MxPirex 0 Denunciar post Postado Abril 12, 2006 Pessoal, Preciso instalar o WinXP Pro na minha máquina q já roda o XP Home. Só que eu tenho muitos dados importantes num HD de 80 GB e preciso particioná-lo. Na primeira partição(C:) eu vou instalar o XP Pro e na outra(D:) quero apenas deixar meus arquivos. O Windows tem alguma ferramenta no CD q particiona a capacidade do HD sem q eu tenha q formatar, para ter 2 partições? Aí, no caso, eu só formataria a primeira pra instalar o SO. Valeu http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sr.SmitH 0 Denunciar post Postado Abril 12, 2006 Amigo, Vamos Lá! Particionar o HD é uma boa idéia para quem já esta cansado de ter que formatar o HD e perder dados importantes, também é recomendado pois vários tipos de vírus quando infectam uma máquina somente atacam somente o drive onde se encontra o Sistema Operacional . Outro caso em que é necessário criar uma partição é quando se adquiri um novo HD de forma que o Windows possa ser instalado, você pode criar quantas partições quiser, mas veja que para quem utiliza o Windows XP é recomendado que se tenha um HD com no mínimo 40 GB o qual pode ser dividido na metade, pois o Windows XP utiliza muito espaço, para criar uma partição ou particionar um HD proceda da seguinte forma: Insira o Diskete de Boot no drive ( se não tiver criado ainda, Crie um pelo painel de controle do Windows, ou ainda, Na ajuda do Windows Digite Disco de Incialização para achar o caminho, espere até que ele carregue e fique a letra A: piscando, em seguida siga os passo abaixo: Passo 1 Digite: fdisk Passo2 Em seguida aparecerá uma mensagem assim: Do you wish to enable large disk support ( Y/N)...........? ( Y ) Digite Y e precione Enter Passo 3 Na próxima tela você terá quatro opções: 1. Create DOS partition or logical DOS drive 2. Set active partition 3. Delete partition or logical DOS drive 4. Display partition information Enter choice: (1) Caso você queira apenas criar uma partição para ser utilizada pelo Windows ou dividir o HD digite 1 e precione Enter Passo 4 Na próxima tela você terá três opções: 1. Create Primary DOS partition 2. Create Extended DOS partition 3. Create Logical DOS drive(s) in the extended DOS partition Enter choice: (1) Digite 1 para criar uma partição primária. Depois que acabar o processo de criação da partição primária você verá uma mensagem perguntando se quer utilizar todo o disco para a partição primária, a mensagem será assim: Passo 5 Do you wish to use the maximum available size for a primary DOS partition and make the partition active (Y/N)...........? ( ) Caso não queira particionar o HD digite Y para utilizar o HD inteiro como apenas um drive Se quizer dividir o HD digite N , nesse caso após o processo de criação verá uma mensagem assim: Passo 6 Enter partition size in Mbytes or percent of disk space (%) to create an extended DOS partition............... [ ] Aqui digite o espaço em Megabytes ou porcentagem do disco que quer deixar para a primeira partição , caso queira dividir em mais partes, por exemplo 3, digite a porcentagem que quer para cada partição, o total deve chegar a 100% , após concluido aperte a tecla ESC para retornar ao menu principal . Se optou em não particionar o HD o trabalho termina por aqui, mas se quer dividir o HD deverá repetir o passo 3 e no passo 4 selecione a opção 2 , então digite a porcentagem que quer deixar para a partição extendida no passo 6 , após terminado aperte a tecla ESC , será necessário reiniciar a máquina para que as mudanças tenham efeito, agora é só formatar o HD para instalar seu Sistema Operacional Se sua intenção é particionar seu HD onde já esta criado uma partição , terá que deleta-la antes de criar uma nova, para isso no passo 3 digite 3 para deletar uma partição e na tela seguinte delete a partição primária. Devo lembrar que esta é uma explicação, a tela onde verá as mensagens havera mais mensagens que foram omitidas aqui, serve para que você tenha uma noção de como proceder. Boa Sorte! Tutorial na integra: http://www.negociosdojapao.com.br/informat...ar%20o%20hd.htm Bye... Sr.SmitH Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
MxPirex 0 Denunciar post Postado Abril 12, 2006 Brother, Valeu mesmo! []'s http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Danilo Camargo Mattiuzzo 0 Denunciar post Postado Abril 13, 2006 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif amigao usa um linux tipo Kurumin por exemplo, muito mais rapido, use a ferramenta "Gparted", é uma outra opção... att danilo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Traks 6 Denunciar post Postado Abril 13, 2006 ah existem diversas ferramementas como o Partition Magic que faz o serviço.... mas como ele especificou windows.... tbem dá para fazer Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bdexterholland 0 Denunciar post Postado Abril 18, 2006 eu recomendaria também o partition magic como o companhiero trakinas porque é possível re-ajustar suas partições sem apagar nada. mas o windows xp tem um gerenciador de partições em modo gráfico (inicar > executar) compmgmt.msc, lá você pode criar, apagar, formatar....porém perderá o que existir nas partições Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Traks 6 Denunciar post Postado Abril 18, 2006 eu recomendaria também o partition magic como o companhiero trakinas porque é possível re-ajustar suas partições sem apagar nada. mas o windows xp tem um gerenciador de partições em modo gráfico (inicar > executar) compmgmt.msc, lá você pode criar, apagar, formatar....porém perderá o que existir nas partiçõesbem lembrado dá para mudar o sistema de arquivos e outras coisinhas mais....vou reformular o FAQ do windows... e vou ver se eu ponho essa sua dica do compmgmt.msce do Sr.SmitH colocarei na area de tutoriaist+ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites