Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ronanlumb

Carregar páginas em DIVS

Recommended Posts

Dalhe galera.

Estive ultimamente dando uma lida sobre o que é o AJAX e como funciona. Peguei um exemplos e usei. Mas como acho que em grande parte do pessoal, ainda não ficou muito claro pra mim.

Então venho pedir ajuda de quem ja sabe do assunto.

Meu "problema" é o seguinte.

Tenho atualmente um site que é dividido em 3 colunas, sendo:

| MENU | CONTEUDO | OUTRO MENU |

Neste site criei as paginas e como a maioria faz dependendo do link, é incluido na coluna CONTEUDO, uma pagina php correspondente ao link ex: meusite.com.br/?pagina=novidades.

Pois bem agora estou querendo fazer qse a mesma coisa. quero deixa o site com a mesma estrutura de 3 colunas e modificar somente a coluna conteúdo, mas como utilizando-se de AJAX tem como modificar só o conteúdo da COLUNA CONTEÚDO sem ter que recarregar toda a página. Gostaria de fazer deste modo. Para agilizar e economizar no trafego.

Dei uma olhada no código do micox que está no tópico http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=172859 e funcionou corretamente.

Agora o meu problema é o seguinte: ele está funcionando mas os meus links estão assim :

<a href="java script:;" onclick='ajaxGet("home.php?b=2",document.getElementById("meio"),true)'> LINK </a>
Sendo assim aparece no link um JAVA.

Quero ver se tem como fazer para continuar usando este outro código mas que os links não apareçam com java script:; pois deste modo não tem como os usuários acessarem uma determinada área do site diretamente por um link. EX: http://www.meusite.com/?pagina=imagem

Da forma que esta o usuário terá que entrar no site e somente depois clicar em imagem.

Fui claro? Espero que sim.

Obrigado gente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui eu te respondo.

A solução consiste em voce colocar um endereço REAL em href e colocar um "return false" ao final do onclick.

Ficará assim:

<a href="home.php?b=2" onclick='ajaxGet("home.php?b=2",document.getElementById("meio"),true); return false'> LINK </a>

Compartilhar este post

Link para o post

Cara show de bola mesmo. Funcinou certinho.

Agora só uma outra dúvida heh. Tem como mudar tmb a URL lá em cima. para que o usuário possa copiar a URL que aparece lá?

<a href="?pagina=home" onclick='ajaxGet("home.php",document.getElementById("meio"),true); return false'> LINK </a>

Ae depois qua do clicar mudar la em cima. para www.site.com/?pag=home e assim por diante, pois nem todos copiam o link e sim oque aparece na URL la em cima na barra de endereços.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora só uma outra dúvida heh. Tem como mudar tmb a URL lá em cima. para que o usuário possa copiar a URL que aparece lá?

Aí só se for sem AJAX.(ou se você conseguir descodificar a mágica que o GMail faz hheh)Mas lembre-se, não use ajax para carregar a página inteira. Ele não foi feito pra isso. Ele foi feito pra melhorar a experiência pro usuário e pro programador, e não pra complicar.Té mais. hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Certo então veja se você me aconselha usar AJAX assim ou não.Meu site é o www.needforlumbriga.com. Atualmente temos mais de 3k de visitas unicas diárias, lógicamente que divididos entre o fórum e o site.Caso você entre e navegue no site ira verificar que só muda o centro. Então estou querendo usar ajax justamente para isso. COntinuar modificando só o centro e sem recarregar todo o resto.Pois digamos que tenho 1500 visitas no site. Por dia. E cada um dessas 1.5 visitar 2 seções diferentes. Então só de não ter que recarregar todo o site novamente. Posso economizar um pouco no tráfego. Mesmo levando em consideração a cache do navegador. O mínimo que seja da para economizar. E ficar mais rapido. Além de ser uma "nova tecnologia" no site.Verifiquei outro "problema" no uso.Caso todas as seções façam consultas ao banco tenho que colocar o código de conexão ao BD em todas as seções.

Compartilhar este post

Link para o post

Umm então realmente eu não tenho conhecimentos pra te ajudar:1) Se fizer com ajax, não irá mudar o endereço do topo2) Se fizer com frames, também não irá mudar o endereço do topo.As duas únicas soluções que eu vejo são:1) Descobrir a mágica que o GMail faz (um dia eu estudo o fonte deles pra tentar descobrir, hoje to meio sem tempo)2) Continuar recarregando toooda a página.Tomara que alguém leia aqui e tenha outras idéias pra te dar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mas você aconselha utilizar AJAX desta forma? Mesmo que não dê para mudar o endereçoE outra coisa, navegando pelo GMAIL não reparei diferença na URL ela fica a mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.