Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gogo

Campanha Publicitária

Recommended Posts

Olá pessoal da Mídia. ;)

Gente..., eu peguei um montão de textos e tentei deixá-los o mais pertinente e compactados na medida do possível.

Também estou fazendo modificações para que todas as pessoas possam usá-lo de base para montar rascunhos ou ter idéias.

Se alguém quiser ajudar, coloque a sua idéia que eu coloco junto e modifico o texto abaixo.

Se acham que tem coisa errada, por favor me digam para nós podermos melhorar isto ainda mais...

Dêem uma olhadinha

PS: Isso é um "rascunho bem feito". É lógico q existem muito mais estudos para se montar uma campanha ou projeto, mas pode-se começar daí!

Aí vai: :rolleyes:

//Começa aqui!

Conceitos sobre campanha publicitária!

Passos a serem seguidos:

1 – Briefing

O briefing é dividido em duas partes:

1. Informações gerais

2. Instruções para formulação de estratégia

sendo que estes itens são subdivididos da seguinte forma:

Informações Gerais:

1. Empresa

2. Produto

3. Mercado

4. Consumidor

5. Distribuição

6. Preço

7. Concorrência

8. Ação de comunicação já realizadas e pesquisadas.

Instrução para formulação de estratégia

1. Objetivos de marketing

2. Objetivos de comunicação

3. Conteúdo básico de comunicação (opinião dele e suas restrições)

4. Verba (capital)

5. Prazo

6. Mídia

7. Outros recursos (promoção, merchandising, mala direta etc...)

Analise de cada fator (analisando as sub categorias)

1. Empresa (dentro disso você tem q analisar)

- histórico

- estrutura organizacional

- integração corporativa

- filosofia gerencial

- corpo diretivo

- localização das unidades

- mercados em q atua

- linha de produto - serviços

- outras info relevantes para desenvolvimento de uma campanha

2. Produto

- nome

- categoria

- embalagem (tipos, pesos, conteúdos, etc)

- formas de uso / consumo - sazonalidade

- composição industrial / matérias primas

- quais são as principais características diferenciais

- pontos positivos e negativos do produto

- influências culturais, religiosas, geográficas etc

3. Mercado

- o tamanho do mercado

- os principais mercados (áreas regiões estado etc

- a participação do produto nesse mercado (volume)

- a evolução do mercado

- sazonalidade

4. Consumidor

- definir quem consome // usa o produto dividindo por sexo, classe social, faixa etária, ocupação profissional, estado civil, etc

- hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto, tais como: periodicidade de compras, quantidades compradas.

- onde compra, quem compra e onde é feita a compra

- quem decide a compra

- as razões são racionais ou emocionais

5. Distribuição

- sobre os canais mais utilizados, quantos são e qual / porcentagem de participação do canal

- o que pode ser feito no sentido de que esta distribuição pode ser melhorada (novos pontos de vendas - outros, espaço etc)

- verificação de possíveis restrições legais, éticas ou políticas para que a distribuição seja melhorada

6. Preço

- Os preços do produto e sua relação com a concorrência (baixo, normal, alto...)

- verificar restrições legais para estabelecer preço

(controle governamental)

- política de preços para o produto - critérios utilizados para composição dos preços

- reação do consumidor em reação ao preço produto

- preço para o distribuidor e consumidor final

7. Concorrência

- definir os principais concorrentes diretos, produto e fabricantes

- quais os preços praticados pelos concorrentes como descontos especiais, bonificações, prazos de pagamento, etc...

- pontos positivos e negativos dos produtos da concorrência

- principais campanhas de propaganda da concorrência / temas de sucesso / insucesso, mídia usada, período

- promoção de vendas e merchandising da concorrência / peças, temas, presença dos produtos de venda,

- atuação, receptividade junto ao consumidor final e ao varejista

8. Ações de comunicação já realizadas e pesquisadas

- comente sobre as campanhas de propaganda já feitas para o produto / objetivos/ posicionamento / temas / mídias usadas

- ações de marketing direto

- estrutura gerencial - vendas

- material de apoio para vendas - folder, cartas, fichas de pedido, catálogos, etc

- relações publicas assessoria de imprensa, press release, press kit

- pesquisas.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

2 – Pesquisa de mercado e análise de concorrência

Analisar o mercado consumidor e todas as concorrências.

