Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabianomonte

problema de chaves primárias

Recommended Posts

ola pessoal, estou com uma dúvida com mysql:tenho uma tabela VENDEDORES com os campos: id, nome, email e telefone.Certo, estes vendedores irão ter metas mensais.Pensei em criar uma tabela chamada METAS com os campos: id, id_vendedor, mes_e_ano, meta.Como eu faço para que id_vendedor e mes_e_ano sejam uma chave única??? Para que eu não insira informações repetidas tipo:TABELA METASid - id vendedor - mes e ano - meta-----------------------------------------1 1 04/2006 1001 1 04/2006 50-----------------------------------------Existem aí dois valores de meta para o mesmo vendedor (100 e 50) sendo que as duas pertencem ao mesmo mes do ano. Isso é errado. Eu tenho que ter uma meta por mes.Alguem pode solucionar o meu caso? =)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabiano tem como criar chave primária-composta, ou seja usar mais de um campo para chave primaria. Mas na verdade acredito ser mais fácil tu fazeres o tratamento de inserção de dados no script. Como normalmente fazemos em cadastros. Por exemplo quando criamos um cadastro em sites teremos que antes de inserir os dados fazer uma consulta para saber se este usuário não existe. No seu caso antesde inserir a meta para o vendedor em tal data, você terá que criar uma consulta para ver se existe meta para tal data e então somar as metas. Ou consulte o manual do MySQL em português http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/index.html Acho que é isto. Falou.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.