Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sr.silva

Framework - como desenvolver??

Recommended Posts

Seguinte Pessoal!Irei colocar um grande "problema" que temos aqui na empresa.Toda vez que precisamos criar um novo relatório temos que fazer sempre os mesmos Eventos e Propriedades de [ Edit´s ] - [ Lookups´] - [ ListView ] e etc...No começo achei até bacana, mais com o passar do tempo o trabalho repetitivo se tornou um pouco chato e monótono, gerando erros na compilação e até mesmos nos testes do software.A minha ideia é a seguinte, seria possivel criar uma espécie de framework onde poderia atraves dela criar os layouts dos formularios assim como os seus eventos????Se fosse possível, seria de bastante serventia e ajuda nos trabalhos desenvolvidos...No mais..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredtio que algo como um FrameWork não consiga fazer para o Delphi, o que poderia fazer é desenvolver os seus componentes específicos, e criar consultas dinâmicas, digo, para um filtro na tela colocar um edit para informar o código e outro para receber a descrição, e criar somente uma função em alguma unit que efetua a busca e seta o valor, e criar demais controles sobre os eventos dos componentes, fiz já algo parecido, e deu certinho, no caso cria os componentes todos dinâmicos, seta as propriedades de OnClick, OnExit, OnChange, etc... e todos apontam para o mesmo procedimentos, é claro que é necessário seguir uma padronização de nome de componentes, para localizar eles na tela... mas funciona... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno,Seu problema foi recorrente de um antigo cliente de minha empresa. Fizemos o seguinte: Criamos um formulário principal com todos os componentes q ele pode ter, Menus, Edits, Combos, Grids, Buttons etc..Ou seja tudo padronizado. Embora não mudamos o Layout podemos fazer código bem mais fácil e rápido.O FrameWork é em Delphi, porém os sistemas dele são controlados com arquvos ini (cifrados). Nesses inis colocamos as propriedades dos objetos e configuração a aplicaçao em execução. Fizemos um outro aplicativo para configuração e gravamos tudo num arquivo ini.Basicamente codificamos em SQL e configuramos alguns grids e parametros no arquivo INI.Vários sistemas aqui usam este FrameWork. IMPORTANTE: Esse projeto durou tempos e até hoje prestamos consultoria e suporte para tal. Viabilidade é um caso a ser bem estudado.Att. PA

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Paulo Afonso,

Essa técnica de herança, já utilizamos.

Hoje temos um formulário onde colocamos apenas os componentes-não visuais mais importantes.

Achei interessante essa parte do seu comentário.

O FrameWork é em Delphi, porém os sistemas dele são controlados com arquvos ini (cifrados). Nesses inis colocamos as propriedades dos objetos e configuração a aplicaçao em execução. Fizemos um outro aplicativo para configuração e gravamos tudo num arquivo ini.Basicamente codificamos em SQL e configuramos alguns grids e parametros no arquivo INI.
Acho que estamos começando a nos entender.. :D :D

======================

Vinicius,

Já dei uma pesquisada sobre o Frame do Delphi, mais não satifez a minha necessidade.

Até!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Bruno, Se o cliente não tivesse o direito do Software e qualquer imagem do mesmo, eu te mostrava algumas telas.Mas é o seguinte: Temos um formulário principal com menus, toolbar, treewview para as telas, grids para exibição dos dados, edits para editar conteúdo, todos a principio invisíveis. No Evento create desse form eu leio o arquivo INI para configurar a tela inicial, bem como montar a treeview.Criei várias units para cada tipo de tela nessas unit eu configuro esses componentes visuais.é meio complicado te explicar, Pense assim eu tenho uma tela com um painel com 2 grids, o superior mostra os dados e o inferior edita, então preciso posicionar os objetos, habilitar os botões de salvar, editar, apagar e cancelar, menus.Espero q tenha te ajudado..abs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.