jtftelles 0 Denunciar post Postado Janeiro 25, 2007 pessoal é o seguinte, estou tentando fazer um programa de cadastro de clientes para a minha academia, eu tenho 2 tabelas a primeira contém (id, nome, endereço, telefone e vencimento) e a segunda comtém (id, nome e vencimento). Meu problema é o seguinte, estou tentando fazer uma busca na tabela 1 por todas as datas de pagamento que ultrapasaram o prazo e quero colocar o id o nome e o vencimento desses atrasados na segunda tabela. Estou usando os componentes Adoconnection para fazer uma conexão com um banco de dados feito em Access. estou utilizando o seguitne código Adotable1.First;if not adotable1.EoF then begindbnavigator2.btnclick(NbInsert);DbEdit1.Text := adotable1.fields[6].AsString > DateToStr(Date);dbnavigator2.btnclick(NbPost);Adotable1.Next; Ocorre um erro de compatibilidade entre String e boolean Sou inexperiente em delphi, por favor me ajudem Obrigado galera!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Janeiro 25, 2007 Boa Tarde, tudo bem? Bom, isso pode ser feito da seguinte forma... com duas tabelas... Clientes e devedores por exemplo... TblClientes.First;While Not TblClientes.Eof doBegin if TblClientesVencimento.Value > DatetoStr(Date) then begin tbldevedores.append; tbldevedoresid.value := tblclientesid.value; tbldevedoresnome.value := tblclientesnome.value; tbldevedores.Post; end; TblClientes.Next;End; qq duvida posta aew http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
jtftelles 0 Denunciar post Postado Janeiro 25, 2007 cara, funcionou perfeitamente! o unico problema é q cada vez q eu abro o programa ele coloca o mesmo devedor na lista, mas muito obrigado mesmo! e desculpe minha ignorancia em delphi hehehe é q to aprendendo na marra sabe. vou estar sempre perguntando coisas pra vcs do imasters! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Janeiro 25, 2007 Somente ainda se quiser, neste site tem um exemplo de um programa para acadêmia, se quiser pode ter como base, somente precisa ser cadastrado para baixar o arquivo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Janeiro 25, 2007 Opa, tudo bem??? então, não cheguei a ver o link do amigo Márcio, mas a idéia da tabela devedores é sempre ser atualizada entende??? e pra isso agente pode fazer um if... ou então apagá-la e inserir novamente os dados... mostrarei as duas formas... Apagando... tbldevedores.EmptyTable;TblClientes.First;While Not TblClientes.Eof doBegin if TblClientesVencimento.Value > DatetoStr(Date) then begin tbldevedores.append; tbldevedoresid.value := tblclientesid.value; tbldevedoresnome.value := tblclientesnome.value; tbldevedores.Post; end; TblClientes.Next;End; Consultando... TblClientes.First;While Not TblClientes.Eof doBegin if TblClientesVencimento.Value > DatetoStr(Date) then begin if not tbldevedores.locate('id', tblclientesid.value,[]) then begin tbldevedores.append; tbldevedoresid.value := tblclientesid.value; tbldevedoresnome.value := tblclientesnome.value; tbldevedores.Post; end; end; TblClientes.Next;End; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
jtftelles 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2007 opah!! valew amigão! deu certinho!!- Tenho uma curiosidade apenas: é possivel mostrar os resultados do LOCATE em alguma listbox ou numa tabela? obrigado!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2007 Então. o Locate posiciona no registro requisitado se ele o encontrar... no caso, se a tabela estiver ligada a um DBGrid... você poderá notar que se encontrar o grid colocará uma setinha preta ao lado do registro, que significa que aquele é o registro corrente.... existem outras formas de mostrar o resultado, agora depende do que deseja fazer.... abraço! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites