Maneju 0 Denunciar post Postado Novembro 17, 2006 Olá a todos.Pessoal, venho novamente abusar da paciência de vocês. Programo em Delphi há apenas 7 meses, antes sempre usei QuickBasic da Micosoft (ambiente DOS). Nestes 7 meses, estudei sozinho e , com muita ajuda de vcs do fórum os programas foram saindo, grato pela grande ajuda.Agora me vejo numa fase de otimizar os códigos, por exemplo: repito a mesma procedure (tratamento de erros, por exemplo) em todas as unit, quando poderia tê-la em um único lugar (uma Biblioteca, por exemplo). Gostaria de saber então, qual a melhor maneira de organizar as rotinas que são de uso geral do sistema e outras dicas para reaproveitamento de código.Outro assunto: é cresente o número de clientes que me soliitam soluções para Web. Qual seria a melhor ferramenta para trabalhar "meio" que em conjunto com Delphi e FireBird? às vezes o cliente deseja um site que tenha acesso à base de dados de seu estabeleimento. Outros já querem uma aplicação Web mesmo, com o banco de dados hospedado no provedor. Oque seria mais indicado? PHP?Grato! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Novembro 17, 2006 Bom Maneju...legal q você está evoluindo...então... quanto ao seu primeiro assunto, eu particularmente utilizo uma unit de funções, onde estão as que eu uso em quase todos os meu projetos...no caso ela está em uma pasta padrão, e no projeto eu adiciono ela e pronto...eu acho essa uma forma legal de se trabalhar... mas tem gente que prefere dll, e etc...dll eu nunca mexi, mas tenho muito interesse em mexer...quanto ao segundo, eu acredito que o PHP é uma boa solução para interagir com o delphi... mas essa é minha opinião... ai vai do gosto do freguês (programador)...beleza???abraço!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maneju 0 Denunciar post Postado Novembro 17, 2006 beleza, Hugo.Então, minha dúvida era exatamente esta, se coloco numa DLL ou numa Unit que seria padrão para todo o programa. As DLLs do Delphi precisam ser registradas no Windows? Até hoje nunca precisei fazer um instalador para o programa, apenas descompacto um ZIP e o programa tá pronto na máquina do cliente (só instalo o FireBird), não queria perder esta praticidade. Daí tem também os conceitos de POO mas,me parece que estes assuntos não são muito comentados em fórum. Teria um ganho na programação de usar POO?Em relação à PHP, sempre vejo que o pessoal utiliza MySQL (na maioria dos casos), c sabe se tem um motivo especial para isto?Grato e um abraço!Maneju Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Novembro 17, 2006 Na minha opinião... Eu utilizo centralizando as funções mais comuns em DLLs, ou então em BPLs, sendo que em poucos casos tenho units contendo funções, mas normalmente somente que um sistema utilize, caso mais de um sistema irá usar o mesmo, sempre busco separar para não precisar reprogramar tudo.Quanto ao desenvolvimento WEB, acho que ficaria ligado ao conhecimento que você possui neste tipo de desenvolvimento, acharia interessante se usasse tipo o Delphi2006 + .NET, sendo assim continuaria no delphi, mas desenvolvendo para WEB.Poo não é muito discutido no fórum, visto que ele não é muito empregado em delphi, ou seja, o delphi é uma linguagem procedural, estruturada, no caso não tem como o Java a necessidade obrigatório do uso de OO.E no caso de uso de Dll, você não precisa registrar elas no windows, basta que fiquem na mesma pasta do seu .exe. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maneju 0 Denunciar post Postado Novembro 19, 2006 Na minha opinião... Eu utilizo centralizando as funções mais comuns em DLLs, ou então em BPLs, sendo que em poucos casos tenho units contendo funções, mas normalmente somente que um sistema utilize, caso mais de um sistema irá usar o mesmo, sempre busco separar para não precisar reprogramar tudo.Quanto ao desenvolvimento WEB, acho que ficaria ligado ao conhecimento que você possui neste tipo de desenvolvimento, acharia interessante se usasse tipo o Delphi2006 + .NET, sendo assim continuaria no delphi, mas desenvolvendo para WEB.Poo não é muito discutido no fórum, visto que ele não é muito empregado em delphi, ou seja, o delphi é uma linguagem procedural, estruturada, no caso não tem como o Java a necessidade obrigatório do uso de OO.E no caso de uso de Dll, você não precisa registrar elas no windows, basta que fiquem na mesma pasta do seu .exe.Grande Márcio, grato pelas dicas...Um abraço!Maneju Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites