Sergio R 0 Denunciar post Postado Fevereiro 6, 2007 Pessoal!Necessito de uma grande ajuda, mas nem sei se é possível fazer isso.Tenho duas tabelascontatos_uscontatos_variosAmbas possuem praticamente os mesmos campos, pois a tabela contatos_us contem informações apenas dos usuarios e a tabela contatos_varios contem informações de outras pessoas que não são usuarios, não sei se deu pra entender.contatos_usid | id_us |nome | ddd | tel1 | tel2 | cel | endereco | bairro | cidade | uf contatos_variosid | id_us | nome | ddd | tel1 | tel2 | cel | endereco | bairro | cidade | uf Nas tabelas existem os campos id_us que é o id do usuario que inseriu o contato.Ex. Quando uma pessoa se registra, os dados de usuario, ou seja, nome do usuario, senha e chave são gravados na tabela usuarios, mas os dados, nome, tel, cel, endereço etc... ficam gravados na tabela contatos_us. Acontece que os usuarios podem inserir outros contatos de pessoas que não são usuarias, estes ficariam na tabela contatos_varios, e cada contato com o id do usuario que a inseriu (para saber quem inseriu tal registro).Até ai tudo bem, já está funcionando perfeitamente, mas a minha dúvida é com relação a consulta. :unsure: Vou tentar descrever num algoritmo o que preciso: receba os dados para consulta;realize uma consulta ao mysql nas tabelas contatos_us e contatos_varios;montre-me todos os campos dessas tabelas que contenham o dados procurados;------------------------------------------------------Já tenho isso funcionando, mas apenas com uma tabela, se pudesse fazer com as duas, seria ótimo.Espero que explicação esteja clara. Desde já agradeço a colaboração de todos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
pedro1412 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2007 só trabalho com sql server então não sei se a sintaxe eh diferente, mas acho que a query seria mais ou menos isso select * from contatos_us us join contatos_varios vr on us.id_us = vr.id_us talvez eu nao tenha entendido direito o q você quis dizer... de qualquer jeito soh tentei ajudar... mas a chave do negocio eh o comando JOIN que faz consultas em duas tabelas ao mesmo tempo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Murakami 0 Denunciar post Postado Outubro 24, 2008 só trabalho com sql server então não sei se a sintaxe eh diferente, mas acho que a query seria mais ou menos isso select * from contatos_us us join contatos_varios vr on us.id_us = vr.id_us talvez eu nao tenha entendido direito o q você quis dizer... de qualquer jeito soh tentei ajudar... mas a chave do negocio eh o comando JOIN que faz consultas em duas tabelas ao mesmo tempo $select->joinInner( Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Murakami 0 Denunciar post Postado Outubro 24, 2008 $select->from(array('t' => 'blog_posts_tags'), array('count(*) as count', 't.tag')) ->joinInner(array('p' => 'blog_posts'), 'p.post_id = t.post_id',array()) ->where('p.user_id = ?', $user_id) ->where('p.status = ?', self::STATUS_LIVE) ->group('t.tag'); para este SQL SELECT count(*) as count, t.tag FROM blog_posts_tags t INNER JOIN blog_posts p ON p.post_id = t.post_id WHERE p.user_id = [user id] AND p.status = 'L' GROUP BY t.tag Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites