Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ricardo DR

Rodovia

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

Sou novo aqui no forum.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.

Estou tentando fazer uma rodovia no 3DS max utilizando curvas de bezier.

Com as curvas de bezier eu consigo fazer todo o projeto dela, ou seja, o contorno das retas e curvas da pista.

Minha dúvida é a seguinte, como eu "junto" o contorno para formar um plano? Esse plano eu precisaria subdivir em vários pedaços para aplicação de texturas repetitivas (asfalto com as faixas). É possível fazer isso?

Desde já agradeço. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Obrigado

Ricardo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, por Deus não sei porque perguntei pra você de novo qual programa você usa.. rsss desulpe.

pois bem agora que tô de volta na terra vamos lá.

primeiramente

Seja bem vindo ao Forum.

Sim isso é possvel, mas acredito que não precise utilizar varios objetos para representar o que pretende representar, utilizar apenas uma textura contendo todos os itens que precisa, como a faixa amarela e o asfalto em si.

Mas vamos às curvas.

Eu uso o max 7, acredito que não seja muito diferente na versão 8.

As curvas são muito conhecidas como shapes, a partir de agora estarei me referindo a elas por shapes, ok.

Selecionado um shape qualquer que tiver na viewport, clique com o botão direito e em seguida no ultimo item do menu clique em convert to > convert to editable spline;

depois aproxime o shape que deseja unir, (se ja não tiver feito isso) até este que foi convertido.

selecionando o que foi convertido, vá até a aba modify e clique em attach;

em seguida clique no shape que deseja anexar;

agora você possui um unico shape, mas as vertices ainda não estão unidas, para uní-las faça o seguinte;

selecione novamente o shape, ainda na aba modify selecione vertex, ou aperte a tecla 1;

selecione as vertices que se aproximam e em seguida nas opções procure por weld perceba que na frente do comando weld existe um campo que deve inserir um valor, esse valor é equivalente ao raio do vertice, quanto maior esse valor maior será o raio de abrangencia do weld, ou seja se você selecionar mais de dois vertices e inserir valores muito altos, ele não só irá unir os vertices que você precisa como tbm irá inserir os que não precisa... ou seja problemas.

pois bem insira os valores e weld neles.

acredito que isso seria o necessário para o que precisa.

agora tratando do que mencionei anteriormente, sobre aplicar mapas de texturas para simular a estrada acredito que seria mais útil, assim você iria economizar itens na viewport e tempo de produção.

espero ter ajudado, e se não for isso que precisa poste sua dúvida novamente, para que possamos discutir melhor.

abs

jD

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.