Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Apokalypse

Um sistema para vários clientes

Recommended Posts

Olá pessoal,Estou desenvolvendo um sistema no qual alugarei para diversas empresas. Inicialmente, para cada cliente eu crio um database e uma pasta no servidor para os arquivos da aplicação.Estou querendo converter este sistema para um núcleo só, ou seja, todos os clientes executam a mesma aplicação, mudando apenas a database de um para outro, para facilitar o suporte, já que quando atualizo o sistema tenho que atualizar os arquivos dos clientes um a um. Usando um núcleo só, eu atualizo um arquivo e automaticamente tá tudo atualizado.Tenho algumas tabelas que são 'comuns' entre os sistemas, nas quais contem os municípios Brasileiros, configurações diversas do sistema, categorias, seções, módulos, etc.Minha dúvida é: Como estou querendo deixar uma aplicação para todos os clientes, gostaria de saber como eu deveria organizar a base de dados. Um database central pro sistema e um para cada cliente? um database só e os dados dos clientes tudo na mesma database, separados por uma coluna que especifique que pertence ao cliente X ou ao Y??Pensei em fazer uma database e criar um campo com o id do cliente para separa dados dos sistemas, mas tenho receio que por alguma falha possa me gerar problemas futuros.Espero uma luz de alguém ai...Abçs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai ai! Ninguém ai tem uma luz pra mim??????Tudo num database só ou um database central e um pra cada cliente???Trabalhando com uma conexão com um database central e outro para o database do cliente não vai me gerar problemas???Nunca testei mas eu consigo fazer isso né?Abçs!

Compartilhar este post

Link para o post

Ai ai! Ninguém ai tem uma luz pra mim??????

Calma !!! calma !!! Se for pensar na manutenção que isso pode te dar faz num database só, senão qualquer alteração em estrutura de tabela você vai ter de sair alterando em todos os outros databases. Então não é só nos scripts ou programas que vai te dar trabalho, no banco também.Vê bem os índices das tabelas, pois desta forma a tendência é que teu banco fique enorme, dependendo do volume de dados e também da quantidade de clientes.Muito cuidado com os bkp´s, pois se perder os dados de um cliente, vai perder de todos os outros também, seria ideal fazer uma rotina que fizesse um dump de cada cliente separadamente.Bom, espero ter te ajudado... qualquer dúvida posta novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai ai! Ninguém ai tem uma luz pra mim??????

Calma !!! calma !!! Se for pensar na manutenção que isso pode te dar faz num database só, senão qualquer alteração em estrutura de tabela você vai ter de sair alterando em todos os outros databases. Então não é só nos scripts ou programas que vai te dar trabalho, no banco também.Vê bem os índices das tabelas, pois desta forma a tendência é que teu banco fique enorme, dependendo do volume de dados e também da quantidade de clientes.Muito cuidado com os bkp´s, pois se perder os dados de um cliente, vai perder de todos os outros também, seria ideal fazer uma rotina que fizesse um dump de cada cliente separadamente.Bom, espero ter te ajudado... qualquer dúvida posta novamente.
walace! Valeu pela resposta!Eu fiz separado mesmo, mas fiz assim:database central: tem os dados 'basicos' para uso por todos os clientes (endereços, cep, estados, municipios, logradouros, configs, etc) e uma base para cada cliente.Fiz minha classe de BD conectar nas duas databases ao mesmo tempo... ;)Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.