Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jean_br

Pegar dados de um arquivo txt

Recommended Posts

Olá pessoal...

seguinte gostaria de uma ajuda para criar uma rotina para pegar dados de um arquivo.txt e mostrá-lo na tela do PC

ex:

tenho um arquivo chamado "z.txt"

nesse arquivo tenho os seguintes dados:

a

b

c

d

Ao executar a rotina, o script deve pegar os dados do arquivo "z.txt" e "imprimir" na tela do micro dessa maneira:

Linha 1: essa é a letra a

Linha 2: essa é a letra b

Linha 3: essa é a letra c

Linha 4: essa é a letra d

DETALHE: se der como fazer tbm para o número da linha (Linha 1, Linha 2) for automático.... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok... se encaixa quase que perfeitamente,porém no meu caso não existe "," no início e no final de cada valor do arquivo txt, como não entendo muito, não sei como fazer que a rotina reconheça isso...o contador de linhas eu consegui adaptar......

Compartilhar este post

Link para o post

eu já tinha tentado essa opção....

mas como tenho frases/palavras com diferentes tamanhos fica impossível eu usar a rotina dessa forma.....

eu teria que fazer a rotina reconhecer linhas, independete do tamanho da(s) frase/palavra(s)...

ou então, outra alternativa seria:

fazer outra rotina, para colocar automaticamente uma virgula no início e no final da linha (onde termina da palavra/frase) e dae utilizar essa rotina para extrair os dados....

caso contrário... tereia que colocar manualmente essa dita vírgula.... pelo menos já consegui agilizar a montagem das frases... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

sim é isso mesmo....fiz aquele exemplo porque pensei que a rotina fosse reconhecer uma linha inteira e não determinados pontos (no caso vírgulas)...mas é como você mostrou acima

Compartilhar este post

Link para o post

graaaaaande Thiago Ferreira...você é sangue bom........funcionou perfeitamente e vai me ajudar pra caracas...DEUS TE ABENÇOE AMIGOmuitíssimo obrigado...aproveitando.... amigo poderia me indicar alguns livros, apostilas ou algo parecido para que eu possa estudar PHP...tem que ser no "braço", porque aqui onde moro não existem cursos específicos para esse fim.mais uma vez obrigado....um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal seguinte:

dei uma turbinada no código acima deixando-o assim:

<?php$adiciona_modelos = $_POST['modelos'];$arquivo = fopen("modelos.txt","w");$escreve = fwrite($arquivo,"$adiciona_modelos");$fecha = fclose($arquivo);$handle = fopen ("modelos.txt", "r");$conteudo = "";$data = fread($handle, filesize("modelos.txt"));fclose ($handle);$data = explode("\n", $data);for($i=0;$i<count($data);$i++){$combo = $_POST['combo'];$fab = strtoupper($_POST['fab']); $ky=$ky+1;echo "combo" . $combo . "[$ky]=new Option(\"" . $data[$i] . "\",\"java script:seleciona('" . $data[$i] . "','" . $fab . "')\")<br>";}?>

de maneira que recebendo dados do formulário:

<form name="form1" method="post" action="1.php">Combo n.: <input name=combo size=16 maxlength=16 value=""><br><br>Faricante: <input name=fab size=16 maxlength=16 value=""><br><br>Modelos:<br><textarea cols="80" rows="20" name="modelos"></textarea><br><br><input value="OK" type="submit"></form>
o script abra o arquivo modelos.txt apague o que lá está escrito e regrave com os dados recebidos do campo de texto "modelo".

prosseguindo ele vai pegar os dados dos outros dois campos do form e montar o escrito em echo.

ok

está quase tudo certo. O QUE ACONTECE:

vamos supor que o campo de texto "modelos" contenha os seguintes dados

uno

siena

palio

assim como está. um em cada linha.

como está imprimindo:

combo12[1]=new Option("uno ","java script:seleciona('uno ','FIAT')")

combo12[2]=new Option("siena ","java script:seleciona('siena ','FIAT')")

combo12[3]=new Option("palio","java script:seleciona('palio','FIAT')")

observem nas palavras em negrito que nas duas primeiras linhas existe um espaço entre a palavra (uno e siena) e a última aspa, enquanto na última linha está como deveria ficar, ou seja, sem o dito espaço.

no arquivo modelos.txt (onde foi gravado os dados recebidos do campo texto "modelos") não existe espaço no final de cada palavra/linha.

como poderia fazer para retirar esse espaço?

será que fui claro?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.