Mercado consumidor – São as pessoas a quem a sua campanha deve atingir.

Pesquisa-se o nível cultural, social, econômico, idade e toda informação que se julgue necessária para a divulgação do produto e persuasão do cliente.

3 – Brainstorm

É a chuva cerebral, que consiste, basicamente em uma reunião de idéias, com as quais se começa o projeto.

Nenhuma idéia pode ser descartada ou ridicularizada, e ficam a disposição do moderador do Brainstorming, que diz o que é aproveitável ou não.

4 – Definição de Conceitos e Funcionalidade

Definição dos conceitos do produto ou informação a ser divulgada e de sua funcionalidade (do produto, custo-benefício, para com o consumidor).

Também faz parte desta etapa a definição dos meios de veiculação do produto (Mídias de veiculação – Tv, Rádio, Jornais, Revistas, Internet e outros meios não usuais de veiculação).

Existem vários tipos de mídias alternativas, as quais normalmente, muitas pessoas procuram para obter produtos diferenciados.

5 – Criação

É a parte na qual se começa a criação da parte de publicidade (divulgação) e do design (Conceitos de cores e formas).

É aqui que se definem os conceitos sobre a parte visual do produto e alguns das partes de divulgação.

(Todas as partes, tanto de divulgação e de criação vão ficando intrínsecamente ligadas na medida em que o projeto anda, portanto elas podem fazer alterações / inclusões entre si, sem perder sua característica original, a definida pelo briefing)

6 – Produção

É a produção propriamente dita.

Tem como finalidade a criação (desenvolvimento e final) e definição dos meios de veiculação e a sua concretização.

Aqui se juntam as partes conseguidas anteriormente (passos) para definir a produção. É a anexação de informações para produzir o que foi criado (design, metas, etc...)

7 – Publicidade ou Propaganda.

É a divulgação do produto/empresa nos meios de veiculação e maneiras definidas pela empresa.

Nessa parte vão entrar em jogo a destreza, a criatividade e a intuição do produtor da campanha.

Lembre-se: O importante é se comunicar, não importando o nome dado à isto!

//Termina aqui!

PS: (Brigadão Felina e Hyper-boy pela ajuda direta nos artigos - Eu amo vcs).

:D

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom gogo.. vou ler com mais calma, no fim de semana... e opinar..Mas quero q vcs opinem no meu post pendurado tbm.. valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, D-man!Eu vou dar uma olhada no seu post.Peraí... Qual deles?

Compartilhar este post

Link para o post

hehethe void

Compartilhar este post

Link para o post

ah uma pergunta gogo curiosidade você é formado em q quer fazer publicidade - pq você diz mudar de profissao ai pesei q você já é publicitario?

Bom, em 1º lugar, boa tarde, "Tygra"! :P O negócio é o seguinte:Eu não sou publicitário, mas estou encantado com a complexa gama de assuntos que este tema abrange. Por isso eu "postei" e pedi "ajuda de quem sabe" alguma coisa de publicidade e propaganda, e não de pessoas que desejam prejudicar os outros e "apagar a estrela alheia" para ascender a sua. :) Se você fosse tão profisional quanto se diz, iria perceber que o meu tópico é só um rascunho, e não um planejamento de marketing, como você achou.Se você quiser me ajudar a conhecer melhor este tema, eu agradeceria muito, pois não é todo dia que nós temos a oportunidade de conversar com alguém que entende tanto do assunto e seja tão "simpática". :P Outra coisa, muito obrigado pela parte de "Briefing"que você postou no outro fórum.Ela foi de grande valia para mim. Mesmo!!!!! :D PS:O fórum é para pessoas que querem AJUDAR, e não DESTRUIR alguém.Meça suas palavras e pratique um pouco de cidadânia. É bom só para variar..... ;) Valeu......

Compartilhar este post

Link para o post

nao to destruindo ninguem - mas q palavra forte né ...enfim ai nem vou falar nada - você q sabe poe o q quiser o babado é seu e oo outro forum é o vip codigo

quando for ciar algo de autoria minha - por favor coloque o link da onde tirou no casao do brienfing foi com www.vipcodigo.com.br

já q você nao tem dimdim pra pagar direito autoral sobre materias - o minino da cordialidade na net é dar o nome da pessoa que escreveu a materia e o link da onde foi tirado

boa sorte na publicidade

ps.: cidaddania faço e muito no vip ajudo a todos até com empregos e além de parte social q nem você sabe q eu faço e tals então pelo amor de deus fica sussu ai e para de sensacionalismo pq você foi terrivel

ps2.: uma hora você fala Conceitos sobre campanha publicitária depois agora fala q eu falei planejamento de marketing - ah para né antes de postar algo q acha q é o certo pra ajudar os outros tenha certeza do q fala - nao especule nada - sei q o intuito é o de ajudar mas você nao sabe o q passa na cabeça do pessoal tipo ah vou ler isso aqui e ja sei fazer uma camapnha - olha ja conversei com muito menino daqui de 2 anos atras na maioria falava vou so estudar por aqui na net nao vou fazer facu pq tem tudo na net - o q acho uma burrice - por isso tome cuidado no seu nobre ato de ajudar pq as vezes prejudica e nem ta sabendo

mas você é o sabidao e eu sou a nao profissional né fazer o q va em frente q atras vem gente e realmente boa sorte no mercado publicitario

até

É gatinha.... eu já vi q n adianta falar com você!

Tem a kbç muito fechada, senhora "facul".

(**edit..**) ;)

Não quer ajudar, n ajuda. Mas n tente apagar os outros!

Se você sabe tanto, o seu dever é ensinar, e n destruir ou fazer graça.

Sabe de uma coisa...... Eu sinto muita pena de você, de verdade! :(

Eu fiz alguns amigos aqui e gostaria q você fosse uma, mas to vendo q vai ser difícil.

Bom, o q eu posso falar, né?

Boa sorte, Tygra..... E passe bem.

PS: Se você não sabe ler, eu citei o seu nome e o do HyperFast.

Como você deve saber, pela lei da cordialidade você tem o dever de citar o NOME da fonte.

Foi o q fiz.

mas de qualquer maneira, ta aew o url - www.vipcodigo.com.br - que tem o excelente tópico sobre briefing!

Se eu estou sendo grosseiro, é porque você me induziu à isso, com seus comentários jocosos e de péssima bravata!

Desculpe a todos os outros membros, mas essa felina é muito arisca.

Acha q todo mundo quer detonar ela (hehehehehehe)!

Fui........ :D

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu estou sendo grosseiro, é porque você me induziu à isso, com seus comentários jocosos e de péssima bravata!

Brother não pude resistir... esse paragrafo foi muito engraçado.. ehehehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

Brother não pude resistir... esse paragrafo foi muito engraçado.. ehehehehhe
hehehe..... A arte do "chistes jocosos" hehehehehehe.Coisa mais demodeé, né? huahuahuahuahuahuahua.Por falar nisso, o q você achou deste rascunho, sr. D-man?Dá p ter noção da intenção?Cara, você está apaixonado, né? (seu avatar).É muito bom. Eu estou enrolado há três anos e quero ficar ainda mais!Belo gesto o seu! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba Tygra não precisava botar tanta "mala", nem quebrar o muleke no meio q nem você fez né.... ;) Se você acha q não fez isso da um lida melhor nos seus posts!!Eu faço P.P. tmb, e trabalho com isso, e acho q para um rascunho ta muito coerente, não sei de onde essas ideias foram tiradas (acho q a fonte até tem q ser citada mesmo), mas parece bom!!Boa sorte para os dois, e sem brigas né pessoal, temos aqui no Forum gente de todas as áreas e todos os estilos, o melhor q podemos fazer e ajudar a todos na medida dopossivel, e nunca desistimular uma cabeça fresca e fervendo de ideias, bom claro q essa é só minha opinião...Ps. Tygra não fca brava comigo não hein, foi só a impressão q eu tive ao ler esse tópico, e usei o maior trunfo q um homem pode ter, a sinseridade.Um beijo pra você!![]'s pra todos!!

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe..... A arte do "chistes jocosos" hehehehehehe.Coisa mais demodeé, né? huahuahuahuahuahuahua.Por falar nisso, o q você achou deste rascunho, sr. D-man?Dá p ter noção da intenção?Cara, você está apaixonado, né? (seu avatar).É muito bom. Eu estou enrolado há três anos e quero ficar ainda mais!Belo gesto o seu! :D

Achei muito legal seu rascunho... e pode ter certeza q vou pesquisar sobre muitos pontos citados nele..VALEU!Sobre estar a apaixonado eh f***.. eheheh.. nunca imaginei q eu ia ser assim :) .. sempre fui galinhão.. agora me apeguei de vez...estou faz quase 10 meses... amanha faz 10 meses!

