Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MadPatryk

Importar funcoes de outra classe

Recommended Posts

galera to com uma dúvidazinha...

eu nao sei oq fazer pra solucionar, vou tentar explicar o que eu quero fazer...

seguinte, é uma package de abstração de dados...

nela eu tenho a classe principal chamada "db"...

tipo, o programador tem que setar o SGDB que ele vai usar qdo ele instancia a classe "db"....

por exemplo:

$db = new db(1, 'localhost', 'postgres','template1',null); // 1 corresponde ao SGDB do postgres...

então, eu tenho uma pasta chamada drivers, aonde eu tenho as classes do postgres, mysql, sql server, etc...

dai fica assim:

class_DB/db.php

class db {   métodos...}

class_DB/drivers/postgres.php

class sgdb{   métodos...}

class_DB/drivers/mysql.php

class sgdb{   métodos...}
** tem o mesmo nome de classe, prq não vao ser incluidos 2 sgdbs mesmo... O.o

tipo, eu queria saber, como eu faço para importar os métodos do driver escolhido, para a classe db...

tipo, tem como fazer isso no método construtor??

ou tipo, alguém tem outra ideia de como solucionar isso?

ah, eu quero que seja pra classe mesmo, não para uma variavel da classe...

tipo, qdo o cara selecionar 1, eu crio uma variavel $this->postgres = new sgdb();

nao... isso nao, eu quero importar os métodos da minha sgdb escolhida pra classe DB...

alguém pode me dar uma luz? uma força, um help heheh

valeuu!!!

abração galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... o que você quer é que os métodos de uma classe estejam disponíveis para outra classe sem fazer uso de herança? Talvez se você chamar uma classe dentro da outra por include() e criar um objeto dentro dessa classe você consiga o que quer. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá cara, tu poderia no construtor dessa classe db, retornar (return) o objeto da classe escolhida, seria mesma coisa que manipular diretamente as classes sgdb.

Compartilhar este post

Link para o post

pior que não alisson... eu tentei e nao rolou... =/e o include, n rola, prq eu tenho que instanciar a classe "herdada" para uma variavel da minha classe mae... coisa que eu n queria fazer...tipo, eu tentei dar um look em como os caras da ADODB fizeram, mas eu acabei desistindo prq n tinha mto tempo pra estudar a classe deles... tipo, é exatamente o tipo que eles fizeram, é o qual eu quero...só usar uma única variavel, que seria a instancia da classe mae, diga-mos, $db = new db(); dai dela eu puxo todos os metodos que eu quero, tipo, $db->getArray(), $db->Execute()... por ae vai... é exatamente essa a idéia... pior que eu to "out of ideas"... tipo, cs já passaram por essa antes?valeu galera...eu vou tentando aqui, mas deem uma força ai por favor, e se tiverem uma ideia, dá um toque plx!valeuu!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.