Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elias_Maluco

Funciona no MySQL 4, mas dá erro no MySQL 5

Recommended Posts

Instalei MySQL 5.0.22 no meu PC de casa (Suse 10.0 64bit) pra terminar um trabalho que eu estava fazendo no meu trampo. Lá, está instalado o MySQL 4 (não lembro exatamente qual versão). Pra minha surpresa, estou encontrando erros inexplicáveis em querys relativamente simples.Essa query, por exemplo:

"SELECT l.*, p.*, la.livro_lancamento_id, d.destaque_id FROM livro AS l, produto AS p LEFT JOIN destaque AS d ON ((d.destaque_id = l.livro_id) AND (d.tipo = 'livro')) LEFT JOIN livro_lancamento AS la ON la.livro_id = l.livro_id WHERE l.livro_id = 14 AND p.livro_id = l.livro_id"
Funciona perfeitamente lá no meu trampo, mas aqui retorna o erro:

"#1054 - Unknown column 'l.livro_id' in 'on clause'"

Essa coluna existe sim, o erro não faz sentido. Alguém poderia me ajudar a entender isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que estranho, ainda pensei que tinha algum '1' confundido com 'l' aí no meio, mas são todos 'l' mesmo.Se existe mesmo, o erro é inexplicável. :S

Compartilhar este post

Link para o post

Elias, Se a tabela realmente existe e aparece esse erro, pode ser em função da péssima estrutura do banco. Isso ocorre quando o usuário do banco faz um backup ridículo copiando os arquivos da base de dados direto na pasta data do mysql. Isso não é correto. Provavelmente você deve ter copiado os arquivos direto da pasta data em outro computador, que utiliza o Mysql 4 e depois restaurou no seu micro colando a os arquivos na pasta data do seu Mysql que é a versão 5.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a tabela realmente existe e aparece esse erro, pode ser em função da péssima estrutura do banco. Isso ocorre quando o usuário do banco faz um backup ridículo copiando os arquivos da base de dados direto na pasta data do mysql. Isso não é correto. Provavelmente você deve ter copiado os arquivos direto da pasta data em outro computador, que utiliza o Mysql 4 e depois restaurou no seu micro colando a os arquivos na pasta data do seu Mysql que é a versão 5.

Não, não foi assim que fiz não. Eu exportei o arquivo .sql pelo phpMyAdmin e depois importei em casa também pelo phpMyAdmin.E a tabela realmente existe, e nela tem o campo 'livro_id', quanto a isso podem ter certeza. O mais estranho é que outras querys que usam essa tabela (inclusive muito mais complexas que essas, e que também usam o campo 'livro_id') funcionam perfeitamente, só essa dá esse erro inexplicável. E essa mesma query, aplicada ao mesmo banco de dados, só que aqui no meu trampo (que usa MySQL 4.1.10a, a propósito), funciona normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Niguém? Por favor galera, o caso agora ficou mais sério. Agora aqui no meu trampo o MySQL é 5 também, então essa query tá dando erro aqui também. Não faz sentido, a query tá certa, não há nada de errado nela.

Compartilhar este post

Link para o post

estou tendo o mesmo erro mas no mysql 4.1 em uma pagina de login, quando o usuario vai fazer o login para verificar os dados no campo senha aparece o erro Unknown column 'kkkkkkk' in 'where clause', mas se eu mudar a senha do usuario e colocar somente numeros ai fica tudo em ordem !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já tentei sem os alias, dá na mesma. Eu reecrevi a query dessa forma:

SELECT livro. * , produto. * , livro_lancamento_id, destaque_idFROM livro, produtoLEFT JOIN livro_lancamento USING (livro_id)LEFT JOIN destaque ON ((destaque_id = livro_id) AND (tipo = 'livro'))WHERE livro.livro_id = $this->livro_idAND produto.livro_id = livro.livro_id

Funciona. Mas não faz sentido, a outra sintaxe também é válida. Agora estou com um problema pior, nessa query:

SELECT pe.pedido_id AS id, pe. * , pe.numero AS pedido_numero, pe.status AS pedido_status, (CASE WHEN (pe.status = 'EM ANDAMENTO'AND pa.status = 'AGUARDANDO'AND e.status = 'NAO-ENVIADO')THEN 'Aguardando pagto.'WHEN (pe.status = 'EM ANDAMENTO'AND pa.status = 'PAGO'AND e.status = 'NAO-ENVIADO')THEN 'Aguardando envio'WHEN (pe.status = 'EM ANDAMENTO'AND pa.status = 'PAGO'AND e.status = 'ENVIADO')THEN 'Enviado'WHEN (pe.status = 'EM ANDAMENTO'AND pa.status = 'PAGO'AND e.status = 'ENTREGUE')THEN 'Recebido'WHEN (pe.status = 'EM ANDAMENTO'AND (e.status = 'RECUSADO'OR e.status = 'DEVOLVIDO'))THEN 'Envio fracassado'WHEN (pe.status = 'FINALIZADO')THEN 'Finalizado'WHEN (pe.status = 'CANCELADO-LOJA')THEN 'Cancelado por nós'WHEN (pe.status = 'CANCELADO-CLIENTE')THEN 'Cancelado pelo cliente'END) AS status_label, ca. * , ca.tipo AS pessoa_tipo, DATE_FORMAT( pe.time_ini, '%d/%m/%Y' ) ASDATA , e. * , en. * , pa. * , pa.status AS pag_status, e.status AS env_status, e.tipo AS env_tipo, DATE_FORMAT( pa.time_pag, '%d/%m/%Y' ) AS data_pag, DATE_FORMAT( e.time_envio, '%d/%m/%Y' ) AS data_envio, DATE_FORMAT( e.time_envio, '%h:%i:%s' ) AS hora_envio, CONCAT( t.descricao, ' ', IFNULL( f.fpag_desc, i.descricao ) ) AS forma_pagFROM pedido AS pe, pedido_pagamento AS pa, pedido_envio AS e, cadastro AS ca, endereco AS en, forma_pagamento AS f, instituicao AS i, forma_pagamento_tipo AS t,LEFT JOIN trans_redecard AS tr ON ( tr.pedido_id = pe.pedido_id )WHERE pe.pedido_id =1AND pe.pedido_id = pa.pedido_idAND pe.pedido_id = e.pedido_idAND pe.cadastro_id = ca.cadastro_idAND en.endereco_id = e.endereco_idAND f.forma_pagamento_id = pa.forma_pagamento_idAND f.instituicao_id = i.instituicao_idAND f.forma_pagamento_tipo_id = t.forma_pagamento_tipo_idLIMIT 0 , 50

O query funciona beleza sem o "LEFT JOIN trans_redecard AS tr". Não dá pra entender. E dessa vez não funciona nem se uso "LEFT JOIN trans_redecard AS tr USING( pe.pedido_id)", ou "LEFT JOIN trans_redecard USING(pedido_id)", etc. Agora, se eu uso simplesmente:

FROM pedido AS pe, pedido_pagamento AS pa, pedido_envio AS e, cadastro AS ca, endereco AS en, forma_pagamento AS f, instituicao AS i, forma_pagamento_tipo AS t, trans_redecard AS tr WHERE pe.pedido_id =1 AND tr.pedido_id = pe.pedido_id

Aí funciona. Mas eu preciso que seja LEFT JOIN (desse jeito é INNER). Mais uma vez, a query (com LEFT JOIN) funciona perfeitamente no mysql 4.xx. A maior besteira que minha empresa fez foi esse upgrade pra mysql 5, só deu dor de cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

precisaria da estrutura das tabelas, alguns dados de exemplo para simular e debugar o erro.. assim não consegui entender realmente...

e sobre a versão nova, tem muitos novos recursos.. não vale a pena voltar para a 4... mas se for essa a alternativa...

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/dow...ing-to-4-1.html

mas faça mais este teste:

SELECT L.*, p.*, LA.livro_lancamento_id, d.destaque_id FROM livro AS LINNER JOIN produto AS p ON p.livro_id = L.livro_idLEFT OUTER JOIN destaque AS d ON ((d.destaque_id = L.livro_id) AND (d.tipo = 'livro')) LEFT OUTER JOIN livro_lancamento AS LA ON LA.livro_id = L.livro_id WHERE L.livro_id = 14

Compartilhar este post

Link para o post

Você está certo colega, se eu colocar assim:

SELECT l. * , p. * , la.livro_lancamento_id, d.destaque_idFROM livro AS lINNER JOIN produto AS p ON (p.livro_id = l.livro_id)LEFT JOIN destaque AS d ON ((d.destaque_id = l.livro_id)AND (d.tipo = 'livro'))LEFT JOIN livro_lancamento AS la ON la.livro_id = l.livro_idWHERE l.livro_id =14LIMIT 0 , 50

Então funciona. Mas a ',' tem (ou costumava ter) o mesmo efeito que 'INNER JOIN'. "FROM livro AS l

INNER JOIN produto AS p ON (p.livro_id = l.livro_id)" tem o mesmo efeito que "FROM livro AS l, produto AS p (...) AND p.livro_id = l.livro_id".

Aliás, isso continua funcionando. Mas reparei, não só nesse, mas também em uma porção de outras querys, que muitas vezes dá problema quando se usa essa sintaxe da ',' e um 'LEFT JOIN' na mesma query. Se for isso mesmo, é um bug, pois em tese a sintaxe está correta. Quanto as vantagens do MySQL 5, até agora não vi nenhuma, mas também não pesquisei sobre o assunto. E o fato é que o grosso dos serviços de hospedagem por aí ainda usam MySQL 4 (alguns, como o Terra, ainda estão no 3).

Compartilhar este post

Link para o post

eh... complicado... qdo muda de versão eh uma desgraça..ahuhaua

mas assim... normalmente, pelo menos em oracle, se usa uma "regrinha"... qdo se usa relacionamento usando inner, left etc.. toda a query tem esta lógica.. qdo se usa relacionamentos com virgulas, toda a query tem virgulas, se o uso de inner e left... e no oracle se faz estas querys assim...

SELECT *FROM tabela1, tabela2 WHERE tabela1.codigo = tabela2.codigo -- INNER JOINSELECT *FROM tabela1, tabela2 WHERE tabela1.codigo(+) = tabela2.codigo -- LEFT OUTER JOIN
não sei se funfa no MySQL.. mas você pode tentar...

e qto as funcionalidades... acho q são indiscutíveis (apesar do bug informado)... Views, procedures, subquerys, function, melhora na parte transacional, etc, etc...

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.