Compartilhar este post

Link para o post

Caras, valeu pelo estímulo!Agora acho q estou no caminho certo!!!Vou gastar uns R$ 600,00 em livros (de psicologia da cor até Philip Kotler) e vou dar o melhor de mim.Depois q eu ganhar $$$, vou fazer "facul" (é muito caro e em casa nós ganhamos, os três juntos [eu, minha mãe e minha irmã - meu pai faleceu -], menos de R$ 1.000,00 - é fd mais vai dar certo!!!)Valeu pela cinceridade, Dan. Mesmo! ;) E você héin, D-man, quem diria..... :o Parabén cara :D . É assim mesmo. Qto mais você olhar para aquele rostinho, mais e mais você vai ficar com "cara de sapo-boi".Parabéns, cara. Mantenha-se assim (na linha, ex-chiken-man) (brincadeira!).Caras, obrigado. Se alguem quiser complementar alguma coisa, vai fundo...Estou ak para aprender....Fui........

Compartilhar este post

Link para o post

Caras, valeu pelo estímulo!Agora acho q estou no caminho certo!!!Vou gastar uns R$ 600,00 em livros (de psicologia da cor até Philip Kotler) e vou dar o melhor de mim.Depois q eu ganhar $$$, vou fazer "facul" (é muito caro e em casa nós ganhamos, os três juntos [eu, minha mãe e minha irmã - meu pai faleceu -], menos de R$ 1.000,00 - é fd mais vai dar certo!!!)Valeu pela cinceridade, Dan. Mesmo! ;) E você héin, D-man, quem diria..... :o Parabén cara :D . É assim mesmo. Qto mais você olhar para aquele rostinho, mais e mais você vai ficar com "cara de sapo-boi".Parabéns, cara. Mantenha-se assim (na linha, ex-chiken-man) (brincadeira!).Caras, obrigado. Se alguem quiser complementar alguma coisa, vai fundo...Estou ak para aprender....Fui........

Eu to num barco parecido gogo, la em casa a gente vive bem, mas meus pais naum tem condição de me bancar uma faculdade, por isso talvez ano que vem, eu consiga entrar para a faculdade de PP.. vou tentar bolsa.. estagio.. pra diminuir a mensalidade q EU terei q pagar :(

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to num barco parecido gogo, la em casa a gente vive bem, mas meus pais naum tem condição de me bancar uma faculdade, por isso talvez ano que vem, eu consiga entrar para a faculdade de PP.. vou tentar bolsa.. estagio.. pra diminuir a mensalidade q EU terei q pagar :(
É.... cara, é meio duro, mas assim é melhor.Eu penso q desta maneira, nós aprendemos a dar mais valor, até mesmo pelo sacrifício, né?Qd você for tentar alguma coisa (de facul), me avise q "nóis vamu junto" brow. :D Boa sorte, "Sócio".Para todos nós.

Compartilhar este post

Link para o post

;) ISSOAe!

Yeah!Mudando de assunto.....Cara, adorei o título da sua hp." A internet mais minha do que nunca" .huahuahuahuahuahuahua - MUITO original cara, gostei mesmo! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Um monte de gente comenta do titulo.. ehehe!

Não é atoa...É muito bem bolado cara. De verdade mesmo!Por falar nisso... dê uma olhada nisto - Agência Pró2 de Publicidade e me diga o q acha....Aliás, todo mundo q ver este tópico, por favor, opinem sobre este design. É muito importante para mim.Valeu.....

Compartilhar este post

Link para o post

Aconselho você a não criar splash screen.. ou pagina de entrada... a não ser que o site possua versoes em html e em flash

Compartilhar este post

Link para o post

Achei muito legal seu rascunho... e pode ter certeza q vou pesquisar sobre muitos pontos citados nele..VALEU!Sobre estar a apaixonado eh f***.. eheheh.. nunca imaginei q eu ia ser assim :) .. sempre fui galinhão.. agora me apeguei de vez...estou faz quase 10 meses... amanha faz 10 meses!
Dia 8 faço 2 anos e meio de namoro..hehehe.. ja tamo mudando o assunto do topico....Mas voltando ao topico, essa Tygra eh muito chata...a mina se acha muito, meu Deus

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.