sr.silva 1 Denunciar post Postado Dezembro 11, 2006 Seguinte Pessoal!Irei colocar um grande "problema" que temos aqui na empresa.Toda vez que precisamos criar um novo relatório temos que fazer sempre os mesmos Eventos e Propriedades de [ Edit´s ] - [ Lookups´] - [ ListView ] e etc...No começo achei até bacana, mais com o passar do tempo o trabalho repetitivo se tornou um pouco chato e monótono, gerando erros na compilação e até mesmos nos testes do software.A minha ideia é a seguinte, seria possivel criar uma espécie de framework onde poderia atraves dela criar os layouts dos formularios assim como os seus eventos????Se fosse possível, seria de bastante serventia e ajuda nos trabalhos desenvolvidos...No mais.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Dezembro 12, 2006 Acredtio que algo como um FrameWork não consiga fazer para o Delphi, o que poderia fazer é desenvolver os seus componentes específicos, e criar consultas dinâmicas, digo, para um filtro na tela colocar um edit para informar o código e outro para receber a descrição, e criar somente uma função em alguma unit que efetua a busca e seta o valor, e criar demais controles sobre os eventos dos componentes, fiz já algo parecido, e deu certinho, no caso cria os componentes todos dinâmicos, seta as propriedades de OnClick, OnExit, OnChange, etc... e todos apontam para o mesmo procedimentos, é claro que é necessário seguir uma padronização de nome de componentes, para localizar eles na tela... mas funciona... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Callegaro 0 Denunciar post Postado Dezembro 12, 2006 Não tenho certeza, mas acho que o que você está procurando é Frame (File->New->Frame).Dê uma olhada nos Demos do Delphi, que quem sabe ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Afonso Cordeiro 0 Denunciar post Postado Dezembro 12, 2006 Bruno,Seu problema foi recorrente de um antigo cliente de minha empresa. Fizemos o seguinte: Criamos um formulário principal com todos os componentes q ele pode ter, Menus, Edits, Combos, Grids, Buttons etc..Ou seja tudo padronizado. Embora não mudamos o Layout podemos fazer código bem mais fácil e rápido.O FrameWork é em Delphi, porém os sistemas dele são controlados com arquvos ini (cifrados). Nesses inis colocamos as propriedades dos objetos e configuração a aplicaçao em execução. Fizemos um outro aplicativo para configuração e gravamos tudo num arquivo ini.Basicamente codificamos em SQL e configuramos alguns grids e parametros no arquivo INI.Vários sistemas aqui usam este FrameWork. IMPORTANTE: Esse projeto durou tempos e até hoje prestamos consultoria e suporte para tal. Viabilidade é um caso a ser bem estudado.Att. PA Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sr.silva 1 Denunciar post Postado Dezembro 13, 2006 Olá Paulo Afonso, Essa técnica de herança, já utilizamos. Hoje temos um formulário onde colocamos apenas os componentes-não visuais mais importantes. Achei interessante essa parte do seu comentário. O FrameWork é em Delphi, porém os sistemas dele são controlados com arquvos ini (cifrados). Nesses inis colocamos as propriedades dos objetos e configuração a aplicaçao em execução. Fizemos um outro aplicativo para configuração e gravamos tudo num arquivo ini.Basicamente codificamos em SQL e configuramos alguns grids e parametros no arquivo INI.Acho que estamos começando a nos entender.. :D :D ====================== Vinicius, Já dei uma pesquisada sobre o Frame do Delphi, mais não satifez a minha necessidade. Até!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Afonso Cordeiro 0 Denunciar post Postado Dezembro 13, 2006 BrunoQue bom q fui claro... achei q não iria ser compreendido, mas de qualuqer forma estamos para compatilharmos idéias.Abs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
sr.silva 1 Denunciar post Postado Dezembro 13, 2006 Olá Paulo, Só que até agora, não vi como devo começar a fazer. O desenvolvimento dessa framework seria de grande valia para todo o processo. No mais, espero que compreenda! Até!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_wink.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Afonso Cordeiro 0 Denunciar post Postado Dezembro 13, 2006 Bom Bruno, Se o cliente não tivesse o direito do Software e qualquer imagem do mesmo, eu te mostrava algumas telas.Mas é o seguinte: Temos um formulário principal com menus, toolbar, treewview para as telas, grids para exibição dos dados, edits para editar conteúdo, todos a principio invisíveis. No Evento create desse form eu leio o arquivo INI para configurar a tela inicial, bem como montar a treeview.Criei várias units para cada tipo de tela nessas unit eu configuro esses componentes visuais.é meio complicado te explicar, Pense assim eu tenho uma tela com um painel com 2 grids, o superior mostra os dados e o inferior edita, então preciso posicionar os objetos, habilitar os botões de salvar, editar, apagar e cancelar, menus.Espero q tenha te ajudado..abs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites