Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcia232865

gerar o setup para ser executado uma vez somente

Recommended Posts

oi gente, olha o dilema, tenho um sistema, pequeno, em visual basic 6.0, base de dados access, beleza, o que eu preciso fazer é o seguinte, gerar o setup, gravar em cd, logico, mas que esse setup possa ser executado uma vez somente, assim: o cliente compra o cd com o sistema, execute e instale na maquina dele, e deu.. preciso de uma forma para que ele não consiga instalar esse sisteminha em nenhuma outra maquina, depois de instalado na dele, pode?? alguem tem algo assim??valeumarcia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O CD é uma mídia somente-leitura, por isso você não vai ter onde registrar que o cara já instalou o sistema pelo menos uma vez. Portanto, ele pode instalar em duzentas máquinas, que vai ser o mesmo que instalar em apenas uma.Uma saída seria ter um disquete junto com o CD, no qual houvesse algum tipo de informação (um número, por exemplo) que deveria bater com uma informação do CD, e daí registrar no disquete que o programa já foi instalado. E o cara só teria como instalar o CD possuindo o disquete com a primeira informação. Todavia, nada impede do caboclo fazer uma cópia do disquete *antes* de instalar a primeira vez. Neste caso, também, ele poderia instalar em duzentas máquinas, que vai ser o mesmo que a primeira (desde que ele sempre mantenha uma cópia intacta do disquete original).Se você souber para quem exatamente vai vender (se não for uma venda a varejo) você poderia se informar de alguma informação do computador (como o número serial do disco rígido) e definir o programa para funcionar somente quando o disco rígido possuir aquele número. O problema neste caso é que se o caboclo precisar formatar o disco, o mesmo vai ganhar outro serial. E o seu programa não vai poder ser executado mais, neste caso. O problema aí é que se o cara comprou o programa ele tem o direito de instalar e reinstalar na máquina dele quantas vezes quiser (e mudando o serial você precisaria enviar outro CD para ele).Outras hipóteses: ativação via internet? Cai no mesmo problema do serial do HD; permissão para executar quando a máquina é autenticada via internet? Neste caso o cliente precisaria estar conectado a Internet quando fosse utilizar o programa, o que nem sempre é possível; e, é claro, a forma mais banal de todas: número serial? O número pode ser copiado.Em suma, na *minha* concepção, todas as maneiras possíveis são "quebráveis" ou vão trazer problemas para você (ter que ficar autenticando ou enviando novas cópias do programa para o mesmo cliente). Se alguém tem alguma idéia que não tenha falhas (ou cuja chance de descobrir a falha é realmente mínima), por favor, poste aqui (se bem que eu sou a favor de uma licença família ou pessoal para programas, ou seja, desde que seja o cara que vá utilizar, ele pode instalar em quantas máquinas ele quiser - para isso ele tem que pagar um preço a altura, é claro).Abraços,Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Graymalkin, nossa, você está certo, acho que minha situação é meio complicada, mas o meu sistema na verdade é um controle para universitários, controla gastos financeiros, agenda, bibliografia, e vai ser vendido na propria universidade, o que significa que se um aluno comprar, e instalar na maquina pessoal dele, eu queria impedir que ele 'emprestasse' para todos os colegas dele...., dilema e tanto né??marcia

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é um dilema. Mas, imaginei uma coisa agora que poderia servir. Cada CD teria um número único. O programa ao ser executado a primeira vez iria gerar uma sequência numérica juntando, por exemplo, o serial do disco rígido com o número do CD, por exemplo, 4CE5-35B2-1234 (onde o 1234 é o número do CD). Este número surgiria na tela do usuário e ele teria que ligar para um telefone ou fazer a autenticação via Internet. Com base no número gerado iria ser gerado um "contra-número", que seria informado ao usuário e o qual deveria digitar no programa para liberação do programa.As vantangens disso: seria possível registrar quais CDs já foram instalados e assim detectar quando o mesmo CD está sendo utilizado mais de uma vez; seria possível pedir alguma informação do usuário, como o CPF, no momento da autenticação e registrar quem habilitou o programa da primeira vez, pois o mesmo pode vir a reinstalar o computador e requisitar o número novamente; o contra-número só serviria para aquela máquina e mais nenhuma outra, ou seja, não adiantaria o caboclo copiar o número que foi passado para ele e dar para um colega; não adiantaria copiar o programa já instalado porque a informação de que ele está liberado poderia ficar armazenada em outro lugar (no Registro do Windows, em um arquivo em outra pasta, etc.).Todavia, esta solução ainda é quebrável, claro, porque é possível analisar o número e o contra-número e chegar a uma conclusão de como um deu origem ao outro. Porém, dá pra complicar *bastante* este processo e deixar bem remotas as possibilidades de quebra da fórmula. É só utilizar a imaginação.Certo? ;)Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.