Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wilsoncrescencio

Consulta em SQL com dados aparecendo em um DBGrid

Recommended Posts

Banco de dadso Access + Delphi7 + AdoConnectionTenho uma Tabela Nome com os campos Aluno, Pai e Mãe em Access conectado a um Data Module chamado DM1 pelo ADO ConnetionQuero fazer uma consulta em SQL da seguinte maneira:Um Edit1 quando preenchido com qualquer letra do nome do Aluno e clidado um botão, apareceça todas as possibilidades em um DBGridComo faço isso? Quais são os códigos usados?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... você vai ter um DBGrid ligado com um DataSet, este vai esta ligado com a Query, basta fazer um SQL, algo do tipo:

qry.Close;qry.SQL.Clear;qry.SQL.Add('select *');qry.SQL.Add('from tabela');qry.SQL.Add('where tabela.nome like ''%' + Edit1.Text + '%''');qry.Open;

Compartilhar este post

Link para o post

fazendo a consulta como você me ensinou..Porque a DBGrid fica em branco.... sumindo todos os dados e não me mostrando nem mesmo o dado consultado?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... No caso ele esta ficando em branco pois ele filtrou e não tinha nada para ser mostrado, teria como você dar um exemplo do que procura e esta sendo encontrado ?No caso teria que ver tb se o BD não esta diferenciando letras de caixa alta e caixa baixa...

Compartilhar este post

Link para o post

Estou procurando na tabela Nome o Aluno com o nom e q foi digitado no eEdit1... minha AdoQuery chama-se masterMaster.Close;Master.SQL.Clear;Master.SQL.Add('select nome.aluno');Master.SQL.Add('from Nome');master.SQL.Add('where Nome.Aluno = ''' + Edit1.Text + '''');master.Open;

Compartilhar este post

Link para o post

entaum você me recomenda usar o LIKE/Master.SQL.Add('where Nome.Aluno like ''%' + Edit1.Text + '%''');

Compartilhar este post

Link para o post

Se não tiver conseguindo ainda eu te passo um exemplo.

Por Favor... eu gostaria de receber o exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

Colega... Coloque:

Master.Close;Master.SQL.Clear;Master.SQL.Add('select *');Master.SQL.Add('from aluno');Master.SQL.Add('where UPPER(nome) like UPPER('+QuotedStr('%'+Edit1.Text+'%')+')');Master.Open;
PS 1: Considerando que sua tabela seja ALUNO e o campo do nome seja NOME

PS 2: O Upper funciona para deixar todas as letras em maiúsculas

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.