Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

aureo2006

Erro com retorno de valor zero numa soma

Recommended Posts

Eu criei um controle dataenvironment para buscar a soma de determinados registros num campo de uma tabela, conforme criterios pré-estabelecidos no comando SQL do controle dataenvironment. Abaixo está a sintaxe que uso para pegar o valor e repassar para uma caixa de texto num formulario. DataEnvironment13.total1Dim total_consumo As Stringtotal_consumo = DataEnvironment13.rstotal1("total")valor_consumo.Text = total_consumoEla funciona corretamente, sendo que eu pego o valor que ela me traz e repasso para uma caixa de texto num formulario. Funciona tudo certinho quando o resultado não for zero. Quando é zero, me retorna a seguinte mensagem de erro: "Erro "94" em tempo de Execução. Uso não valido de null". Como posso evitar este erro, fazendo com que seja aceito um resultado nulo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas aureo2006, Uma das possiveis soluções e preencher os campos que nao contém dados com numero ou seja , zeros ( 0). O erro que lhe esta ocorrendo é quando o programa faz a soma dos valores ao encontrar uma caixa na Base de Dados vazia nao vai ter nada para somar por isso da erro, e se tiver por exemplo um zero ( 0 ), provavelmenta nao irá dar erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Para não deixar o tópico em aberto, vou relatar a soluçao que eu encontrei. Dim total_consumo As IntegerIf Not IsNull(DataEnvironment13.rstotal1("total")) Thentotal_consumo = DataEnvironment13.rstotal1("total")Elsetotal_consumo = 0End IfCaso me retorne nulo, eu determino o valor da variável como 0. Faço isso por que o nulo na instrução SQL que construi pode não ser somente registros com valor nulo mas ausencia de registro dentro dos critérios da instrução SQL, como estava sendo o caso no meu programa. Com isso resolvi o problema com o erro que me retornava.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.