Hedi 2 Denunciar post Postado Novembro 13, 2006 Pessoal, estou desenvolvendo uma galeria de fotos que grava o caminho das fotos no banco de dados, tenho 2 tabelas, uma grava nome do evendo,data,local, etc.e a outra grava o caminho das fotos, mas imagine quendo eu tiver uns 300 eventos, na media de 70 fotos ccada um, serão 21000 registros! isso poderá se tornar um problema?abraçosNão sei porque mas tamanho de db sempre me preocupa :blink: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcio Leandro 0 Denunciar post Postado Novembro 13, 2006 Poderá ser um problema, se o banco de dados não estiver bem montado, com as tabelas bem estruturas, os índices corretos criados, as consultas não forem bem feitas, etc.Vou te dar um exemplo que aconteu comigo:Tem um site (www.gamestart.com.br) que eu desenvolvi que usa o forum PHPBB. Hoje a tabela de usuários deste fórum tem mais de 250 mil registros (confira no fórum dele). Recentemente, começamos a ter problemas: sempre que alguém tentava logar, o servidor não aguentava, porque era feita a pesquisa pelo usuário numa tabela imensa, que não tinha o índice correto (se um dia utilizar o PHPBB, lembre-se disso). Criei o índice e o login hoje leva frações de segundos, sem extresse nenhum para o servidor. Isto serve pra você ver como são importante os índices.Outra forma de melhorar as consultas, é fazer benchmarks. Veja quanto tempo suas querys levam para ser executadas, rode-as várias vezes e veja o tempo consumido. Use explain para analisar as consultas. Uma consulta mal feita numa tabela grande pode ser um desastre.E é claro, índices e querys não é tudo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hedi 2 Denunciar post Postado Novembro 13, 2006 Obrigado marcio ja me esclareceu bastante, veja sobre as consultas são simples e somente 2: esta seleciono todas as fotos da galeria e exibo as miniaturas: $query = $sql->Consulta("SELECT id,foto FROM $tabela_fotos WHERE id_galeria='$id' ORDER BY id DESC"); esta e para saber foto anterior e proxima : if($tipo == 1){ $where = "WHERE id < $id AND id_galeria='$galeria' ORDER BY id DESC";}else{ $where = "WHERE id > $id AND id_galeria='$galeria' ORDER BY id ASC";}$query = $sql->Consulta("SELECT id,foto FROM $tabela_fotos $where LIMIT 1"); vou pesquisar sobre indices abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hedi 2 Denunciar post Postado Novembro 13, 2006 veja e esta galeria que estou utilizando: http://www.maisqueamigos.com/teste/admin/g...ualiza.php?id=1 abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcio Leandro 0 Denunciar post Postado Novembro 13, 2006 Parabéns, ficou muito legal http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hedi 2 Denunciar post Postado Novembro 13, 2006 Valew, mas ja arrumei um jeito de fazer tudo via javascript, proximas, anteriores, slides, so uso o db para consultar as miniaturas e pronto, nao precisa consultar foto por foto no proxima e anterior, somente se for implantar cometarios por foto,ma ai vou fazer bem bacana usando ajax.abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites