Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tatimalheiros

Login

Recommended Posts

Olá Gostaria de aprender mesmo como fazer um login com nivel.. Uma coisa bem simples... Por exemplo, se o login for usuario1 acesse a pagina1 se o login for usuario2 acesse pagina 2E tbm como montar a parte do formulário...Gostaria de aprender mesmo e não pegar pronto mudar os nomes e acabou...Gostaria de saber as lógicas usadas, como montar no banco. como montar o formulário.Exemplo, podemos montar um igual na faculdade, se você for professor acesse tal página se for aluno acesse tal página.Espero que alguém posso nos ajudar..Um grande beijãoE Feliz natal a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você sabe como montar um sistema de login comum, sem níveis? Se não souber, dê uma olhada aqui:

http://www.phpbrasil.com/articles/article.php/id/1042

 

Para criar os níveis, você pode adicionar um campo na tabela de usuários para definir o nível de cada um, ou criar uma tabela somente para cadastrar os níveis, e fazer um relacionamento entre essa tabela e a de usuários.

 

Ao efetuar o login, será criada uma variável na sessão que conterá o nível do usuário. Com essa informação será possível verificar se o usuário tem acesso a determinada página ou informação, por meio de uma simples estrutura condicional (if, switch).

 

É basicamente isso.

 

Diga o que você sabe e o que não sabe fazer, que teremo muito prazer em ajudar. :)

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi obrigada pela ajuda..Então até ai eu sei...Queria aprender a tirar da lógica ('Ao efetuar o login, será criada uma variável na sessão que conterá o nível do usuário...')e colocar em código....Teria como ajudar mostrando como ficaria etc...??Obrigada pela forçabjs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria aprender a tirar da lógica ('Ao efetuar o login, será criada uma variável na sessão que conterá o nível do usuário...')

e colocar em código....

A variável que conterá o nível estará na sessão, podendo ser assim:

 

//seleção dos dados do usuário

$_SESSION['login']['id_usuario'] = $id;

$_SESSION['login']['usuario'] = $usuario;

$_SESSION['login']['senha'] = $senha;

$_SESSION['login']['nivel'] = $nivel;

Se você tiver páginas diferentes conforme o nível, pode fazer assim:

switch ($_SESSION['login']['nivel']){
  case 1:
	header ("Location: admin.php");
	break;
  case 2:
	header ("Location: nivel2.php");
	break;
  case 3:
	header ("Location: nivel3.php");
	break;
}
Se for uma úbica página, com conteúdo variável, use uma estrutura condicional para exibi-kas também, por exemplo:

switch ($_SESSION['login']['nivel']){
  case 1:
	echo "Painel de Administração";
	break;
  case 2:
	echo "Painel de Controle";
	break;
  case 3:
	echo "";
	break;
}
E por aí vai... :)

 

 

E tb não responderam a minha dúvida sobre a função md5 lá atrás, marcado a azul... lembrando que eu sei muito bem como funciona a função, mas minha dúvida não é essa..

Se a senha não estiver em MD5 no banco de dados, não aplique o HASH nela, caso contrário, as senhas nunca serão iguais e não haverá validação de usuários.

 

* O campo para senhas em MD5 deve ser char(32), pois o MD5 sempre retorna uma string com 32 caracteres, independentemente do comprimento da string original.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tudoaqui.net se tu esta usando a a função md5 para criptografar sua senha o que acontece quando você se loga, pela logica o sistema vai pegar o valor que tu enviando no campo senha , e transformalo em md5 tbm e então fazer a comparação com o que esta no banco.

 

caso esteja usando o md5 na hora de logar é sim totalmente necessario o uso do md5 para criptografar a senha que saira no cadastro do usario para poder ser gravada no banco.

 

 

Tati, qual a sua principal duvida ?

 

Tati ja deu uma olhadinha nesse topico ? http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=147566

 

E bem intessante e bem explicado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.