Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gis

Fotolito na tampografia tem q ser a partir de um vetor?

Recommended Posts

Oi galera!Gostaria de saber se para se fazer um fotolito para Tampografia o arquivo com a arte precisa ser vetor. Isso porque, eu enviei uma arte em TIFF para a tampografia e o responsável me informou que a imagem continha serrilhado e por conta disso não iria sair tão bom. Achei estranho, já q a imagem está salva em 600 pixels/pol. Uma qualidade super boa, não é?Um detalhe: ele não tem photoshop e para abrir esse arquivo em tiff, usou o comando importar do corel. E o arquivo assim importado aparece com os pixels mais aparentes...O correto seria ele abrir em photoshop o arquivo tiff e a partir dele fazer um fotolito ou só dá para se fazer um fotolito se o arquivo for vetor? Alguém me ajudaria com estas questões?Obrigada desde jáabração!gisele

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gisquanto à tampografia não vou falar pq não conheço a fundo esse processo de impressão.imagino que nosso amigo citado não queira receber o seu tiff justamente pq ele não tem photoshop, e por conseguinte, deduzo que ele só sabe trabalhar com corel, daí a preferência em receber os arquivos vetoriais.esse CTRL+I no corel com certeza não é recomendável, pois além do serrilhado que apareceu pode apresentar problemas nas cores.e quanto à sua última dúvida, se os fotolitos só pudessem ser gerados a partir de um arquivo vetorial então não teríamos nenhum impresso com fotos.....indispensável para a geração de fotolito é o arquivo oferecer as condições para a separação das cores.não tem outro fornecedor de tampografia por aí?

Compartilhar este post

Link para o post

não gente... a questão não é essa...tampografia trabalha com clichê... e os clichês não ficam bem com arquivos serrilhados... não importa a qualidade de um tiff, ela nunca se compara a qualidade de traços de um vetor...de fato não fica bom...precisei redesenhar 300 logotipos de universidades uma vez... por causa disso...abraço

Compartilhar este post

Link para o post

grande Shiper, ainda bem que eu falei antes "quanto à tampografia não vou falar pq não conheço a fundo esse processo de impressão." hehecolega, poderia detalhar melhor esse processo pra nós?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro:

É um processo de impressão por transferência indirecta de tinta, a partir de um cliché gravado em baixo relevo com o motivo a ser impresso, por um tampão (almofada) de silicone.

Oferece a maior definição e precisão em traços de linhas finas, o que faz com que seja um processo muito versátil e utilizado para imprimir em superfícies cilíndricas, curvas ou planas, regulares ou irregulares.

Aplicações típicas incluem brinquedos, relógios, aparelhos electrónicos, electrodomésticos, vidrarias, brindes e outros.

A Tampografia foi inventada no século XIX, pela corte inglesa. Com um sistema rudimentar de tampões em gelatina, para decorar as vasilhas da Rainha Vitória. Nos anos de 1950, se desenvolveu ao nível industrial, inicialmente com a decoração de relógios de pulsos suíços.

Basicamente é um sistema de impressão que permite transferir figuras, palavras, desenhos, fotografias, etc. desde um baixo-relevo a uma superfície que pode ser bem plana ou bem irregular, como uma casca de noz, por exemplo.

Pelo processo tampográfico é possível imprimir em qualquer superfície e material

Fonte:Portal das Artes Gráficas

Compartilhar este post

Link para o post

ae shiper.. nao serve ele salvar em png com 500 dpi e importar no corel.. o arquivo diminuiria sensivelmente o serrilhado?

Compartilhar este post

Link para o post

Levy, nesta situação acho que o melhor é consultar seu fornecedor tampográfico, pois ele poderá te falar sobre o resultado no clichê...sempre bom lembrar que é importante ter bons fornecedores, nem sempre o mais barato é o melhor... as vezes é necessário gastar um pouco mais pra garantir qualidade e satisfação do cliente...

Compartilhar este post

Link para o post

Levy, nesta situação acho que o melhor é consultar seu fornecedor tampográfico, pois ele poderá te falar sobre o resultado no clichê...sempre bom lembrar que é importante ter bons fornecedores, nem sempre o mais barato é o melhor... as vezes é necessário gastar um pouco mais pra garantir qualidade e satisfação do cliente...

falou e disse... nem tudo mais barato resolve... no final pode acabar sendo pior...eu so tava pensando em cima da outra duvida mesmo.. so curiosidade..valeuuu

Compartilhar este post

Link para o post

Muitíssimo obrigada a todos que escreveram neste tópico. Vocês são demais! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Eu só por curiosidade de quem gostaria de saber....É uma caneta de plástico que eu enviei para a tampografia e é um logo que será impresso nela. :)

efata...

Essse Crlt + I do Corel é uma caca mesmo. Fica um lixo importar imagem pro Corel..

Shiper...

Sempre mandarei para Tampografia em vetor, a partir de agora. Muito obrigada pela explicação.

A Serigrafia também trabalha com clichês? Acho q na serigrafia é só fotolito né?

Qdo for mandar algo para a serigrafia também envio sempre em vetor?

Obrigada mesmo.

Um beijo a todos!

E um ótimo feriado. :)

Compartilhar este post

Link para o post

olha...serigrafia já imprime melhor com imagem... tipo estampa em camiseta, mas o resultado é sempre melhor em vetor... não tem jeito... e a serigrafia usa telas de nylon... fotolito e papel vegetal como matrizes...abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Gisele o é a primeira vez que entro no imaster acabei de fazer o cadastro e resolvi tentar lhe ajudar qto ao problema do fotolito para tampografia.. Bom a qualidade que você enviou o arquivo está excelente e acredito que até muito do que realmente precisa. Que dá uma serrilhado isso é verdade. Mas se ele enviar o arquivo já no tamanho correto com as dimensões do clichê isso não impede que ele tire um laser filme que dá tranquilo para gravar um clichê. Eu posso lhe garantir porque eu gravo clichê para empresas.. trabalho em minha residência, trabalhei muito tempo em uma empresa e resolvi trabalhar por conta. Qto o serrilhado as vezes é somente na tela que aparece porque devido a qualidade que você enviou irá ficar perfeito. Muitas empresas não gostam de receber esse arquivo devido ter quemandar filmar e correr o risco de vir com problemas. Serigrafia é o mesmo procedimento até laser filme fica excelente. basta após ser impresso você escurecer com aquele spray ou então pegar uma vasilha não de altura tão alta colocar um pouco de thiner e por último colocar o lado da impressão virado para baixo e ai por fim ponha um apoio fechando essa vasilha inteira para que o vapor do thinner não saia facilmente espere uns 10 minutos e retire o filme ele irá ficar hiper preto e brilhante dê alguns segundos assoprando ou então a arte em repouso e secará em segundos e poderá gravar a tela tranquilo. Bom vi que muitos companheiros resolver e explicaram coisas legais tb. qualquer dúvida grita que estamos aqui pra ajudar.Um grande abraço.Edu.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.