Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Miss

DB Servidor

Recommended Posts

Andei lendo sobre Sistema em Rede no forum, mah naum axei nda q me ajudasse. Portanto to levantando essa questao:Seguinte:Tenho um programinha, q usa banco Acces, ele deveria estar num servidor junto com o .exe e os terminais apenas com o .exeao executar o .exe, gostaria de verificar c o banco esta na pasta C:\MeuPrograma... se ele naum estiver ou no caso c o .exe estiver rodadndo num terminal,,, apareça o form frmCfgDB,,, onde o usuario determina onde esta o banco no caso (servidor).... e sempre q rodar o .exe ele faça essa verificacçao.... e c estiver td certinho ... pula a etapa de cfg;;..alguem pode me ajudar nessa?PS: USO CONECCAO ADO

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode usar a função "FileExists", sendo que ela lhe retorna se existe ou não um determinado arquivo, ex:if not FileExists('c:\Meu Programa\Base\MinhaBase.mdb') then\\Código caso não exista o arquivo.

Compartilhar este post

Link para o post

hummm sei... mah e dai tm o form ... tipow c naum existir no caminho....ele precisar da um show no form pra cfg onde esta a base de dadosmah dai como faço pra gravar em algum lugar o caminho do banco????e dai como q vo seta o banco de dados num servidor 100precisar compartilhar a pasta... senaum fika inseguro compartilhando....?? pode me ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal, seguinte... to desenvolvendo um sisteminha aqui com controle de clientes, produtos, fornecedores, etc...

ai surgiu a dificuldade, agora o sisteminha não vai rodar só em 1 máquina... ele vai ter que ficar num server e ai os outros micros vao buscar as informações ensse BD (q está no server)...

andei procurando aqui no forum mas não achei nada claro que ajudasse.. então achei esse tópico que é o que eu preciso...

meu BD é ACCESS...

como fazer isso?

- instalar no server o .exe com os BDs ...

e... depois nos terminais, instalar somente o .exe e fazer = a pergunta desse tópico, uma tela para configurar o caminho do Banco de Dados...

alguem poderia me ajudar com isso?

eu já fiz algumas aplicações em Delphi + somente em máquinas local, em rede é a primeira vez...

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel quando desenvolvo um sistema que vai funcionar em rede eu manipulo isso através de um arquivo ini que deve ser configurado antes de se acessar o sistema, esse arquivo ini contem o caminho do banco + informações necessárias. No seu caso você pode usar isso também, e montar uma tela de configuração que manipule esse arquivo ini, ou seja, gravando o novo caminho do banco por exemplo. Caso não tenha ficado claro mande nova msg que eu coloco o exemplo aki passo a passo. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

fala amigo, beleza?

primeiramente obrigado pela atenção...

então cara, eu pesquisei na net agora de pouco sobre isso e talz.... li algumas coisas sobre esse tal de ini... e fazer tela de configuração...

mas na verdade eu to mó consufo, nao entendi nada... :wacko:

se você pudesse ai com um passo-a-passo me dar uma força... tanto pra fazer esse ini quando pra fazer a telinha lah...

brigadao...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá irmão:

1º: Não sei se você usa data module ou não, mais você vai declarar na clausula var

// ** Variavéis de Conexão ** \\

s_DataBase : TIniFile;

w_DataBase : String;

// ===================================================

No on create do data module ou do seu form principal. Assim que você quiser conectar seu banco

// ** Montando Conexão através do arquivo INI ** \\

try

s_DataBase := TIniFile.Create(ChangeFileExt(Application.ExeName, '.INI'));

Conn.Connected := False;

w_DataBase := s_DataBase.ReadString('RelToAz', 'DATABASENAME', '');

Conn.DataBaseName := w_DataBase;

Conn.Params.Add('user_name=SYSDBA');

Conn.Params.Add('password=masterkey');

Conn.Connected := True;

Transaction.Active := True;

except

MessageBox(Application.Handle, PChar('Não foi Possivel Conectar ao Banco!'), 'Error', MB_ICONERROR + MB_OK);

Application.Terminate;

end;

// ================================================================================

============================

O seu arquivo ini deve estar junto com o seu exe e com o mesmo nome da sua aplicação, ou seja, se seu executavel é Controle.exe o seu ini vai se chamar Controle.ini

O conteudo do seu ini deve ter

[RelToAz]

DATABASENAME=C:\AZC30IB\BANCO_AGENDA\AZC30IB.GDB

Onde o que estiver dentro do colchete [RelToAz] será o nome do seu executavel, não esquecendo de mudar na programação também s_DataBase.ReadString('RelToAz', 'DATABASENAME', '');

Desculpa não te dar mais explicação mais é pq estou com um problema chapa quente hoje, testa aí e se tudo der certo a gente parte p/ tela de configuração.

Compartilhar este post

Link para o post

olá amigo... eu vou testar e amanha posto o resultado aqui...

ah... eu uso data module sim... (na verdade meu sistema tem 3 BDs... e várias tabelas dentro de cada um)

eu só não entendi até agora esse tal de INI... como cria e talz.. rs...

obrigado pela ajuda!!! brigadao msm!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.