Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Maretti

Comando Try

Recommended Posts

Oi Galera!

 

Olha só... trabalho com PHP já faz um certo tempo e nos meus sistemas sempre usei o mínimo de JavaScript... só o basicão mesmo.. o necessário....

 

Mas sabem como é né... esse mundão da informática anda rápido d+... e se a gente ficar de bobeira ela passa por cima da gente como um trator!.... então resolvi estudar Ajax (como quase todos dessa área) para me atualizar e criar páginas mas profissionais...

 

O meu problema é que JavaScript eu manjo muito pouco,... mas estou tentando destrinchar alguns pequenos exemplos aqui e gostaria da ajuda da galera!

 

Em um dos exemplo eu já enrosquei no inicio...!

 

function Dados(valor) {//verifica se o browser tem suporte a ajaxtry {	ajax = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");} //AQUI ESTÁ A MINHA DÚVIDAcatch(e) {		 try {			ajax = new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP");		 }		 catch(ex) {			try {			   ajax = new XMLHttpRequest();			}			catch(exc) {			   alert("Esse browser não tem recursos para uso do Ajax");			   ajax = null;			}		 }	  }

O que seria "catch(e)" ???

 

Nem precisa me explicar o script todo não... q acho (rsrsrs) q estou entendendo, mas o comando "catch(e)" eu não faço a mínima idéia do que seja!

 

Alguém pode me ajudar....?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. Tudo bem?

 

 

Bem... esse try/catch serve para tratamentos de erros em JavaScript. Ele funciona +ou- assim:

 

try { //Tente executar isso	 //Códigos que podem dar errocatch(e) { //Se ocorrer algum erro, capture ele dentro da variável "e"	 //Códigos de resposta aos erros}

Entendeu? No seu caso é pq ele tenta pegar o XMLHttpRequest para IE. Se der erro ele tenta da maneira tradicional. Se der erro novamente é pq o browser não possui esse suporte!

 

Já falei sobre isso em http://forum.imasters.com.br/index.php?sho...=172339&hl=, dá uma olhada lá!

 

 

Espero ter ajudado. Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não querendo ser chato (e sendo), apenas algumas observacoes... :P A respeito do 'bloco' (e não 'comando'): try { // Tente executar... } catch(exception) { // Se houve exececao, capture aqui... }Além dele capturar 'erros' de run-time ele também captura excecoes lancadas por métodos.Se um metodo lancar um excecao, imediatamente a excecao é enviada para o bloco catch() que recebe como argumento um objeto(nao variavel) que representa a excecao.É um plágio mal-feito do mesmo bloco existente no Java.Mesmo porque Java é fortemente tipado e o bloco acaba por receber excecoes lancadas de metodos... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.