Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cyber_jso

Validação de XML

Recommended Posts

Olá pessoal!Tenho um arquivo arq1.php que consulta um banco de dados e retorna um xml para um outro arquivo arq2.php. O arquivo que solicita as informações (arq2.php) o faz via AJAX utilizando prototype. O xml de retorno (retornado pelo arq1.php) reposnde mais ou menos da seguinte forma:<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="no"?><layout><tag1>teste</tag1><tag2>teste2</tag2><tag3></tag3></layout>Leio as informações retornadas através de uma função via js. A função que descrevo abaixo está trabalhando já com o retorno de arq1.php.function js_retorno_teste(req){ result = req.responseXML; $("teste1").value = result.getElementsByTagName("tag1")[0].firstChild.data; $("teste2").value = result.getElementsByTagName("tag2")[0].firstChild.data; $("teste3").value = result.getElementsByTagName("tag3")[0].firstChild.data;}O problema que estou tendo é que quando o banco me retorna uma informação nula (no caso acima gera uma tag com valor nulo que é "tag3") o código não segue adiante, como se a tag não existisse.Fiz algumas tentativas de validação de retorno, porém sem sucesso.Alguém sabe como posso validar o conteúdo de uma tag nula sem provocar erro de script?Desde já agradeço a atenção de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera... dei uma pesquisada em uma dúvida minha e encontrei esse post que é exatamente o meu problema... mas não foi respondido.Alguém sabe me dizer como resolver quando no XML tem tags com valores null?Obrigado desde ja!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é problema de XML ou de DOM.

É um erro de JavaScript.

Por exemplo:

Tenho uma variavel 'teste'. Ela é uma variavel simples e não tem propriedades (não é um objeto). Se eu tentar chamar alguma coisa dentro dele que não existe, vou ter um erro de javascript e o script não irá prosseguir.

var teste="2";alert(teste) //dá certoalert(teste.nao_existe) //dá erroalert(teste) //essa linha não será executada pois deu erro acima

Sacou? Como a tag3 não tem filhos e você está tentando acessar o primeiro filho dela, dá erro.

//Algo muito bom pra ajudar a descobrir este tipo de erros é o firebug.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Micox, hehe, na verdade eu sei a causa (é que o javascript ta chamando algo que não existe)... só não sei como resolver isso... pois a busca que eu faço no BD as vezes retorna algo e as vezes não... então vou ter que colocar um if pra verificar se tem algum valor em cada tag do XML?Tipo...var diretorio_thumb = item.getElementsByTagName("diretorio_thumb")[0].firstChild.nodeValue;var arquivo_thumb = item.getElementsByTagName("arquivo_thumb")[0].firstChild.nodeValue;var referencia = item.getElementsByTagName("referencia")[0].firstChild.nodeValue;var texto = item.getElementsByTagName("texto")[0].firstChild.nodeValue;var categoria = item.getElementsByTagName("categoria")[0].firstChild.nodeValue;var observacao = item.getElementsByTagName("observacao")[0].firstChild.nodeValue;var data = item.getElementsByTagName("data")[0].firstChild.nodeValue;Nem todos os campos são obrigatórios, e por isso alguns tem valores nulo mesmo... o que eu faço?Falou, brigado pelo help!

Compartilhar este post

Link para o post

FAz uma função que testa se deve pegar:1) o data do próprio elemento2) o firstChild (como você tá fazendo) ou3) não pegar nenhum (caso vazio).você pode usar o try catch para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar, obrigado Micox, não respondi antes porque dei uma parada nesse script...O arquivo que eu fiz (e funcionou) ficou assim:try{ item.getElementsByTagName("observacao")[0].firstChild.nodeValue; item.getElementsByTagName("arquivo_thumb")[0].firstChild.nodeValue; item.getElementsByTagName("referencia")[0].firstChild.nodeValue; item.getElementsByTagName("texto")[0].firstChild.nodeValue; item.getElementsByTagName("categoria")[0].firstChild.nodeValue; item.getElementsByTagName("observacao")[0].firstChild.nodeValue; item.getElementsByTagName("data")[0].firstChild.nodeValue;}catch(e) { }Alguma correção?Valeu aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma correção?

hahehea, só TODAS.1) a função que você irá fazer é pra recuperar o texto de dentro do nó e não apenas impedir a EXIBIÇÃO de erros.Tente algo assim:
function pegaValor(no){  if(no.childNodes.length>0{//tem filho	return no.firstChild.nodeValue  }else{	try{	  return no.nodeValue	}catch(e){ return "";}  }}
Daí na hora de chamar será:
var categoria = pegaValor(item.getElementsByTagName("categoria")[0]);
pronto. não testei. Acho que dá. A idéia é essa.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma correção?

hahehea, só TODAS.

hahahhahaha, sinceridade acima de tudo! Ta certo, hahhahaBeleza Micox... vou alterar aqui depois posto como fiz!

Compartilhar este post

Link para o post

function pegaValor(no){  if(no.childNodes.length>0)//tem filho  {	return no.firstChild.nodeValue  }else{	try{	  return no.nodeValue	}catch(e){ return "";}  }}
var diretorio_thumb = pegaValor (item.getElementsByTagName("diretorio_thumb")[0]);var arquivo_thumb  = pegaValor (item.getElementsByTagName("arquivo_thumb")[0]);var referencia = pegaValor (item.getElementsByTagName("referencia")[0]);var texto = pegaValor (item.getElementsByTagName("texto")[0]);var categoria = pegaValor (item.getElementsByTagName("categoria")[0]);var observacao = pegaValor (item.getElementsByTagName("observacao")[0]);var data = pegaValor (item.getElementsByTagName("data")[0]);

Perfeito, era isso mesmo. Valeu campeão!

Compartilhar este post

Link para o post

É nóis.

Jabá moment: Pra aprender um pouco mais sobre xml e javascript, dá uma passada no meu tutorial, tem link até pra exemplo de gráfico :)

Compartilhar este post

Link para o post

podemos postar links de paginas pessoais aki??

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre postei links de tutoriais meus e nunca tive problema nenhum.

Tenho até links de tutoriais pendurados.

Pode postar aí sim se tiver a ver com o tópico.

té mais. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.