Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JulioGreff

Solução para o Botão Voltar

Recommended Posts

Achei (achei não, só simplifiquei) a solução para o botão voltar em Ajax. Essa solução já vem circulando na Internet faz tempo, mas não achei nada em português. Resolvi estudar os scripts e simplifica-los, resultando em um tutorial bem simples. Postei-o em meu blog.

Para os interessados: http://juliogreff.wordpress.com/2006/10/20...o-botao-voltar/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fiz uma soluçao q pra mim ficou facil. Eu uso iframe pra passar os comandos javascript pro top.documentta lindo!

Compartilhar este post

Link para o post

Julio, ou qualquer pessoa que possa ajudar, preciso de uma pequena ajuda no seu script. Adaptei uma pequena parte para poder usar prototype para chamar as páginas. Fico assim:

index.php

<html><head><title>Back Button Improved</title><script src="prototype-1.4.0.js"></script><script type="text/javascript">// Event Handlerfunction addEvent(obj, evType, fn){	 if (obj.addEventListener){		 obj.addEventListener(evType, fn, true);		 return true;	 } else if (obj.attachEvent){		 var r = obj.attachEvent("on"+evType, fn);		return r;	 } else {		return false;	 }}function PageLocator(propertyToUse, separator) {	this.propertyToUse = propertyToUse;	this.separator = separator;	this.defaultQS = 1;}PageLocator.prototype.getLocation = function() {	return eval(this.propertyToUse);}PageLocator.prototype.getHash = function() {	var url = this.getLocation();	if(url.indexOf(this.separator)>-1) {		var url_elements = url.split(this.separator);		return url_elements[url_elements.length-1];	}	else return this.defaultQS;}PageLocator.prototype.getHref = function() {	var url = this.getLocation();	var url_elements = url.split(this.separator);	return url_elements[0];}// IFrame Fixervar iFrameFix = {	initialize: function(frameid) {	  this.frameid = 'ajaxnav';	  iFrameFix.locator = new PageLocator('document.frames["'+this.frameid+'"].getLocation()', "?hash=");	  iFrameFix.windowlocator = new PageLocator("window.location.href", "#");	  iFrameFix.fixLinks();	  setTimeout("iFrameFix.checkBookmark()",100);	},	fixLinks: function() {	  var links = document.getElementsByTagName("A");	  for(var i=0; i<links.length; i++) {		var href = links[i].getAttribute("href");		var hash = href.substr(href.indexOf("hash=")+5);		links[i].setAttribute("href","java script:document.getElementById('ajaxnav').setAttribute('src', 'mock-page.php?hash="+hash+"');");	  }	},	checkBookmark: function() {	  window.location.hash = iFrameFix.locator.getHash();	  iFrameFix.checkChanges(0);	},	checkChanges: function(location) {	  if(iFrameFix.locator.getHash() != location) {		doGetPage(iFrameFix.locator.getHash());		window.location.hash = iFrameFix.locator.getHash();	  }	  setTimeout("iFrameFix.checkChanges(" + iFrameFix.locator.getHash() + ")", 200);	}}// URL Fixervar urlFix = {	initialize: function() {	  urlFix.locator = new PageLocator("window.location.href", "#");	  urlFix.fixLinks();	  urlFix.checkChanges(0);	},	fixLinks: function() {	  var links = document.getElementsByTagName("A");	  for(var i=0; i<links.length; i++) {		var href = links[i].getAttribute("href");		var hash = href.substr(href.indexOf("hash=")+5);		links[i].setAttribute("href","#"+hash);	  }	},	checkChanges: function(location) {	  if(urlFix.locator.getHash() != location) doGetPage(urlFix.locator.getHash());	  setTimeout("urlFix.checkChanges(" + urlFix.locator.getHash() + ")", 200);	}}function doGetPage(hash) {new Ajax.Updater('container', hash+'.htm', {asynchronous:true, evalScripts:true});}function Fix() {	document.iframesfix ? iFrameFix.initialize() : urlFix.initialize();}var detect = navigator.userAgent.toLowerCase();if(detect.indexOf("msie")>-1) document.iframesfix = true;addEvent(window, "load", Fix);</script></head><body><div id="container"> </div><ul><li><a href="content.php?hash=conteudo">Page 1</a></li><li><a href="content.php?hash=2">Page 2</a></li><li><a href="content.php?hash=3">Page 3</a></li></ul><script type="text/javascript">if(document.iframesfix) {  var windowlocator = new PageLocator("window.location.href", "#");  var iframe = document.createElement('iframe');  iframe.setAttribute('id', 'ajaxnav');  iframe.setAttribute('name', 'ajaxnav');  iframe.setAttribute('src', 'mock-page.php?hash='+windowlocator.getHash());  iframe.style.display = "none";  document.body.appendChild(iframe);}</script></body></html>

mock-page.php

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN"		"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">	<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" lang="en"><head>	<title>Dummy page</title>	<script type="text/javascript">		function getLocation() {			return '<?php print "http://" . $_SERVER['SERVER_NAME'] . $_SERVER['PHP_SELF'] . "?" . $_SERVER['QUERY_STRING'] ?>';		}	</script></head><body> <?phpprint "hash: [" . $_GET['hash'] . "]<br />";print "self: [" . "http://" . $_SERVER['SERVER_NAME'] . $_SERVER['PHP_SELF'] . "?" . $_SERVER['QUERY_STRING'] . "]";?></body></html>

A mock-page eu nao alterei. Coloquei somente pra ficar completo. Mudei somente na index, a parte "function doGetPage(hash) {

new Ajax.Updater('container', hash+'.htm'', {asynchronous:true, evalScripts:true});

}". Bom.. o problema e o seguinte, eu queria, ao inves de numeros, passar palavras. Tipo, se eu mando um hash 1, ele consegue chamar 1.htm. Mas se eu mando conteudo, ele até chama conteudo.htm, mas da um erro: Linha 1 Caractere 1 Erro 'conteudo' nao está definido Código 0 .

Como solucionar isso? Ajuda ae pessoal! Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não deu pra testar ainda, mas tenta assim, nas chamadas para doGetPage:

doGetPage( eval('"' + urlFix.locator.getHash() + '"')); // ou iframeFix

Foi a coisa mais óbvia que consegui pensar agora. Quando chegar em casa eu testo e faço uma coisa decente... Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Deus! Que barbaridade! Nem notem o que eu disse acima, devia estar fora de mim. Deve ser o seguinte:

setTimeout("urlFix.checkChanges(\"" + urlFix.locator.getHash() + "\")", 200);  // Ou iframeFix

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o problema? Lembrando que ela não vem com função alguma de Ajax, é a sua que vai fazer a requisição, mas o resto é fácil, falaew o probelma

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma olhada aqui com ela funcionando, clique nos links.

Mas só algumas coisas em relação aquela outra função:

[*]Aquela quebra os hashes, se você utilizar âncoras na sua página ela irá tentar carregar a página com conteúdo da âncora toda a vez que você tentar acessar com o hash da âncora.

[*]Ela é feita somente para Ajax, e junto com isso fica mais difícil adaptação de demais tipos de eventos, ou até alguma personalização a mais na requisição. Fica restrita à uma página que faz requisições a outras em uma <div> (não consegue fazer algo assim, consegue?).

[*]Ela não suporta registro de outros estados em conjunto, múltiplos eventos, como neste exemplo.

Uma das desvantagens da minha que pretendo melhorar na próxima versão é que ainda precisa salvar um arquivo separado para o iFrame, de resto só basta adaptar um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.