Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

aureo2006

Função Dlast do Access em SQl do Visual Basic

Recommended Posts

Eu estou tentando passar uma instrução SQL que no Access funciona corretamente para o Visual Basic. só que não estou tendo sucesso. Sempre me dá alguma mensagem de erro, dependendo das variações que tento fazer. O comando no Access é o seguinte:

SELECT cadastro.id_cadastro, cadastro.[data cadastro], cadastro.placa_carroFROM cadastroWHERE (((cadastro.id_cadastro)=DLast("[id_cadastro]","[controle 1]")));
Como seria possível fazer a mesma coisa que funcione no Visual Basic? Há...estou tentando colocar como comando de texto num objeto Adodc, para fazer a pesquisa atraves de uma conexão OLEDB com o firebird, se é que essa informação ajuda...Se alguem souber como faço corretamente..

Minha última tentativa foi a seguinte:

SELECT id_cadastro, data_cadastro, placa_carroFROM cadastroWHERE id_cadastro=DLast("id_cadastro","controle1");
A mensagme que deu passou-me a impressão que a função de Last não foi reconhecida pelo Visual basic. A menagem de erro que me retornou dizia: SQL error code -804. Function unknownm Dlast

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que essa função Dlast faz?E como você está executando essa instrução SQL?

Compartilhar este post

Link para o post

A função dLast no Access pega o último registro de um determinado campo no access....Mas me dei por conta que a função Max() do SQL pode fazer o mesmo, pois ela pega o maior valor de um campo, e como o campo em que eu quero aplicar é um campo numerico, com autonumeração, poderei usá-la para pegar o último registro inserido, que será sempre o maior. Porem, fica aquestão: como pegar o valor do último registro de um campo com instruções SQL, quando um campo não for numerico e sem autonumeração?

Compartilhar este post

Link para o post

No access existe o Top:

select top 1 * from tabela order by campo desc

Isso ordenaria a tabela pelo campo de forma descrescente e pegaria o número de registros indicado, começando de cima.Mas para pegar o último incluído você tem que ter realmente ou um campo de identificação ou a data de inclusão.

Compartilhar este post

Link para o post

'Eu precisei apenas colocar um dbgrid em ordem decrescente por valor total ( que era a coluna que eu queria do Acces ), o comando ficou assim depois que

' li a ultima postagem, batata:

data1.recordsource = " select * from tabela1 order by total desc "

'onde data1 é o objeto, tabela1 é a tabela do access e total é a coluna que desejei colocar em ordem decrescente no Acces, para mostrar os maiores valores

' até chegar no menor.

' bastou eu ler estas postagens, para esclarecer minhas duvidas... este forum é show. obrigado galera!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.