Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luiz-ap

Access x VB.NET

Recommended Posts

Qual a compatibilidade entre o Access e o VB.NET ? Minha pergunta é pelo seguinte motivo . Tenho que migrar toda a minha rede para Linux e tenho um aplicativo bastante completo feito em Access esse aplicativo inclui , tabelas , consultas , formulários , relatórios e macro . A migração desse tipo de coisa para Linux pelo que andei vendo é muito complicada pois implica em refazer praticamente toda a parte funcional já que a única coisa que o Linux abre de forma nativa são as tabelas . Tentei rodar o Access com o wine e om Krossover Office mas fica muito lento . Testei uma serie de outras ferramentas mas nenhuma deu um resultado satisfatório . Pelo que pude entender (se tiver errado me corrija) é que o VB.NET é "voltado para desenvolvimento de aplicativos para internet" , tornando esse aplicativos "multiplataforma" dai minha pergunta . A principio estou supondo que se for possível fazer e importação completa do meu bd também é possível fazer algo capaz de rodar de forma nativa (ou quase) no Linux. Mesmo que para isso eu tenha que criar uma intranet com um servidor windows.Help

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O VB.NET *não* é um banco de dados e sim uma linguagem de programação. Você pode continuar usando esse seu mesmo BD com ele. As tabelas em si você vai poder acessar normalmente, via VB ou via qualquer outra linguagem de programação. Somente seus forms e relatórios (que foram feitos no Access) é que deverão ser refeitos na linguagem utilizada.Abraços,Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a parte funcional do meu BD está feita em cima de 80 forms se subforms ,alguns foram feitos a um bom tempo e eu nem lembro mais como está . você conhece algum outro programa 100% compatível com o access ou alguma forma de exportar que deixe seja possível rodar de forma nativa em Linux .

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a parte funcional do meu BD está feita em cima de 80 forms se subforms ,alguns foram feitos a um bom tempo e eu nem lembro mais como está . você conhece algum outro programa 100% compatível com o access ou alguma forma de exportar que deixe seja possível rodar de forma nativa em Linux .

O Access é um produto proprietário, portanto acho que você não vai encontrar nada 100% compatível com ele. Existia um programa para converter os forms do Access para o VB6, mas também não adiantaria para o seu caso.Sinto muito, mas não acredito que você vá poder aproveitar o seu programa em Access a não ser refazendo a lógica dele em outra linguagem. Aliás, você vai ver que as coisas evoluíram muito desde então, e vai contar com muito mais recursos (se, por exemplo, você usar o VB.NET).Abraços,Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

O Access é um produto proprietário, portanto acho que você não vai encontrar nada 100% compatível com ele. Existia um programa para converter os forms do Access para o VB6, mas também não adiantaria para o seu caso.Graymalkin

Pq você diaz que não adiantaria . se eu tiver como importar os forms já diminui muito o meu trabalho .você lembra qual é esse programa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ele disse que não adiantaria pois o VB6 não é compatível com o Linux.O VB.Net não é uma plataforma e sim uma linguagem de programação.Com ele você pode fazer aplicativos Web e Windows Form.Entretanto o .Net só roda em cima da plataforma Windows.Um jeito de resolver isso é como você disse, colocando um servidor WINDOWS que rode a sua aplicação Web, dai você conecta nessa aplicação atravéz de uma estação Linux. Seria um acesso a um site normal. Outra forma é você desenvolver isso em uma linguagem que rode no Linux, como por exemplo Delphi ou Java.Mas em todas as soluções possível você terá que reescrever os formulários, só aproveitando as Tabelas.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uma opção que terei que testar mas a principio me parece ser bem interessante o Gambas.Essa é um linguagem de programação que tem como proposta trazer os desenvolvedores de VB.De acordo com oq andei lendo (http://www.expertaccess.com.br/tuxstok/dicas.html) existe um e script que promete converter formulários feitos em VB .Supondo que eu consiga transformar meu arquivo de access em VB o Gambas deve fazer a conversão , é claro que com esse monte de passos eu não espero que nada seja perdido mas se algo vier já será uma ajuda .Quanto a sua proposta de refazer em Delphi ou Java sem dúvida é bem interessante mas isso irá levar muito tempo já que antes de refazer tudo terei que aprender uma dessas linguagens .O grande inconveniente do Gambas é que não há uma versão para windows oq pode dificultar bastante meu trabalho já que estamos tratando de duas plataformas bem diferentes .você sabe qual é esse aplicativo que converte forms de access para VB6 ou onde posso encontrar , fiz uma pesquisa na net e não encontrei nada .Pessoal desculpe se estou aborrecendo mas esse é meu único recurso.

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei esse aplicativo ( http://www.diamondedge.com/products/Conver...ss-to-Java.html ) que promete converter de access para Java , a principio estou achando um milagre meio grande .

Alguém conhece ou já ouviu falar .

Eu dei uma olhada no Evolution que o Graymalkin indicou assim com em vários outros que prometem fazer esse tipo de conversão , o problema é o custo de todos eles oq acaba tornando meio complicado tentar convencer alguém a pagar sem saber se realmente funciona .

Existem algum que vcs já testaram e que realmente funcione ?

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz-ap

creio q a solucao q você busca naum esteja no vb...

voce pode fazer o seguinte... tive um problema parecido aqui... mas naum era tao complexo...

no linux existe um programa que se chama WINE, ele emula aplicativos windows no linux... a instalação eh um tanto complicada... mas depois de instalado... funciona perfeitamente...

voce poderia estar instalando o office, apenas com o pacote do access, e emular esse seu bd no linux...

veja qual é sua distribuição linux e de uma procurada sobre como instalar e configurar o WINE nela...

um site que pode te dar um bom suporte com relacao a linux eh esse Viva o Linux

de uma olhada na documentação da sua distribuição também, pode ajudar muito...

Abc

Vitor

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou usando o Kurumin que é base Debian . Eu fiz esse teste , de fato é meio complicado encontrar um versão do wine que rode direito o Office 2000 mas isso é sanado , não sei se você faz parte do fórum do kurumin mas se entrar lá vai ver meu post explicando como instalar o office 2000 no linux , essa já é uma briga antiga que eu tenho com o meu BD e a medida que novas soluções vão sendo propostas eu vou tentando porem as coisas estão começando a esquentar por aqui . Eu consegui fazer a instalação do access e rodei o meu bd porem alem de ficar absurdamente lento ele não trabalhou em rede , o maximo que deu para fazer foi abrir de forma local . Fiz também o teste com o krossover e o resultado foi bastante equivalente , nessa linha a única tentativa que falta é pelo VM criando uma maquina virtual rodando windows a questão é que dessa forma a migração acaba perdendo um pouco do seu objetivo. Minha busca pela conversão em VB é pela existência de um script que converte para Gambas que é nativo Linux. Desculpe a curiosidade mas qual foi o problema que você teve na migração ?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que as conversões praticamente sempre não são geradas corretamente, daí os bugs e o tempo de correção irá compensar a reescrita do código.Se quer o código em .Net (VB ou C#) terá que utilizar o Mono como framework. Se é urgente, sugiro que contrate algum profissional ou equipe para fazer a migração.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.