Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

adnpereira

Botões Option Button

Recommended Posts

olá,Sou novo em desenvolvimento e estou com dificuldades na hora de colocar um botão de rádio no meu sistema, pois não sei qual o melhor método para aplicar. Tenho a necessidade de verificar se o botão está preenchido mais acho que com o comando IF iria ficar muito poluido o sistema.Alguém tem alguma dica????muito obrigadoAnderson Pereria

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A utilização mais comum de optionbuttons é colocá-los como um array (opção1(0), opção1(1), opção1(2), etc.) através da propriedade Index de cada um, possuindo todos o *mesmo* nome. Depois, é só você guardar o índice do optionbutton que está marcado (ao salvar as configurações, por exemplo) e, posteriormente, marcar o optionbutton por seu índice (ao carregar as configurações, por exemplo). Em relação às ações que serão executadas de acordo com o optionbutton marcado, aí sim você tem mesmo que utilizar um If ou um Select Case. Como você pode olhar simplesmente o índice, um Select Case fica mais elegante no código do que uma série de If... ElseIf.Certo? ;)Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

A utilização mais comum de optionbuttons é colocá-los como um array (opção1(0), opção1(1), opção1(2), etc.) através da propriedade Index de cada um, possuindo todos o *mesmo* nome. Depois, é só você guardar o índice do optionbutton que está marcado (ao salvar as configurações, por exemplo) e, posteriormente, marcar o optionbutton por seu índice (ao carregar as configurações, por exemplo). Em relação às ações que serão executadas de acordo com o optionbutton marcado, aí sim você tem mesmo que utilizar um If ou um Select Case. Como você pode olhar simplesmente o índice, um Select Case fica mais elegante no código do que uma série de If... ElseIf.Certo? ;)Graymalkin

Graymalkin muito obrigado!!!!! :-)Já tenho até o codigo com select case mais não tinha entendido que o botão deveria ter o mesmo nome.A minha intenção é para forçar o usúario a preencher uma opção e estou pensando em colocar em uma função para testar se tem erro antes de gravar.Mais muito obrigado mesmo.absAnderson

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho até o codigo com select case mais não tinha entendido que o botão deveria ter o mesmo nome.A minha intenção é para forçar o usúario a preencher uma opção e estou pensando em colocar em uma função para testar se tem erro antes de gravar.

Se a idéia é só verificar se o usuário marcou algo, você pode fazer um For Each... Next para isso:
marcou = False	For Each opção In Option1		If opção.Value = True Then			marcou = True			Exit For		End If	Next opção		If marcou Then		MsgBox "Um optionbutton está marcado!"	Else		MsgBox "Nenhum dos optionbuttons está marcado!"	End If
Note que o nome do array de optionbuttons no exemplo acima é "Option1". Podem ter 10 ou 100 optionbuttons no form, que o código acima vai te dizer se algum está marcado ou se nenhum está marcado.Certo? ;)Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.