Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

subfak

2 like mesma coluna

Recommended Posts

meu proble é o seguintedigamos q eu tenha q procurar nomes q comece com A, D e X no Campo Nomeeu tentei o sequinte: SELECT * FROM clientes WHERE nome LIKE '$a%' AND nome LIKE '$b%'na minha pagina tem varias checkbox onde a pessoa seleciona a ou b se a pessoa selecionar só 1 letra funcionase selecionar a e b por ex naum sendo q selecioanado as 2 deveria aparecer todos os nomes com a e b no inicio...grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você nao colocou o nome do campo nome completo, perceba: ... SELECT * FROM clientes WHERE nome LIKE '$a%' AND no LIKE '$b%'

Compartilhar este post

Link para o post

pior q aqui vou erro de digitação lá no codigo ta certoé pq como disse um ou outro ele acha só quando procura os 2 juntos(a e B ) num aparece nada

Compartilhar este post

Link para o post

se você quer q apareça os registros para as duas ocorrencias ( a e B), a lógica correta é... listar quando apreseta A ou quando apresenta Btroca no select AND por OR e veja se é isso q você quer

Compartilhar este post

Link para o post

ai q ta agora funciona quando seleciona A e B mas quando seleciona só o A ele ta pau... a e outra coisa se eu colocar por ex umas 3ª opção por ex C da pau tb hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

opa! eu resolvo isso na linguagem de programação que uso, no caso PHP..

verificando se os campos foram enviados pelo formulário, daí concatena na query do SQL...

Ex.:

$query = "SELECT * FROM clientes";if($_POST['a']  && $_POST['b']){	$query .= " WHERE nome LIKE '$a%' OR nome LIKE '$b%'";}// .... e assim por diante... faço a query só com o que foi postado, depois executo.

Compartilhar este post

Link para o post

opa! eu resolvo isso na linguagem de programação que uso, no caso PHP..verificando se os campos foram enviados pelo formulário, daí concatena na query do SQL...Ex.:

$query = "SELECT * FROM clientes";if($_POST['a']  && $_POST['b']){	$query .= " WHERE nome LIKE '$a%' OR nome LIKE '$b%'";}// .... e assim por diante... faço a query só com o que foi postado, depois executo.
é + ou - isso q quero fazer mas a duvida é... q so cara selecionar todas as letras do alfabeto?eu tb to usando php... ai ele recebe pelo formularios as opções selecionadas... se fizemos 1 IF para cada selecionada levando em consideração q tem todas opções do alfabeto teremos muitos ifs... ex A. AeB. AeBeC. AeCeVeX...alguem com alguma idéia de como montar a query letra por letra só com as q foram selecionadas realmente?to tentando algo aqui se eu conseguir achar a logica eu posto

Compartilhar este post

Link para o post

//inicio da query				$query = "SELECT * FROM clientes WHERE ";		if($_POST['a']){					   $query .= "nf LIKE '$a%'";					   $control = "1";		 }    		 if(($_POST['b']) &&( $control == 1)){			 $query .= "OR nf LIKE '$b%'";		 		 }		 elseif (($_POST['b']) &&( $control != 1)){			 $query .= "nf LIKE '$b%'";			 $control = "1";		 }		 		 if(($_POST['c']) &&( $control == 1)){			 $query .= "OR nf LIKE '$c%'";		 		 }		 elseif (($_POST['c']) &&( $control != 1)){			  $query .= "nf LIKE '$c%'";			  $control = "1";		 }		 				 $query .= " ORDER by nf";

consegui fazer funcionar desse jeito ai... alguem tem alguma idpéia mais simples???

bragadu galera ao menos o maior problema ta resolvido

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode ajuntar todas as letras selecionadas numa string, e usá-la na cláusula REGEXP/RLIKE.

Por exemplo:

WHERE nome REGEXP '^[aeiou]'

Dessa forma, irá pegar os registros que comecem A, E, I, O e U.

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode ajuntar todas as letras selecionadas numa string, e usá-la na cláusula REGEXP/RLIKE.Por exemplo:

WHERE nome REGEXP '^[aeiou]'
Dessa forma, irá pegar os registros que comecem A, E, I, O e U.
muitobom!!!!!!!!!!!! brigaduuu

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.