Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulo Freitas Nobrega

consulta com varias opções de um mesmo campo

Recommended Posts

Olá pessoal é o seguinte:

tenho um select:

<select name="editoria" class="admin_select"><option value="0"> :EDITORIA:  </option><option value="1"> Administração </option><option value="2"> Ambiente </option><option value="3"> Comunicação </option><option value="4"> Economia </option><option value="5"> Educação </option><option value="6"> Esportes </option><option value="7"> Fique Sabendo </option><option value="8"> Geral </option><option value="9"> Grandes Lagos </option><option value="10"> Jornal da Ilha </option><option value="11"> Nepotismo </option><option value="12"> Política </option><option value="13"> Saúde </option><option value="14"> TODAS  </option></select>

e as condições em php:

<?php if ($editoria == 1) $editorias = "Administração";if ($editoria == 2) $editorias = "Ambiente";if ($editoria == 3) $editorias = "Comunicação";if ($editoria == 4) $editorias = "Economia";if ($editoria == 5) $editorias = "Educação";if ($editoria == 6) $editorias = "Esportes";if ($editoria == 7) $editorias = "Fique Sabendo";if ($editoria == 8) $editorias = "Geral";if ($editoria == 9) $editorias = "Grandes Lagos";if ($editoria == 10) $editorias = "Jornal da Ilha";if ($editoria == 11) $editorias = "Nepotismo";if ($editoria == 12) $editorias = "Política";if ($editoria == 13) $editorias = "Saúde";if ($editoria == 14) $editorias = "Administração, Ambiente, Comunicação, Economia, Educação, Esportes, Fique Sabendo, Geral, Grandes Lagos, Jornal da Ilha, Nepotismo, Política, Saúde";?>

e a pesquisa:

$sql_nova = "SELECT * FROM blog_notas WHERE titulo LIKE '%$busca%' AND editoria = '$editorias' ORDER BY 'id' DESC";

o problema é: eu posso selecionar no select qualquer editoria entre a "Administração" e "Saúde" que a pesquisa da certo mas quando escolho a opção de value 14 no select a consulta da errado. Creio por causa que a opção 14 tem em seu conteudo todas as outras opção, digo "Administração, Ambiente, ......".

Queria eu saber então se tem como eu fazer a seguinte pesquisa, se é um erro de código ou não tem como fazer tal pesquisa desta forma, se haver qualquer outra forma também ajuda...

Valew..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Você pode utilizar o FIND_IN_SET, que é uma função do mysql que retorna a posição de um texto dentro de uma lista de itens separados por vírgula.

Ex:

SELECT *

FROM teste

WHERE FIND_IN_SET(conteudo,'Administração,Ambiente,Comunicação,Economia,Educação,Esportes,Fique Sabendo,Geral,Grandes Lagos,Jornal da Ilha,Nepotismo,Política,Saúde') > 0

Observe que o texto que contém os itens é concatenado com apostrofo ('), e não há espaço entre um item e outro, se estiver com espaço a busca não será realizada corretamente.

Esta função retorna um número, então no seu caso, seria interessante saber se a posição é maior que zero (0).

Não sei bulufas de php, mas deve ficar algo do tipo:

retirar os espaços entre os itens

if ($editoria == 14) $editorias = "Administração,Ambiente,Comunicação,Economia,Educação,Esportes,Fique Sabendo,Geral,Grandes Lagos,Jornal da Ilha,Nepotismo,Política,Saúde";

atualizar a consulta:

$sql_nova = "SELECT * FROM blog_notas WHERE titulo LIKE '%$busca%' AND FIND_IN_SET(editoria,'$editorias') > 0 ORDER BY 'id' DESC";

As demais consultas que possuem somente 1 continuarão a funcionar normalmente.

Fonte: String Functions (MySQL)

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito cassitos, caiu como uma luva...Mas agora me sergiu um novo desafiu, é o seguinte:Temos:

$sql_nova = "SELECT * FROM blog_notas WHERE titulo LIKE '%$busca%' AND FIND_IN_SET(editoria,'$editorias') > 0 ORDER BY 'id' DESC";

a consulta faz uma busca com a paralavra indicada pelo usuário no campo "TITULO" e na editoria também escolhida por ele. Certo?Mas além do campo título, também possui informações de interesse do usuário os campo 'chapeu' e 'texto', então fiz um novo select:
<select name="local" class="admin_select"><option value="0"> :LOCAL:  </option><option value="1"> Título </option><option value="2"> Chapeu </option><option value="3"> Texto </option>								</select>
e também as códições php:
if ($local == 1) $localn = "titulo";if ($local == 2) $localn = "chapeu";if ($local == 3) $localn = "texto";
Agora gostaria de saber, se a como, usando esse exemplo que você me mostrou, colocar nesse select a opção "TODAS"; tentei seguir seu exemplo, mas o problema é que antes o FIND_IN_SET estava apenas em um campo "editoria" mas agora quero que ele procure nos três campo "titulo, chapeu e texto". Tem como fazer isso?Ahhhh, antes que eu esqueça, com a adição deste novo select minha sql ficou assim:

$sql_nova = "SELECT * FROM blog_notas WHERE $localn LIKE '%$busca%' AND FIND_IN_SET(editoria,'$editorias') > 0 ORDER BY 'id' DESC";

Compartilhar este post

Link para o post

hum...

para utilizar a opção todas ou vários campos para o "busca", neste caso, seria útil agrupar estes campos com OR, criando apenas uma expressão independente das demais condições, algo do tipo:

se consultar por opção "todas" por exemplo

"SELECT * FROM blog_notas WHERE (titulo LIKE '%$busca%' OR chapeu LIKE '%$busca%' OR texto LIKE '%$busca%') AND FIND_IN_SET(editoria,'$editorias') > 0 ORDER BY 'id' DESC";

Nesta consulta está buscando onde o texto a ser pesquisado $busca contém em algum dos 3 campos relacionados e depois ele verifica se a editora está de acordo com o consultado.

P/ montar todos estes OR's você deve utilizar o php neste caso.

Compartilhar este post

Link para o post

P/ montar todos estes OR's você deve utilizar o php neste caso.

Desculpe cassitos, mas não consegui entender essa parte....porque é o seguinte, temos:
$sql_nova = "SELECT * FROM blog_notas WHERE $localn LIKE '%$busca%' AND FIND_IN_SET(editoria,'$editorias') > 0 ORDER BY 'id' DESC";
isso quer dizer se o usuário escolher 'local = chapeu' a variavel $localn vai ter o valor chapeu e a consulta ficaria:
$sql_nova = "SELECT * FROM blog_notas WHERE chapeu LIKE '%$busca%' AND FIND_IN_SET(editoria,'$editorias') > 0 ORDER BY 'id' DESC";
com a sua sugestão ficaria:
"SELECT * FROM blog_notas WHERE (titulo LIKE '%$busca%' OR chapeu LIKE '%$busca%' OR texto LIKE '%$busca%') AND FIND_IN_SET(editoria,'$editorias') > 0 ORDER BY 'id' DESC";
mas e si o usuário escolhar supondo 'local = texto'; a consulta também serviria, ou ela apenas da certo se ele escolher 'local = todas'?

Compartilhar este post

Link para o post

Opá meu amigo cassitos, não sei se era isso que você estava pensando mas consegui resolver de uma maneira, vou postala aqui no forum pois se alguém tiver a mesma dúvida a solução vai estar ai!

a sql ficou assim:

$sql_nova = "SELECT * FROM blog_notas WHERE $localn AND FIND_IN_SET(editoria,'$editorias') > 0 ORDER BY 'id' DESC";

dai usei o if para ajudar, então as condições ficaram assim:

if ($local == 1) $localn = "(titulo LIKE '%$busca%')";if ($local == 2) $localn = "(chapeu LIKE '%$busca%')";if ($local == 3) $localn = "(texto LIKE '%$busca%')";if ($local == 4) $localn = "(titulo LIKE '%$busca%' OR chapeu LIKE '%$busca%' OR texto LIKE '%$busca%')";

Valuew pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.