMasters...Sou principiante em Delphi, e meus problemas são os seguintes:1) Estou tentando fazer (mesmo sem ter experiencia) um programa no Delphi, e usando Paradox 7 como BD, e gostaria q qnd a caixa do código (é uma MaskEdit) perdesse o foco, ele verificasse automaticamente no banco de dados pra saber se o código existe ou não, e se existir retornar uma mensagem alertando a existência do código...2) Eu ñ consigo inserir dados no componente DBEdit, qnd eu coloco o foco nele, parece q o teclado quebrou, ñ aparece nd q eu digito!!!Será q alguem poderia me ajudar???Grato desde já,Hugo Slepicka

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) no evendo onexit do teu edit tu coloca uma função que ira verificar se existe aquele valor no banco ... caso exista da um show message nela e ja era...2) verifica se o teu dbedit ta vinculado a algum data set? se não tiver ele não vai funfa mesmo! :D

Compartilhar este post

Link para o post

olha alem de tar vinculado um dbedit você tb tem que tar em modo de inserção ou ediçao para você poder editar nele ok se nao tiver nem em inserção ou ediçao ele parece nao funcinar nada mesmo blza

Compartilhar este post

Link para o post

Entaum galera, vlw pelas soluções das dúvidas...mas eu ñ sei como fazer a pesquisa(código)... tem como me ajudar nesse ponto??e tambem ñ sei como colocar as dbedit em modo de inserção ou edição como disse o AleVidaBoa..vlw pela ajuda galera!!!vlw mesmo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Para efetuar a pesquisa, você pode colocar um componente query no form e fazer:

qry.Close;qry.SQL.Clear;qry.SQL.Add('select codigo');qry.SQL.Add('from tabela');qry.SQL.Add('where tabela.codigo = ' + edit.Text);qry.Open;if not qry.IsEmpty then	begin	Application.MessageBox('Código já cadastrado !','Inserir',MB_OK or MB_APPLMODAL or MB_ICONWARNING);	edit.SetFocus;	end;

No caso para colocar em modo de inserção ou edição, você pode colocar na tela botões para isto, no caso colocaria um botão de salvar, cancelar, novo, alterar e excluir...

salvar -> tabela.Post;

cancelar -> tabela.Cancel;

novo -> tabela.Insert;

alterar -> tabela.Edit;

excluir -> tabela.Delete;

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.