UsinaMod 0 Denunciar post Postado Julho 24, 2006 Bom dia! Estou estudando sozinho em casa sobre logica. então fiz esses exercicios mais nao sei se esta correto. alguem poderia analizar e me dizer... caso esteje errado , se possivel me explique o que eu fiz e como devo consetar. obrigado pela compreenção... Usando a estrutura de repetição (repita...até) elabore um algoritmo que leia 100 números inteiros, maiores que zero e imprima os seguintes resultados: a) A soma de todos os números impares; B) O produto de todos os números pares; c) Quantos números múltiplos de 10 (inclusive), foram digitados; d) Quantos números múltiplos de 3 (inclusive), foram digitados; Algoritmo Números Variáveis Cont, Múltiplo 10, Múltiplo 3: inteiro Soma Impares, Produto Pares, Num: real Inicio Num>0 Produto pares = 1 Repita Escreva(‘Digite um número”); Leia(num); Se num div 2 <> 0 então Soma Impar<- Soma Impar + num Escreva(“soma dos números impares=”Soma Impar); Senão Produto Par<- Produto Par *num Escreva(“produto dos números pares=” Produto Par); FimSe Se num div 10 então Multiplo10 <- Multiplo10 + 1 Escreva(“Quantidade de números múltiplos de 10=”Multiplo10); Senão FimSe Se num div 3 então Múltiplo10 <- Multiplo10 + 1 Escreva(“Quantidade de números múltiplos de 10 =”Multiplo10); Senão FimSe Se num div 3 então Múltiplo 3 <- Múltiplo 3 + 1 Escreva(“Quantidade de números múltiplos de 3 =”Múltiplo3); FimSe Cont <- Cont + 1 Até (Cont = 100); Fim Usando a estrutura de repetição (para...faça) elabore um algoritmo leia os dados pessoais de 20 pessoas, mais precisamente a idade e o sexo, e que calcule e imprima os seguintes resultados: a) Total de pessoas com menos de 18 anos; B) Total de mulheres com mais de 23 anos; c) Total de homens com 18 anos; d) Total de homens; e) Total de mulheres; Algoritmos Dados Variáveis Idade, sexo, sexo M, sexo F, Resp A, Resp B, Resp C: inteiro Inicio Id>0 Para Aprovado de 1 até 20 passo 1 Escreva(“Digite a idade”); Leia (Id); Se Id<18 então RespA <- RespA + 1 Senão Fimse Escreva(“Digite o sexo”); Escreva(“Para masculino digite M); Escreva(“Para feminino digite F”); Leia(Sexo); Se Sexo = M ou M então SexoM <- SexoM + 1 Senão FimSe Se Sexo = F ou F então SexoF <- SexoF + 1 Senão Escreva(“Digito inválido”); FimSe Se Id>23 e SexoF então RespB <- RespB +1 Senão FimSe Se Id = 18 e SexoM então RespC <- RespC + 1 Senão FimSe Escreva(“Total de pessoas com menos de 18 anos”RespA); Escreva(“Total de mulheres com mais de 23 anos”RespB); Escreva(“Total de homens com 18 anos”RespC); Escreva(“Total de homens”SexoM); Escreva(“Total de mulheres”SexoF); FimPara Fim Usando a estrutura de dados homogênea unidimensional (Vetor) elabore um algoritmo que leia dois vetores contendo a nota 35 alunos. O Vetor1 contém a nota do 1° bimestre e o Vetor2 contem a nota do 2° bimestre. Em seguida armazene em um Vetor3 a média das notas dois vetores lidos. Calcule a média da turma, o total de alunos que tiraram notas acima da média. Ao final, imprima o vetor resultante, a media da turma, e total de aluno de obtiveram nota acima da média. Algoritmo Notas Variáveis Vnotas1: vetor [1..35] de real Vnotas2: vetor [1..35] de real Vmedia: vetor [1..35] de real Media, somamedia, mediadaturma: real; Aprovados: inteiros; Inicio Somadamedia:0 Para i de ate 35 passo 1 faça Escreva(“nota do primeiro bimestre”); Leia (Vnotas1 ); Escreva(“Nota do segundo bimestre”); Leia (Vnotas2 ); Media:=(Vnotas1 +Vnotas2 /2); Vmedia=media Somadamedia:=somadamedia+media FimPara Mediadaturma:=somadamedia/35 Para i de 1 ate 35 passo faça Leia(Vmedia ); Aprovado:=0; Se Vmedia>mediadaturma entao Aprovado:=aprovado+1; FimSe Escreva(“media do aluno”Vmedia ); FimPara Escreva(“media da turma”mediadaturma); Escreva(“alunos acima de media”aprovados); Fim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
WXB 0 Denunciar post Postado Julho 25, 2006 Olá UsinaMod... você ta indo pelo caminho certo mais podemos melhorar um pouco mais a sua lógica... Vamos lá intaum... Primeiro exercício: Dentro da estrutura de repetição Repita depois de lido o número você deve verificar três situações: 1ª Situação: Se o resto da divisão do número lido por 2 é igual a zero...(e não a divisão do número como você fez) - Caso seja zero: Então o número é par.Daí tem que se calcular os produtos dos números pares; - Caso seja diferente de zero: Então o número é ímpar.Daí tem que se calcular a soma dos números ímpares 2ª Situação: Se o resto da divisão do número lido por 10 é igual a zero. - Caso seja zero: Então o número é múltiplo de 10.Daí tem que se calcular a quantidade dos números multiplos de 10. 3ª Situação: Se o resto da divisão do número lido por 3 é igual a zero. - Caso seja zero: Então o número é múltiplo de 3.Daí tem que se calcular a quantidade dos números multiplos de 3. Depois fora da estrutura de repetição é só mostrar as saídas dos resultados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
WXB 0 Denunciar post Postado Julho 25, 2006 Segundo Exercício: Dentro da estrutura de Repetição Para depois de ler o sexo e a idade verificar duas situações: 1ª Situação: Se a idade lida é menor que 18 anos. - Caso seja.Deve-se calcular a quantidade das idades menores que 18 anos. 2ª Situação: Comparar o sexo lido. - Se o sexo lido for Masculino: Então tem que se calcular a quantidade de pessoas do sexo masculino. *Ainda dentro da estrutura condicional tem que se verificar: -- Se a idade do sexo masculino lido é igual a 18 anos.Caso seja calcular a quantidade de pessoas do sexo masculino com idade igual a 18 anos. - Senão é Masculino...então o sexo é Feminino: Então tem que se calcular a quantidade de pessoas do sexo feminino. *Ainda dentro da estrutura condicional tem que se verificar: -- Se a idade do sexo feminino lido é maior do que 23 anos.Caso seja calcular a quantidade de pessoas do sexo feminino com idade maior do que 23 anos. Depois fora da estrutura de repetição é só mostrar as saídas dos resultados...(E NÃO DENTRO DA ESTRUTURA) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
WXB 0 Denunciar post Postado Julho 25, 2006 Terceiro Exercício: Dentro da primeira estrutura de repetição Para: - Ler as notas do primeiro e segundo bimestre. - Calcular as médias e armazenar no terceiro vetor. - Somar as médias. Depois calcular a média total das notas. Dentro de outra estrutura de repetição Para: - ler as médias das notas armazenadas no terceiro vetor. - Daí verificar se as médias das notas armazenadas no terceiro vetor é maior que a média total das notas.Caso seja verdadeiro calcular a quantidade dos alunos com notas acima da média total. Depois só mostrar as saídas dos resultados... Espero tê-lo ajudado UsinaMod... Qualquer dúvida tamos aí... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites